Professora de Oxford fará palestra na segunda edição do intercâmbio “Por Dentro do Supremo”

A diretora do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, professora Andreza Aruska, será a palestrante da segunda edição do programa de intercâmbio acadêmico Por Dentro do Supremo, no dia 13 de maio, às 15h. Ele abordará o tema “Quem tem direito a ter direitos?”.

Em dezembro de 2020, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, assinou acordo de cooperação internacional com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, para realização de pesquisas acadêmicas relacionadas ao arranjo de cortes constitucionais, direitos humanos e governança democrática.

A vigência do termo de cooperação é de dois anos, e a seleção dos convidados observa aspectos como excelência acadêmica e atuação pública. Cada instituição arca com os custos referentes à sua atuação, com possibilidade de pedido de suporte financeiro proveniente de outras organizações.

A iniciativa é mais um passo para estreitar os laços entre o Judiciário brasileiro e polos de produção de conhecimento renomados em nível global. O acordo é importante porque permite que a comunidade acadêmica do Reino Unido estude e entenda o STF, que por sua vez terá acesso às pesquisas científicas que estão sendo realizadas em Oxford sobre o Judiciário brasileiro.

Atividades

Dentre as atividades já em andamento estão a Revista Suprema, com um dossiê coordenado pela professora Andreza Aruska. Houve ainda a participação do presidente do STF e do ministro Dias Toffoli na conferência anual do Brazilian Studies Programme em 2021, na Universidade de Oxford.

Para o intercâmbio, destaca-se o programa da Universidade de Oxford para visitantes acadêmicos e o do STF, a Cátedra Victor Nunes Leal.

Intercâmbio

A segunda edição do “Por Dentro do Supremo” será realizada de 10 a 13 de maio. O programa, coordenado pela Secretaria de Altos Estudos, Pesquisas e Gestão da Informação do STF, tem abrangência nacional e periodicidade anual. Seus objetivos são aproximar estudantes de graduação e pós-graduação da história e do funcionamento do Tribunal, proporcionar experiência teórica e prática acerca dos processos de trabalho desenvolvidos na Corte e incentivar a pesquisa e a produção acadêmicas. O programa conta com 25 vagas para alunos da graduação e 10 para pesquisadores da pós-graduação.

RP/EH

Leia mais:

17/2/2022 – STF lança segunda edição do Programa de Intercâmbio Acadêmico “Por Dentro do Supremo”

17/12/2020 – Fux assina termo de cooperação com universidade de Oxford para pesquisas acadêmicas

 

]

Fonte STF

STF - Superior Tribunal Federal

STF - Superior Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.

Quer ser um parceiro oficial Serasa Experian assim como nós e ganhar em média R$600,00 por mês com certificados Digitais ?

Conheça as teses que estão em alta no momento e veja como trabalhar com elas

Tese da Nova Correção do FGTS

Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Tese da Cobrança de Saldo do PASEP dos Servidores Públicos

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

Tese da Revisão da Vida Toda PBC

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

Tese da Restituição da Multa de 10% do FGTS

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Tese da Restituição do ICMS Cobrado Indevidamente na Conta de Luz

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

Tese da Exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS/COFINS

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

Tese da Exclusão do ISSQN da Base de Cálculo do PIS/COFINS

A tese refere-se à base de cálculo do PIS/COFINS, que não deve ter em sua base de cálculo valores arrecadados a título de ISS, pois estes não se incorporam ao patrimônio do contribuinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janela

Atenção ! Você será redirecionado para o site oficial do Serasa E-Jurídico !

Somos parceiro oficiais do Serasa Experian e como fruto desta parceria nós podemos te oferecer 10% de desconto no seu E-Jurídico através do nosso cupom de desconto, copie e cole nosso cupom na página de pagamento de Serasa Experiam E-Jurídico.

Copie o cupom

Você pode compartilhar este cupom de desconto com seus amigos, colegas de trabalho e clientes !