IFCE promove processo de seleção pública de estagiários de ensinos superior e médio

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EDITAL Nº 4, DE 9 DE MARÇO DE 2022

PROCESSO DE SELEÇÃO PÚBLICA DE ESTAGIÁRIOS DE ENSINO SUPERIOR E ENSINO MÉDIO – IFCE

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, no uso de suas atribuições e por intermédio do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, nos termos do Contrato N.º 44/2021, e com fundamento na Lei Federal N.º 11.788, de 25 de setembro de 2008; no Decreto Federal N.º 9.427, de 28 de junho de 2018; e na Instrução Normativa N.º 213, de 17 de dezembro de 2019, torna público o presente Edital para o preenchimento de vagas de estágio remunerado de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico, além de cadastro de reserva (CR), conforme disponibilidade temporal durante seu prazo de validade, para lotação em suas Unidades Organizacionais, mediante as disposições a seguir:

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo de Seleção tem por objetivo selecionar estudantes de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico, nas áreas relacionadas no Anexo I, que estejam devidamente matriculados em Instituições de Ensino regularmente autorizadas e credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC, e que declarem ao CIEE através de Termo de Convênio devidamente assinado, possuir o estágio no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), para lotação em suas Unidades Organizacionais, em atividades compatíveis com suas formações profissionais, possibilitando-lhes vivenciar, na prática, os conhecimentos teóricos das áreas de formação.

1.2 Integram este Edital, para todos os fins e efeitos, os seguintes Anexos:

a. Anexo I – Quadro de vagas por campus e área de formação;

b. Anexo II – Ordem de convocação das vagas: ampla concorrência (AC), candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) (CN) e candidatos(as) com deficiência (PcD);

c. Anexo III – Modelo de autodeclaração de candidato(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a);

d. Anexo IV – Valores das bolsas-estágio e carga horária;

e. Anexo V – Lista de documentos para ingresso;

f. Anexo VI – Cronograma.

1.3 Para concorrer às vagas de estágio, o(a) candidato(a) declara conhecer e aceitar tacitamente as regras reguladoras deste Processo de Seleção.

1.4 Os estudantes serão contratados para o estágio, levando em consideração o interesse e conveniência do serviço público, à medida que surgirem vagas nas unidades do IFCE e desenvolverão atividades que proporcionem experiência prática nas áreas de formação.

1.5 O quantitativo de estagiários(as) no IFCE corresponderá, no máximo, a 8% (oito por cento) da força de trabalho do Órgão, sendo o quantitativo limite de estagiários de cada campus determinado pelo seu orçamento.

1.6 O Processo de Seleção será executado pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e acompanhado pelo Instituto Federal do Ceará através da Comissão Coordenadora, designada pela Portaria N.º 152/PROGEP/IFCE, de 16 de fevereiro de 2022.

1.7 O Processo de Recrutamento e Seleção de Estagiários contará com uma Central de Atendimento, coordenada pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, desde a publicação até a homologação do resultado final, que poderá ser contatada por meio do endereço eletrônico: eucandidato@ciee.ong.br.

1.8 Fica estabelecido o horário de Brasília-DF como horário oficial de referência para todas as alusões contidas neste Edital.

2. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

2.1 O presente certame será regido por este Edital e pela Lei Federal N.º 11.788/2008, pelo Decreto Federal N.º 9.427/2018 e pela Instrução Normativa N.º 213/2019.

2.2 Podem participar do Processo de Seleção os(as) estudantes de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico regularmente matriculados(as) nas Instituições de Ensino devidamente autorizadas e credenciadas pelo MEC, desde que condicionados aos requisitos mínimos dispostos em cada vaga e com frequência efetiva em ensino regular.

2.2.1 É condição para inscrição no Processo de Seleção a completa aquiescência da Instituição de Ensino do(a) candidato(a) para com as regras e exigências do Agente de Integração (Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE) contratado pela Unidade Concedente do Estágio (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE).

2.2.2 Ao IFCE reserva-se o direito de inabilitar do Processo de Seleção os(as) candidatos(as) cujas Instituições de Ensino gerem obrigação, ajuste ou ônus a esta Unidade Concedente.

2.3 Em se tratando de estudante estrangeiro(a), deve estar regularmente matriculado(a) em cursos superiores no país, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável.

2.4 A idade mínima do(a) estudante deve ser de 16 (dezesseis) anos no ato da assinatura do Termo de Compromisso de Estágio (TCE), conforme previsto no § 5.º do art. 7.º da Resolução N.º 1 do CNE/CEB, de 21 de janeiro de 2004 (Conselho Nacional de Educação).

2.5 No ato da assinatura do Termo de Compromisso, o(a) estudante deverá cumprir todos os requisitos da vaga de estágio exigidos pela Unidade Concedente, conforme descritos no Anexo I.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 Serão consideradas como etapas do Processo de Recrutamento e Seleção de Estagiários:

1.ª Etapa: Inscrição junto ao Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE;

2.ª Etapa: Análise do Histórico Acadêmico;

3.ª Etapa: Entrevista Pessoal Estruturada na Unidade do IFCE.

3.2 No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá informar dados pessoais e acadêmicos válidos. Caso informe algum dado errado, o(a) candidato(a) poderá corrigir, desde que exclua a inscrição e a refaça dentro do período determinado no Edital.

4. DA IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

4.1 Qualquer cidadão(ã) poderá impugnar, fundamentadamente, este Edital e/ou suas eventuais alterações, por meio do formulário disponível no endereço eletrônico www.ciee.org.br, no período estipulado no Cronograma.

4.2 Os pedidos de impugnação serão julgados pela Comissão Coordenadora do Processo de Seleção, designada pela Portaria N.º 152/PROGEP/IFCE.

4.3 O(A) impugnante deverá, necessariamente, indicar o subitem objeto de impugnação e sua fundamentação.

4.4 As respostas às impugnações serão disponibilizadas em um único arquivo no endereço eletrônico www.ciee.org.br, na data estabelecida no Cronograma.

4.5 Não caberá recurso administrativo contra o resultado da análise dos pedidos de impugnação.

5. DOS PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO

5.1 As inscrições serão realizadas gratuitamente no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE (www.ciee.org.br), de acordo com o Cronograma constante no Anexo VI deste Edital.

5.2 No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá indicar o campus e a área de formação a que deseja concorrer, levando em consideração, para tanto, as vagas e habilitações descritas no Anexo I deste Edital.

5.3 Para realizar as inscrições, o(a) candidato(a) deverá acessar: portal.ciee.org.br/para-voce/processos-seletivos-especiais/orgaos-publicos/ e localizar na lista de “PROCESSOS SELETIVOS ABERTOS” o logotipo do IFCE e clicar no link.

5.4 No portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE estão disponíveis o Edital regulamentador e o formulário para preenchimento da inscrição.

5.5 No ato da inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos:

5.5.1 Cópia do Histórico Acadêmico do último semestre cursado ou do último ano letivo;

5.5.2 Tabela de Equivalência em Notas, nos termos do subitem 7.6 deste Edital, caso aplicável;

5.5.3 Declaração de matrícula atualizada (com data de expedição inferior a 3 (três) meses, contada da data de abertura do presente Edital);

5.5.4 Laudo médico original atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência e exame de audiometria tonal, nos termos das alíneas “b” e “c” do subitem 13.4 deste Edital, caso aplicável;

5.5.5 Autodeclaração de candidato(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a), constante no Anexo III, devidamente preenchida e assinada, nos termos da alínea “b” do subitem 12.4 deste Edital, caso aplicável.

5.6 Será aceita somente uma inscrição por candidato(a).

5.7 As inscrições que não atenderem aos requisitos deste Edital serão canceladas.

5.8 Não será possível alterar os dados pessoais e acadêmicos indicados no ato da inscrição. Caso informe algum dado errado, o(a) candidato(a) poderá corrigir, desde que exclua a inscrição e a refaça dentro do período determinado no Edital.

5.9 Antes de efetuar a inscrição, o(a) candidato(a) deverá se certificar de que possui cadastro ativo e atualizado junto ao CIEE.

5.10 O(A) candidato(a) deverá informar dados pessoais e acadêmicos válidos. Caso declare algum dado errado, poderá corrigir, desde que exclua a inscrição e a refaça dentro do período determinado neste Edital.

5.11 Não será possível alterar o e-mail e o CPF indicados no ato da inscrição.

5.12 O e-mail declarado deve ser válido para que toda a comunicação do Processo de Seleção seja realizada através dele;

5.13 O(A) candidato(a) que desejar atendimento pelo NOME SOCIAL, conforme Decreto N.º 8.727, de 28 de abril de 2016, deverá indicá-lo no ato da inscrição:

a. No campo “nome completo”, deverá ser informado o nome civil, conforme documento de identificação oficial.

b. O nome social será utilizado em toda a comunicação pública do Processo de Seleção, sendo considerado o nome civil apenas para as etapas internas (formalização do Termo de Compromisso de Estágio) e para a devida identificação do(a) candidato(a), nos termos legais.

6. DOS RECURSOS CONTRA AS INCRIÇÕES INDEFERIDAS

6.1 A lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas será publicada no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE na data constante no Cronograma.

6.2 Os recursos contra a lista de inscrições indeferidas devem ser encaminhados ao endereço eletrônico recursos@ciee.ong.br em até 2 (dois) dias úteis após a publicação da lista preliminar prevista no subitem 6.1.

6.3 Para a contagem do prazo de que trata o subitem 6.2, exclui-se o dia da publicação da lista de que trata o subitem 6.1 e inclui-se o do vencimento.

6.4 O formulário para interposição de recurso estará disponível para download no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

6.5 Será indeferido o recurso que: descumprir as determinações deste Edital, for entregue fora dos prazos estabelecidos ou for redigido de forma ofensiva.

6.6 A lista final de inscrições deferidas e respostas aos recursos serão divulgadas no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE na data constante no Cronograma, não cabendo ao(à) candidato(a) pedido de recurso após a publicação.

7. DA AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO ACADÊMICO

7.1 A avaliação do Histórico Acadêmico será realizada considerando a Média Global do Curso disponível no próprio documento.

7.2 Para apuração da Média Global, será considerado o último semestre/ano letivo cursado pelo(a) candidato(a).

7.3 No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá incluir as disciplinas e notas obtidas no último semestre cursado conforme o Histórico ou Boletim Acadêmico.

7.4 Para aferição da pontuação quanto ao Histórico Acadêmico, deverá ser considerado o critério a seguir:

PHE = MGC/10 x 70

Onde:

PHE = Pontuação do Histórico Acadêmico do(a) candidato(a);

MGC = Média Global do Curso, considerando a avaliação do último semestre/ano letivo cursado pelo(a) candidato(a).

7.5 Ao(À) estudante que obtiver Média Global 10 (média máxima), serão atribuídos 70 (setenta) pontos.

7.6 Nos casos da apresentação de históricos de faculdades que apresentem conceitos (exemplo: Ótimo; Bom; Regular, etc.), deverá ser apresentada Tabela de Equivalência em Notas (0 a 10) fornecida pela Instituição de Ensino do(a) candidato(a), para fins de apuração de sua pontuação, sob pena de desclassificação.

7.7 Serão desclassificados(as) na 2.ª Etapa (Análise do Histórico Acadêmico) os(as) candidatos(as) com Média Global do Curso inferior a 6,0 (seis).

7.8 Os(As) candidatos(as) não classificados(as) no número máximo de aprovados(as) de que trata o Anexo II do Decreto Federal N.º 9.739/2019, ainda que tenham atingido nota mínima, estarão automaticamente reprovados(as) no Processo de Seleção, respeitados os empates na última classificação, nos termos do § 3.º, art. 39, do mencionado decreto.

7.8.1 Nas áreas que não possuem vagas imediatas, será homologada, no resultado final, em atenção ao Princípio da Razoabilidade, a quantidade máxima de candidatos(as) equivalente a 1 (uma) vaga, nos termos do Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019.

7.9 Após o resultado da análise do Histórico Acadêmico, os(as) candidatos(as) classificados(as) e aprovados(as) estarão aptos(as) para a fase de entrevistas, sendo a realização da entrevista condicionada ao surgimento da vaga compatível.

8. DA ENTREVISTA ESTRUTURADA

8.1 Esta etapa consistirá em Entrevista Pessoal Estruturada a ser realizada por um(a) servidor(a) qualificado(a) para verificação de conhecimentos, potencialidades, interesse, iniciativa e motivação do(a) candidato(a).

8.2 A aprovação na 2.ª Etapa (Análise do Histórico Acadêmico) gera para o(a) candidato(a) apenas a expectativa de ser convocado(a) para a 3.ª Etapa (Entrevista Pessoal Estruturada), sendo a realização da entrevista condicionada ao surgimento da vaga compatível com seu perfil e compatível com o horário acadêmico durante o período de validade do Processo de Seleção.

8.3 Serão convocados(as) para entrevista estudantes que, comprovadamente, cumpram os requisitos mínimos exigidos para a vaga de estágio disponível.

8.4 A cada vaga disponibilizada, serão convocados(as) 3 (três) candidatos(as), obedecendo a ordem de classificação, o campus e a reserva de vagas a que concorre.

8.5 Os resultados das avaliações das entrevistas serão expressos por meio dos conceitos APTO(A) ou NÃO APTO(A). Os(As) candidato(a)s não selecionados(as) na entrevista manterão a sua classificação.

8.6 O(A) estudante deverá comparecer à entrevista munido(a) de currículo e declaração acadêmica identificando o semestre/ano letivo em que está matriculado(a).

8.7 A convocação do(a) estudante para Entrevista Pessoal Estruturada será realizada exclusivamente pelo Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, mediante contato telefônico e/ou e-mail.

8.7.1 A Entrevista Pessoal Estruturada deverá ser realizada, preferencialmente, de forma presencial, nas dependências da Unidade Organizacional detentora da vaga, podendo, excepcionalmente, ser realizada de maneira remota, mediante justificativa fundamentada deste setor demandante, ratificada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFCE.

8.8 Serão considerados para convocação os telefones e e-mails registrados pelo(a) estudante no ato da inscrição, sendo de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) fornecer as informações corretamente.

8.9 O(a) candidato(a) deverá manter seu endereço, telefone e e-mail atualizados junto ao Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE. Caso aprovado(a), será de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) os prejuízos decorrentes da não atualização de seus dados.

8.10 Para preenchimento de cada vaga de estágio, o(a) candidato(a) convocado(a) deverá manifestar interesse em até 24 (vinte e quatro) horas após o recebimento do e-mail de convocação. Se necessário, o CIEE realizará, no máximo, 2 (duas) tentativas de contato por telefone em horários distintos.

8.11 A ausência de manifestação no prazo estabelecido na notificação de que trata o subitem 8.10 resultará na automática exclusão do(a) candidato(a) da lista de classificação, autorizando o IFCE a promover a convocação dos(as) demais candidatos(as), obedecida a ordem de classificação.

9. DO RESULTADO FINAL E DA VALIDADE DO PROCESSO DE SELEÇÃO

9.1 Será considerada, para fins de classificação, a pontuação obtida na 2.ª Etapa do Processo de Seleção regido por este Edital.

9.2 Em caso de empate entre dois(duas) ou mais candidatos(as), terá preferência, para efeito de desempate, o(a) candidato(a) que:

a. Tiver maior idade;

b. Estiver no semestre mais avançado do curso;

c. Possuir a inscrição mais antiga.

9.3 A publicação do resultado final e da classificação do Processo de Seleção será realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFCE por meio de 3 (três) listas organizadas em ordem decrescente de pontuação e com indicação da área do(a) candidato(a), sendo:

a. AC: lista de ampla concorrência, contendo todos(as) os(as) candidatos(as) classificados(as) no resultado final, inclusive os(as) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) e os(as) candidatos(as) com deficiência, por campus, classificados(as) em ordem decrescente de pontuação e com a indicação da área para a qual concorreram;

b. CN: lista contendo somente os(as) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as), por campus, classificados(as) em ordem decrescente de notas e com a indicação da área para a qual concorreram.

c. PcD: lista contendo somente as pessoas com deficiência, na forma da Lei N.º 13.146/2015, bem como na Súmula N.º 377/2009 do Superior Tribunal de Justiça e na Súmula N.º 45/2009 da Advocacia-Geral da União (portador(a) de visão monocular), por campus, classificadas em ordem decrescente de notas e com a indicação da área para a qual concorreram.

9.4 Para a publicação do resultado final de que trata o subitem 9.3, alínea “a”, serão considerados(as) classificados(as) os(as) candidatos(as) até o quantitativo de que trata o Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019, considerando o número de vagas ofertadas para cada curso.

9.5 Para a publicação do resultado final de que trata o subitem 9.3, alínea “b”, serão considerados(as), para as vagas reservadas para candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as), os(as) candidatos(as) classificados(as) até o número de que trata Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019, considerando o número de vagas ofertadas para cada curso.

9.6 Para a publicação do resultado final de que trata o subitem 9.3, alínea “c”, serão considerados(as), para as vagas reservadas para pessoas com deficiência, os(as) candidatos(as) classificados(as) até o número de que trata Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019, considerando o número de vagas ofertadas para cada curso.

9.7 Nas áreas em que o número de vagas ofertadas no Anexo I deste Edital não possibilite a reserva de vagas para candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) e/ou com deficiência, serão homologados(as), no resultado final, os(as) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) e/ou com deficiência em lista própria para fins de eventual aproveitamento em vagas que venham a surgir posteriormente, na quantidade máxima de candidatos(as) equivalente a uma vaga, nos termos do Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019.

9.8 Nas áreas que não possuem vagas imediatas serão homologados no resultado final (em 3 (três) listas, conforme o subitem 9.3 deste Edital), com atenção ao Princípio da Razoabilidade, a quantidade máxima de candidatos(as) equivalente a 1 (uma) vaga, nos termos do Anexo II do Decreto N.º 9.739/2019.

9.9 O prazo de validade do presente Processo de Seleção será de 1 (um) ano, a contar da data de publicação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, a critério exclusivo do IFCE.

10. DOS RECURSOS DO RESULTADO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

10.1 O resultado preliminar do Processo de Seleção regido por este Edital será disponibilizado no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, na data constante no Cronograma.

10.2 Os recursos contra o resultado final da seleção devem ser encaminhados ao endereço eletrônico recursos@ciee.ong.br, em até 2 (dois) dias úteis após a publicação preliminar prevista no subitem 10.1.

10.3 O formulário para interposição de recurso estará disponível para download no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

10.4 Serão admitidos recursos contra a lista de classificação provisória da análise dos currículos, que deverão ser encaminhados eletronicamente no período previsto no Cronograma para o endereço recursos@ciee.ong.br, em formulário específico, disponível para download no portal do CIEE.

10.5 Não serão aceitos recursos encaminhados via postal, fac-símile ou outro meio não previsto neste Edital.

10.6 Serão rejeitados, também, liminarmente, os recursos enviados fora do prazo indicado no item 10.2 bem como aqueles que não contiverem dados necessários à identificação do(a) candidato(a) ou forem redigidos de forma ofensiva.

10.7 O recurso deverá ser individual, com a indicação do eventual prejuízo, devidamente fundamentado, comprovando as alegações com citações de artigos, legislação, páginas de livros, nomes dos autores, etc., com a juntada, sempre que possível, de cópia dos comprovantes e, ainda, exposição de motivos e argumentos.

