O grupo de 30 influenciadores digitais de todo o país que visitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, nesta quinta-feira (4), pôde conhecer de perto a famosa sala de totalização, local em que são somados os votos do eleitorado.

A visita dos influencers ao Tribunal, iniciativa da Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal, é fruto de uma parceria com o projeto de educação midiática Redes Cordiais firmada no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Este foi o primeiro evento presencial realizado com os produtores de conteúdo, que já participaram de outras reuniões em formato virtual para receber informações confiáveis sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais.

Sala secreta: um boato desmistificado pelos influenciadores

Alvo de inúmeras teorias da conspiração que povoam a internet, a sala de totalização, descrita como escura e secreta por notícias falsas que buscam atacar a credibilidade do processo eleitoral, foi mais um dos locais visitados pelos influenciadores, que ficaram surpresos com o que encontraram.

O jornalista Alexandre Borges brincou sobre o assunto e disse que a expectativa era a de se deparar com um verdadeiro “mundo invertido”, habitado por criaturas míticas dignas de um bom conto de ficção – uma alusão à série norte-americana Stranger Things, da Netflix.“A ideia [dos boatos disseminados pelas redes sociais] que tentam vender para a gente é a de que você está indo para outro mundo”, disse.

A realidade, porém, difere da fábula que ganhou força na rede mundial de computadores. “Achei interessante conhecer a tal sala secreta, a sala escura que todo mundo fala e que, na verdade, é clara, é tranquila”, comentou Ana Girassol, influenciadora participante da Embaixada da Paz, na capital federal.

Vale lembrar que o trabalho executado pelos técnicos da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE (Setot/TSE) consiste apenas em um monitoramento para acompanhar se os sistemas operam da maneira esperada.

“Aqui não tem ninguém somando voto. É um sistema que efetivamente funciona sozinho. O que as pessoas dessa equipe fazem no dia da eleição é cuidar do desempenho desses sistemas, do desempenho dos equipamentos, para que a totalização seja feita da forma mais tranquila possível. Essa sala nunca foi secreta, porque ela é acompanhada e aberta para os partidos políticos”, complementou o secretário de TI do Tribunal, Julio Valente.

O final da visita foi marcado por um unboxing [que significa “tirar da caixa”, em português] da urna eletrônica. Quem conduziu a experiência foi o chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, Rodrigo Coimbra, que abriu o equipamento na frente dos influenciadores e explicou detalhadamente a função das peças nele utilizadas.

Após a abertura da urna e o desmonte dos mitos que envolvem o sistema eleitoral, as mensagens que ficaram dizem respeito à importância do poder de escolha de representantes e de se exercer a cidadania por meio do voto. Um processo de conscientização que, para a atriz e apresentadora Maju Sanchez, não tem idade para começar.

“[A partir da visita ao TSE] me deu um start pensar que sim, é possível falar sobre política, é possível introduzir o assunto de uma maneira lúdica, de uma maneira simples”, afirmou a influenciadora, cujo público é majoritariamente formado por crianças e adolescentes.

Confira os conteúdos produzidos pelas influenciadoras e influenciadores que visitaram o TSE:

Agda Carvalho (@negraeestilosa); Ailton Junior (@seriededicas); Alexandre Borges (@alex_borges); Amanda Costa (@souamandacosta); Ana Girassol (@anagirassol_); Babi Cady (@babicady); Babi Marca (@babiemversos); Cazé (@cazepecini); Cedê Silva (@cedesilva); Cristian Wari’u (@cristianwariu); Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen); Eduardo Prado (@ed.prado); Januária Alves (@janu_alves); Jackson Augusto (@afrocrente); João Pedro (@jpmota); Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades); Maju Sanchez (@majucca); Maria Carolina (@jornaljoca); Marlos Apyus (@apyus); Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland); Nathalia Luna (@nathalia.luna); Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda); Pastor Pedrão (@pastorpedrao); Preta Kiran (@pretakiran); Rennan Leta (@rennanleta); Ricardo Rigel (@treta.show); Stefan Costa (@transboylife_); Sulivã Bispo (@sulivabispo); Thais Rodrigues (@almapretajornalismo); William Reis (@williamreis85).

BA/LC, DM

Leia mais:

04.08.2022 – Influenciadores digitais visitam TSE e conhecem sistema eletrônico de votação

03.08.2022 – TSE e Redes Cordiais realizam, com influenciadores digitais, capacitação sobre desinformação

TSE - Tribunal Superior Eleitoral

TSE - Tribunal Superior Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a instância jurídica máxima da Justiça Eleitoral brasileira tendo jurisdição nacional. As demais instâncias são representadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), juízes eleitorais e Juntas Eleitorais, nos momentos de eleição, espalhados pelo Brasil.

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela