Quatro especialistas do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), realizaram nesta quarta-feira (13) uma visita ao depósito das urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). O CTI Renato Archer faz análise técnica de hardware, tanto nos protótipos das urnas quanto nas já montadas para detectar e reduzir as chamadas falhas não aleatórias.

Equipamentos eletrônicos podem, eventualmente, apresentar falhas provocadas por condições ambientais de armazenamento. Para acompanhar essa e outras situações e atividades, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possui um termo de execução descentralizada com o CTI Renato Archer, que auxilia na avaliação e no constante monitoramento para garantir a integridade das urnas. 

O coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, explica que, em lugares úmidos como o Pará, mesmo que haja o uso de ar-condicionado, podem surgir, em determinados modelos de urnas, as primeiras características de envelhecimento do equipamento. “Algumas degradações ocorrem em função do clima, da alta umidade e da temperatura”, informou. Ele acompanhou, junto ao chefe da Seção de Tecnologia de Urnas Eletrônicas (STUE) do TSE, Ivanildo Soares, a visita da equipe do CTI.

Rafael Azevedo esclarece que o objetivo é prolongar ao máximo a vida útil do equipamento, tornando-o também o mais estável possível nos dias de votação. No futuro, isso pode contribuir para a diminuição do número de urnas de contingência e, consequentemente, economia na aquisição de novas urnas eletrônicas.

Condições de armazenamento

Os integrantes do CTI Renato Archer visitaram o TRE do Pará para avaliar justamente as condições de armazenamento das urnas; contribuir com sugestões para melhorar tais medidas e, eventualmente, sugerir padrões que possam ser aplicados em toda a Justiça Eleitoral.

Durante a visita, os técnicos do órgão vinculado ao MCTI colocaram medidores de umidade e de temperatura em pontos estratégicos do depósito, que permanecerão por um período determinado para gravar a umidade e temperatura ambientes. Os dados coletados serão encaminhadas ao CTI para análise.

Sebastião Eleutério Filho, especialista em hardware do CTI Renato Archer, enfatizou que o objetivo da visita ao TRE do Pará é verificar os locais de armazenamento das urnas e como condições ambientais podem influir no tempo de vida do produto eletrônico. “No caso específico, estamos tratando do impacto disso nas urnas. Estamos aqui para sugerir meios para diminuir esse impacto, particularmente em algum dos componentes da urna, como a bateria e o display (a tela do equipamento)”, esclareceu o especialista.

Parte da atividade da equipe do CTI é fazer esse levantamento para, posteriormente, apresentar um relatório. O documento servirá como subsídio ao TSE e ao próprio TRE paraense com relação às medidas a serem tomadas para diminuir a taxa de falhas do equipamento eventualmente existentes, antes e, principalmente, durante a eleição. Alguns componentes da urna, tais como os terminais do mesário e do eleitor, são mais sensíveis à umidade e temperatura, bem como as baterias dos equipamentos.

EM/CM, DM

TSE - Tribunal Superior Eleitoral

TSE - Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira tendo jurisdição nacional. As demais instâncias são representadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), juízes eleitorais e Juntas Eleitorais, nos momentos de eleição, espalhados pelo Brasil.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela