Produções da Rádio e TV TST abordam decisões judiciais e seus impactos, tratando de temas relevantes sobre relações de trabalho

Imagem de uma ilha de edição de TV

Imagem de uma ilha de edição de TV

21-06-22 – Há mais de dez anos, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) conta com estruturas e equipes de profissionais que são referência na produção de conteúdo especializado em áudio e vídeo sobre a Justiça do Trabalho. A TV e a Rádio TST surgiram em tempos de ampliação das competências constitucionais da Justiça do Trabalho e, por consequência, de uma necessidade cada vez maior de aprimoramento da comunicação com a sociedade. 

Desde então, a TV e Rádio TST sempre atuaram com foco na informação, para tornar ainda mais visíveis os atos da Justiça do Trabalho. São centenas de programas, vídeos, transmissões ao vivo, boletins e podcasts. Na pauta, estão decisões tomadas no âmbito do Tribunal Superior do Trabalho e suas repercussões sobre a vida dos brasileiros e o Direito Trabalhista; fatos que se destacam nos órgãos da Justiça do Trabalho; e temas atuais e relevantes sobre as relações de trabalho, muitas vezes com uma pitada de entretenimento. 

Mesmo utilizando uma linguagem que facilita a compreensão pelos mais diversos públicos, o conteúdo é desenvolvido sem que se abra mão do rigor técnico e preciso do universo jurídico. Assim permite-se a sua assimilação, o que democratiza o acesso à informação, possibilita a conscientização de empregados e empregadores e amplia ainda mais a transparência sobre a atuação da Justiça do Trabalho. 

As produções são veiculadas pela Rádio e TV Justiça, mantida pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As produções também estão disponíveis em diferentes canais: no site do TST, nas redes sociais (Instagram e Facebook), em plataformas de podcasts e no canal oficial do TST no YouTube.

LINKS: 

https://youtube.com/tst/

https://www.instagram.com/tstjus

https://pt-br.facebook.com/TSTJus

Conheça as principais produções da TV TST

Programa Revista TST: o programa semanal apresenta os principais julgamentos do TST, projetos e eventos realizados na Corte. Assista na TV Justiça às 19h30 de sextas-feiras ou no canal oficial do TST no YouTube.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAyE9HVlBfK2iiF6sDUB9bYSlhK4juR1

Programa Jornada: disponibilizado em temporadas, o programa apresenta temas relacionados ao universo trabalhista de forma mais aprofundada. 

Assista à 1ª temporada aqui

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAyE9HVlBfJyLZOTrf9728mzZsjHv4Yt

Assista à 2ª temporada aqui

https://www.youtube.com/watch?v=-NxLY_20IjY&list=PLSAyE9HVlBfIXw4r6noQTy4HdrTKdtg5V

Reportagens para o Jornal da Justiça: as reportagens produzidas pela TV TST são veiculadas no Jornal da Justiça, exibido de segunda a sexta-feira, em diferentes horários. Elas também são disponibilizadas no YouTube, aqui.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAyE9HVlBfIvAxXzwX-8tiuxIMYAnnAp   

TST+ – traz um resumo semanal das principais atividades institucionais do TST. É destinado às redes sociais. 

Transmissões ao vivo: sessões de julgamento, audiências públicas e diferentes eventos institucionais são transmitidos por meio do canal do TST no YouTube. 

Para promover acessibilidade, as produções em vídeo contam com legendas ou tradução em Libras. 

Conheça as principais produções da Rádio TST

Programa Trabalho e Justiça: o programa faz um resumo dos principais julgamentos e eventos do TST e dos TRTs. Também apresenta conteúdo informativo sobre Direito do Trabalho em quadros especiais. Ele é veiculado na Rádio Justiça. Os quadros também são disponibilizados no Instagram do TST e na página da Rádio TST em www.tst.jus.br

Podcast Trabalho em Pauta – produção especial da Rádio TST, veiculado em temporadas. O programa recebe ministros e especialistas para debater temas relacionados ao Direito do Trabalho. O podcast está disponível em plataformas como Spotify, Deezer e Apple Podcasts. 

https://open.spotify.com/show/6GSTUh7IAsAqNkeoA2eRuW

https://www.deezer.com/br/show/1335702

https://podcasts.apple.com/br/podcast/trabalho-em-pauta/id1517240624

Qualidade e reconhecimento

Todo o conteúdo da TV e da Rádio TST é produzido por profissionais especializados, com passagens por diferentes veículos de comunicação, com ampla experiência na cobertura do Poder Judiciário e, em especial, da Justiça do Trabalho. 

A qualidade das produções já rendeu à equipe do TST 13 prêmios nacionais de jornalismo e comunicação. As conquistas mais recentes foram obtidas no Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), nas categorias Mídia Radiofônica (1º lugar), com o podcast Trabalho em Pauta (2021); Programa de TV (1º lugar), com o Programa Jornada (2020); e Comunicação Interna (3º lugar), com o programa TST em Dia.

Em 2021, a Rádio e TV TST foram responsáveis por: 221 produções de TV, 475 transmissões ao vivo, 134 produções voltadas ao público interno do Tribunal, 68 produções para a Escola Nacional da Magistratura (Enamat) e 1.1783 produções de rádio, entre programas, boletins ao vivo e podcasts. 

 (Natália Pianegonda/GS/RT)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

TST

TST

Com sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional, é órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, nos termos do artigo 111, inciso I, da Constituição da República, cuja função precípua consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira. O TST é composto de vinte e sete Ministros.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Uma resposta

  1. Pingback: Conteúdos especializados em áudio e vídeo ampliam acesso à informação sobre a Justiça do Trabalho - Jusdecisum - LIMA ADVOCACIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela