As Eleições Gerais de 2022 contam com mais de 156 milhões de pessoas aptas a votar neste domingo (2) em uma das milhares de urnas eletrônicas distribuídas pelas seções eleitorais do país. A votação ocorre hoje, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo turno.
O eleitorado vai escolher candidatas e candidatos para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual/distrital. O período de votação será das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Prepare-se para votar
Para votar com tranquilidade, a pessoa deve saber previamente o local de votação e estar de posse dos documentos necessários para o exercício do voto: o título de eleitor, acompanhado de documento oficial com foto, ou o aplicativo e-Título, para quem já passou pelo cadastramento biométrico, já que, neste caso, o app traz a fotografia do votante. O e-Título pode ser baixado nas plataformas iOS ou Android.
Além da consulta ao local da votação e da via digital do título, o aplicativo permite a apresentação de justificativa eleitoral, a emissão das certidões de quitação e de crimes eleitorais, o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas, e a inscrição como mesária ou mesário voluntário, entre outras funcionalidades.
Identificação e voto
Após a eleitora ou o eleitor ser identificado pelo mesário, deverá se dirigir à cabine de votação e digitar as escolhas na urna eletrônica. É importante conferir, após cada voto, nome, número, partido e foto da candidata ou do candidato escolhido na tela da urna eletrônica antes de apertar a tecla Confirma.
Cola eleitoral
Uma alternativa que pode ser usada pela pessoa para ter maior tranquilidade na hora de votar é anotar, como lembrete, os nomes e os números dos concorrentes escolhidos, na chamada “cola eleitoral”. Isso evita erros e torna o voto mais ágil. O processo de votação é concluído quando a urna emite um sinal sonoro mais longo e a tela exibe a mensagem “Fim”.
Uma novidade das Eleições Gerais de 2022 é que as eleitoras e os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica, que liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo.
A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.
O primeiro cargo a ser preenchido na urna é para deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos). Depois, deve votar para senador (com três dígitos) e, então, para governador (dois dígitos). O último voto será para presidente da República (com dois dígitos).
EM/LC, DM