A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou esta semana o relatório de atividades desenvolvidas durante o mês de maio de 2022. A publicação traz um total de 11.581 demandas registradas no período, um aumento de 43% se comparado ao mesmo período de 2020 – ano eleitoral anterior –, em que foram contabilizadas 8.091 solicitações. O incremento se deu principalmente pelas demandas relacionadas ao título de eleitor, motivadas pelo período de fechamento do cadastro eleitoral.

Segundo a assessora-chefe da Ouvidoria do Tribunal, Eliane Volpato, o recebimento de várias dúvidas e pedidos sobre o título de eleitor reforça a importância da área para ampliar o acesso do eleitorado à informação, de várias formas.

“Mesmo com um grande volume de trabalho, em relação à proximidade do final do prazo do fechamento do cadastro, a equipe se desdobrou para atender todos os cidadãos e entidades que buscavam as diversas informações sobre o tema. Inclusive, contamos com a ajuda de instrumentos digitais para otimizar e agilizar os atendimentos”, destaca.

Relatório da Ouvidoria no mês de maio

Entre os registros recebidos pela Ouvidoria no período, 40,27% foram pedidos de esclarecimentos diversos; outros 30,14% trataram especificamente de informações relacionadas ao título de eleitor; e as solicitações de serviços somaram 11,98%.

De acordo com o relatório, a maioria das demandas foi registrada via internet (59,97%), seguidas dos pedidos de informações via telefone (39,99%). Apenas 0,04% dos pedidos foram realizados por meio de carta ou e-mail.

Do total de demandas contabilizadas em maio, 11.429 foram respondidas ou reportadas às áreas responsáveis. A maior parte dos pedidos veio do maior colégio eleitoral do país, o estado de São Paulo (20,98%), seguido do Rio de Janeiro (17,36%) e do Distrito Federal (9,45%).

Acesse o Portal da Ouvidoria do TSE.  

Mais ações da Ouvidoria

Ainda de acordo com o relatório, em abril de 2022, após reunião com o Ministério Público Federal, a unidade inseriu orientações sobre o registro de denúncias relacionadas à violência de gênero na página da Ouvidoria da Mulher, no Portal do Tribunal na internet. E, em maio, foram registradas apenas duas demandas por meio da Ouvidoria da Mulher.

Também em abril, a unidade publicou o Serviço de Informações ao eleitor mediante a plataforma Linktree (https://linktr.ee/ouvidoriatse), que permaneceu ativo no mês de maio. A medida centralizou os serviços disponibilizados no Portal do TSE, como transferência, revisão e alistamento, de modo que eleitoras e eleitores pudessem ter acesso de forma mais rápida, sem a necessidade de contatar a Ouvidoria, às informações publicadas no site.

TP/LC

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