Em agenda no Piauí, Humberto Martins assina acordo de inteligência artificial entre STJ e TJPI




 
 
08/04/2022 13:18


Tendo como uma de suas prioridades um Poder Judiciário cada vez mais digital, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, assinou nesta sexta-feira (8) um acordo tecnológico entre a corte superior e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) para o compartilhamento de soluções de inteligência artificial na área da triagem processual.​​​​​​​​​

Humberto Martins assinou o acordo durante cerimônia de posse da nova direção do TRE-PI. | Foto: Gustavo Lima/STJ

A cooperação técnica entre as duas cortes foi oficializada durante agenda institucional do ministro Humberto Martins na capital Teresina. As tratativas para a formalização da parceria tiveram início durante a visita de comitiva do TJPI à sede do STJ, em fevereiro. Como nos demais acordos firmados pelo Tribunal da Cidadania com cortes estaduais, está prevista a transferência – sem custos – ao TJ do Piauí de ferramentas do Sistema Athos, desenvolvido pela corte superior para a automação do exame de admissibilidade recursal.

Leia também:

STJ e TJ do Espírito Santo firmam acordo de cooperação na área de informática e inteligência artificial

STJ e TJAL assinam acordo para transferência de tecnologia na área de triagem processual

STJ e TJRJ celebram acordo para melhorar gestão de precedentes com emprego da inteligência artificial

 

Instituições democráticas unidas e atuantes de forma incansável pelo Brasil

A assinatura do termo de cooperação tecnológica ocorreu na sede do TJPI, logo após a cerimônia presencial – no mesmo local – de posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), para o biênio 2022-2024. A corte eleitoral piauiense será comandada pelos desembargadores Erivan Lopes (presidente) e José James Gomes Pereira (vice-presidente).

Na sequência, o presidente do STJ recebeu certificado de reconhecimento pela sua relevante contribuição ao Poder Judiciário brasileiro. A honraria foi entregue pelo presidente do TJPI, desembargador José Ribamar Oliveira.

​​​​​​​​​

O presidente do STJ enalteceu a união cívica entre instituições democráticas.​ | Foto: Gustavo Lima/STJ

Segundo Humberto Martins, a presença de diversas autoridades dos três poderes nos eventos reforça o propósito de união cívica que deve nortear a missão das instituições democráticas a serviço da cidadania brasileira. “Trabalham de forma incansável, cada um dentro de sua área de atuação, em prol da sociedade, da dignidade da pessoa humana e do Estado Democrático de direito”, declarou o ministro.

As solenidades contaram com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques; do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, entre outras autoridades.

Encerrando a viagem oficial ao Piauí, o presidente do STJ vai prestigiar, neste sábado (9), a cerimônia de posse no TJPI do novo desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.


Fonte: STJ

STJ - Superior Tribunal de Justiça

STJ - Superior Tribunal de Justiça

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela