20/11/2023 – O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) busca a excelência por meio da inovação. Atualmente, tem o selo diamante do Prêmio CNJ de Qualidade e foi o primeiro lugar no Índice Nacional de Gestão e Desenvolvimento (iGest), segundo o último relatório referente ao período de 1° de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023. Para manter o padrão de excelência, o TRT-8 desenvolve programas e ferramentas de gestão, como o novo Sistema HórusJud, lançado no dia 31 de outubro.
O lançamento foi durante a programação da reunião correicional realizada pela Corregedoria Regional na sede do TRT-8. Participaram do lançamento, servidores (as) e magistrados (as) do TRT-8.
A cerimônia foi presidida pelo desembargador presidente, Marcus Augusto Losada Maia, que agradeceu o empenho de toda a equipe que concebeu o novo sistema. “Essa cerimônia de instalação referencial do novo sistema HórusJud, não há como não deixar de registrar o meu sincero agradecimento a todos (as) que trabalharam no projeto. Parabenizo o coordenador do grupo de trabalho, Luiz Carlos Damascena, em nome de toda a equipe”.
O Sistema Hórus é um sistema de inteligência de negócios, que combina os dados de nossa estatística oficial, o e-Gestão, de modo a permitir consultas que auxiliam a gestão da unidade, no escopo de prazos, quantitativos, atingimento de metas e que agora ganha novas ferramentas.
O analista judiciário, Luiz Damascena, assessor de projetos da Presidência do TRT-8, explica que além dos serviços oferecidos pela antiga versão do Hórus (e-Gestão 1º e 2º Grau, iGest, metas nacionais, pendências do juízo, suspeitos, tarefas pendentes e concluídas etc.), fruto da atualização tecnológica do mesmo para uma nova plataforma de software, serviços estes que já fazem parte da rotina dos gestores das unidades, o mesmo passa a exibir novos resultados a partir de uma iniciativa inovadora do TRT-8, que é a base local do DataJud.
Luiz Damascena detalha que a partir da primeira versão, “o novo painel passa a exibir um painel réplica da versão nacional do CNJ, variáveis, indicadores e taxas. Além de exibição dos dados internalizados na base nacional e uma lista de erros de validação, para uma ação proativa por parte do Tribunal. Com o tempo, novas funcionalidades serão adicionadas, a partir da interpretação dos dados da base local do DataJud.”
O presidente do TRT-8 destacou a importância do projeto. “O Novo Sistema HórusJud consegue antecipar tudo que o DataJud precisa. Eu agradeço a presença de todos e todas e agradeço o empenho também de todos os magistrados e todas as magistradas e servidores (as) que permitem que o Tribunal continue com o serviço de excelência”, conclui o desembargador.
Ao apresentar o novo Sistema HórusJud, Luiz Damascena agradeceu o empenho de todos da equipe de desenvolvimento, que conta com servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRT-8.
O Ddretor da Secretaria da 2ª VT de Santarém, Paulo Sergio Lopes da Gama Alves, afirma que o Sistema Hórus é excelente. “É um sistema em que a gente consegue monitorar a produtividade semanalmente e projetar em um determinado período. O HórusJud pode direcionar exatamente os processos em que podemos movimentar para melhorar os resultados e metas. Isso é fantástico”, comemora.
Fonte: TRT da 8ª Região (PA/AP)