Relatora afasta suspensão pelo CNJ de lei que criou cargos de desembargador na Bahia


Relatora afasta suspenso pelo CNJ de lei que criou cargos de desembargador na Bahia


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou deciso do Conselho Nacional de Justia (CNJ) que suspendeu a Lei 13.964/2018 do Estado da Bahia, que criou nove cargos de desembargador no Tribunal de Justia local (TJ-BA) e dos respectivos assessores. A deciso foi proferida no Mandado de Segurana (MS) 36133, impetrado pelo Estado da Bahia.

Ilegitimidade

A ministra explicou que o CNJ, embora integre o Poder Judicirio, no tem funo jurisdicional e, portanto, no pode examinar a constitucionalidade de leis, mas apenas analisar se os atos dos rgos sob sua fiscalizao so constitucionais. Assinalou ainda que as resolues do conselho no esto em patamar hierrquico superior ao da lei estadual nem servem de fundamento para sua validade. Segundo a relatora, essas atribuies so tpicas do STF, e no cabe ao rgo administrativo ou de controle atuar na fiscalizao da constitucionalidade de leis.

Na deciso, a ministra observou ainda que a lei estadual condiciona a instalao dos novos gabinetes disponibilidade oramentria e compatibilidade com o plano plurianual e com a lei de diretrizes oramentrias, o que afasta a criao de gastos sem a correspondente fonte de recursos.

EC/CR//CF

Leia mais:

21/12/2018 – Negada liminar que visava manter a criao de cargos de desembargador na Bahia

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Taxa Referencial (TR), responsável pela correção monetária de precatórios e do FGTS entre os anos de 1999 e 2013, como inconstitucional.

Todos os Servidores Públicos (Federal, Estadual e Municipal) têm direito ao saque integral do PASEP. Para obter o saldo do PASEP é preciso ingressar com Ação de Cobrança.

O segurado que possui inscrição no INSS em data anterior a 29/11/1999, tendo contribuições antes deste período, somado ao fato de que requereu o benefício após 29/11/1999, tem direito à revisão da vida toda.

O STF declarou constitucional a cobrança adicional de 10% sobre a multa do FGTS nos casos de demissão sem justa causa e negou pedido de uma empresa para restituição de valores pagos ao governo.

Diversos tribunais Brasileiros reconhecem a ilegalidade da cobrança do ICMS na conta de Energia elétrica, milhões de pessoas em todo o país tem direito a restituição, veja como buscas a restituição para seus clientes.

O STF decidiu que o ICMS não compõe a base de cálculo para a incidência do PIS e da Cofins. Entretanto, a Receita Federal continua exigindo das empresas o recolhimento do ICMS, sendo necessário entrar a Justiça para reaver valores pagos e impedir cobranças futuras.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

STF - Superior Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte (tribunal de última instância) e Tribunal Constitucional (que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos). Sua função institucional fundamental é de servir como guardião da Constituição Federal de 1988, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

      janela v3.3
      Jusdecisum Informativo Jurídico
      Logo