Indústria lidera ranking de conflitos trabalhistas submetidos ao TRT da 15ª Região (Campinas) durante o ano passado – CSJT2

Levantamento foi realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

De cada 100 processos iniciados na 1ª instância do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP) durante o ano passado, 20 tratavam de conflitos entre trabalhadores e indústrias. A atividade econômica foi responsável por 42.137 dos 208.040 processos iniciados nas 153 varas do trabalho localizadas no interior e parte do litoral de São Paulo. De acordo com dados da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (e-Gestão), o número representa, por exemplo, quase o dobro dos conflitos laborais no comércio, que somaram 22.469. 

Trabalhadores e empregadores da indústria metalúrgica, mecânica e de material elétrico registraram 9.866 processos de janeiro a dezembro de 2020. Já os empregados e as indústrias alimentícias, de bebidas e de fumo iniciaram 6.827 reclamações trabalhistas. Tiveram origem na indústria da construção civil e imobiliária outros 6.396 processos. 

Em segundo lugar no ranking de categorias econômicas com mais processos no interior de São Paulo aparece o setor de serviços diversos (agências imobiliárias, condomínios, limpeza, segurança, vigilância e manutenção), com aproximadamente 15% do total de processos (29.558). 

Além da indústria e dos setores de serviços e comércio, figuram no topo do ranking dos casos novos por categoria econômica empregados e empregadores da administração pública, com 20.521. Nesse caso, 17.687 eram vinculados a municípios, 2.553, ao governo do estado e 281, à Administração Pública Federal. Já a agropecuária, extração vegetal e pesca somaram 10.812 conflitos laborais submetidos ao TRT 15.

Números

Durante o ano passado, as varas do trabalho do TRT 15 receberam 208.040 novos processos. O pico da demanda ocorreu no mês de março, início da pandemia de coronavírus, com 22.334 conflitos. Maio, em contrapartida, foi o mês com menor procura, com 15.005. 

De janeiro a dezembro do ano passado, foram solucionados por magistrados e servidores de 1ª Instância do TRT 15 184.358 processos. Com 2.577 solucionados, a vara do trabalho de Pindamonhangaba foi a unidade com maior quantidade de processos resolvidos, seguida da 1ª vara de Franca, com 2.412. 

Fonte: TRT da 15ª Região (Campinas/SP) 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Data Venia Dr's e Dra's ! O Jusdecisum é um site de informativo jurídico que tem como objetivo reunir as decisões jurídicas dos principais tribunais do país em um só lugar, facilitando assim a informação e o estudo de profissionais e estudantes da área jurídica. Abaixo, estão nossas redes sociais e contatos, nos siga, mantenha-se atualizado sobre as decisões jurídicas dos principais tribunais, venha fazer parte desta grande comunidade jurídica que estamos criando ! Sejam sempre muito bem vindos !

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela
Logo