IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário debaterá experiência de humanização do digital




22/06/2022 08:55
22/06/2022 08:55
21/06/2022 19:01


De 28 a 30 de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promove o IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário. O seminário será realizado em formato virtual e terá transmissão ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.

O público interessado em se inscrever no evento deve clicar neste link – haverá certificado de participação para os inscritos. Confira aqui a programação completa do seminário.

A cada edição, o encontro incorpora e debate novos temas relacionados ao planejamento sustentável. Nesta edição, a palestra de abertura do evento será realizada pelo filósofo ambientalista Ailton Krenak.

Serviços virtuais mais humanizados

Neste ano, um dos temas em debate no evento será a ampliação do acesso à Justiça e a humanização do digital. No dia 29, o titular da Secretaria Judiciária do STJ, Augusto Gentil, apresentará uma pílula de caso prático sobre o Balcão Virtual. Segundo ele, o projeto é um desdobramento da necessidade de criação de novos canais de atendimento virtual para o cidadão, com o diferencial de proporcionar uma experiência mais humanizada.

“Durante nossas interações com o público, ouvimos o que a sociedade tinha a dizer sobre os serviços do STJ. Percebemos que, além da necessidade de aperfeiçoar alguns serviços virtuais, era preciso entregar um atendimento mais humanizado, além da mera prestação de serviço. Nada mais apropriado que o Tribunal da Cidadania desenvolver novos produtos e serviços proporcionando o contato direto do servidor com o jurisdicionado”, afirmou.

Também no dia 29, estão programados debates sobre inovação e sustentabilidade, adoção de facilities na gestão predial e novos arranjos de contratações para soluções complexas.

Experiências de vida e práticas cotidianas para um mundo mais sustentável

No primeiro dia do evento, painéis debaterão a regulamentação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Decreto 11.043/2022) e a recente instituição do certificado de crédito de reciclagem, o Recicla+, pelo Decreto 11.044/2022.

O último dia também contará com uma série de discussões, com destaque para o painel sobre análise de ciclo de vida e a nova Lei de Licitações.

Em todos os dias do seminário, os participantes poderão acompanhar o quadro Histórias que Transformam, momento em que diferentes pessoas compartilham suas experiências de vida e ajudam a repensar práticas cotidianas na direção de um mundo mais sustentável, justo e cooperativo.

Toda a programação do IX Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Judiciário tem como referência os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – metas globais definidas pelas Nações Unidas em busca da erradicação da pobreza, da proteção do meio ambiente e da garantia de paz e prosperidade para as pessoas em todo o planeta.


Fonte: STJ

STJ - Superior Tribunal de Justiça

STJ - Superior Tribunal de Justiça

Criado pela Constituição Federal de 1988, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) é a corte responsável por uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil, seguindo os princípios constitucionais e a garantia e defesa do Estado de Direito.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela