03/08/23 – As inscrições de trabalhos, projetos e iniciativas para o 1º Congresso de Pesquisa Judiciária, Estatística e Ciência de Dados na Justiça do Trabalho estão abertas até 10 de setembro, de forma online exclusivamente em formulário próprio. O encontro ocorrerá de 25 a 27 de outubro de 2023, de forma híbrida, com a atividade presencial na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.

Trabalho decente

O objetivo do congresso é alinhar a área de pesquisa judiciária com temas candentes sobre trabalho e regulação, além de propor reflexões sobre os sentidos da produção de conhecimento científico baseado em evidências sobre o papel da Justiça do Trabalho na promoção do trabalho decente.

Público-alvo

Autores de trabalhos, projetos e iniciativas inéditos, em andamento ou concluídos, que integrem as Comissões Regionais de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados poderão submeter os resumos. 

Também podem se inscrever pesquisadores de universidades e institutos de pesquisas com titulação mínima de mestrado. Os trabalhos devem ser inéditos, que resultem de investigação empírica e/ou análise de dados sobre a Justiça do Trabalho. Neste caso, deverão apresentar titulação mínima de mestrado.

Grupos temáticos

Serão realizadas duas sessões simultâneas de Grupos Temáticos no dia 27 de outubro, na modalidade presencial e virtual, com a apresentação de até oito trabalhos em cada. 

O Grupo Temático 1 tratará da “Pesquisa Empírica na/sobre a Justiça do Trabalho: Dimensões e desafios em uma sociedade em profundas transformações”. Já o segundo grupo tem como tema: “Análise de Dados: técnicas e ferramentas voltadas à boa governança de dados”. 

Seleção

Os trabalhos serão analisados e selecionados pela comissão organizadora do evento, coordenada pela Secretaria de Pesquisa Judiciária e Ciência de Dados do TST.

As propostas selecionadas também serão publicadas nos Anais do Congresso.

A programação do evento será divulgada em breve.

Acesse aqui o Edital 01/2023/SEPJD, que estabelece os critérios para submissão de propostas.



Com Informações do TST

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.