Ministros do TST participam da sessão de abertura da 109ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho 

Presidente do TST e ministros compõem comissões permanentes representando a Justiça do Trabalho brasileira.

Banner da 109ª Conferência Internacional do Trabalho

Banner da 109ª Conferência Internacional do Trabalho

20/05/21 – A presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Maria Cristina Peduzzi, e os ministros Lelio Bentes Corrêa e Evandro Valadão participaram, na manhã desta quinta-feira (20), da sessão de abertura da 109ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho (CIT). 

O evento é realizado, anualmente, na sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça. Em 2020, em decorrência da pandemia, foi adiado e, em 2021, pela primeira vez na história, ocorre de forma telepresencial.

Considerado o maior encontro internacional dedicado ao mundo do trabalho, a CIT conta com a presença de representantes de governos, empregadores e trabalhadores dos 187 Estados-membros da OIT. Além de debaterem questões-chave do mundo do trabalho, os delegados discutem, adotam e monitoram as Normas Internacionais do Trabalho, além de definirem a agenda global e o orçamento da OIT.

Comissões 

Na reunião desta quinta-feira, foram eleitos os membros da Mesa e constituídas as comissões permanentes e técnicas, que contam com a participação dos ministros do TST.

A ministra Maria Cristina Peduzzi e o ministro Lelio Bentes Corrêa integram a Comissão III, que trata da Aplicação de Normas Internacionais do Trabalho. O ministro Evandro Valadão é membro da Comissão V, que deliberará sobre o objetivo estratégico da proteção social com base na Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma globalização justa.

Conferência virtual 

As reuniões da 109ª CIT serão retomadas, em formato virtual, entre os dias 3 e 19/6. Outros encontros também estão previstos para novembro e dezembro de 2021.

Entre os assuntos a serem discutidos em junho está um documento final especial sobre a resposta da OIT à covid-19, o Programa e Orçamento da OIT para 2022-2023, a discussão recorrente sobre proteção social e a apreciação dos relatórios sobre a aplicação de padrões de trabalho durante a pandemia, com discussões de casos de países relacionados.

Com informações do site www.ilo.org

(AM/CF)


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com sede em Brasília-DF e jurisdição em todo o território nacional, é órgão de cúpula da Justiça do Trabalho, nos termos do artigo 111, inciso I, da Constituição da República, cuja função precípua consiste em uniformizar a jurisprudência trabalhista brasileira. O TST é composto de vinte e sete Ministros.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela
Logo