10.8 A decisão da banca examinadora do Processo de Seleção será irrecorrível, consistindo em última instância para recursos, sendo soberana em suas decisões, não sendo aceita, ainda, a revisão de recursos.

10.9 Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de recursos de recursos, revisão de recursos e/ou recurso do resultado final.

10.10 O resultado definitivo do Processo de Seleção e as respostas aos recursos serão divulgados no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE na data constante no Cronograma, não cabendo ao(à) candidato(a) pedido de recurso após a publicação.

11. DA CELEBRAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO (TCE)

11.1 Após a aprovação na Entrevista Pessoal Estruturada, o(a) candidato(a) receberá novo contato do Agente de Integração (Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE) para apresentação de documentos objetivando a retirada do Termo de Compromisso de Estágio (TCE). São eles:

a. Documentos de identificação originais (RG e CPF);

b. Declaração de matrícula comprovando estar devidamente matriculado(a) e cumprindo o período letivo exigido nos requisitos da vaga.

11.2 A aprovação na 3.ª Etapa do Processo de Seleção gera ao(à) candidato(a) apenas a expectativa de ser convocado(a) para celebrar o Termo de Compromisso e preencher a vaga de estágio, ficando a concretização desse ato condicionada à compatibilidade da vaga com o horário acadêmico e respeitando: a política interna e as condições de cada Instituição de Ensino durante o período de validade do Processo de Seleção e a manutenção do cumprimento dos demais requisitos inseridos neste Edital.

11.3 Somente serão convocados(as) para assinatura do Termo de Compromisso estudantes com disponibilidade para jornada de estágio exigida para a vaga pleiteada.

11.4 Os(As) estudantes convocados(as) só poderão iniciar suas atividades após o Termo de Compromisso estar devidamente assinado por todas as partes.

11.5 O(A) estudante selecionado(a) para o estágio e convocado(a) pelo Agente de Integração terá o prazo de 20 (vinte) dias corridos, a contar da retirada do Termo de Compromisso no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, prorrogáveis por igual período, para apresentação da documentação constante no Anexo V que o(a) habilite ao início do estágio, sob pena de desclassificação, exceto estagiários(as) de Ensino Médio em municípios que exijam a aprovação do processo de contratação pela SEDUC.

11.6 O(A) estudante contratado(a) estará sujeito(a) à jornada de atividade de estágio (devendo constar do Termo de Compromisso) definida de comum acordo entre ele(a) próprio(a) ou seu(sua) representante legal, a Instituição de Ensino e a Unidade Concedente. A jornada deverá ser compatível com suas atividades acadêmicas e não ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.

11.7 A jornada de atividade de estágio de que trata o item 11.6. será desenvolvida no campus demandante, podendo ser, em caráter excepcional, autorizado o regime de trabalho remoto mediante ato da autoridade máxima do IFCE (ou chefia imediata, em caso de delegação de competência), para a realização de atividades relacionadas com o exercício de competências do IFCE.

11.8 O(A) estagiário(a) receberá pagamento de bolsa-estágio e auxílio-transporte, nos termos do Anexo IV deste Edital.

11.9 O(A) estagiário(a) receberá auxílio-transporte por dia efetivamente estagiado.

11.10 Na hipótese de regime de trabalho remoto, haverá a suspensão do pagamento do auxílio-transporte enquanto perdurar essa circunstância, nos termos da Instrução Normativa N.º 28, de 25 de março de 2020, e da Instrução Normativa N.º 35, de 29 de abril de 2020.

12. DOS(AS) CANDIDATOS(AS) AUTODECLARADOS(AS) NEGROS(AS) PRETOS(AS) OU NEGROS(AS) PARDOS(AS)

12.1 Das vagas que surgirem dentro do prazo de validade deste Edital, 30% (trinta por cento) serão destinadas aos(às) estudantes negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as), nos termos do art. 1.º do Decreto Federal N.º 9.427, de 28 de junho de 2018.

12.2 Se da aplicação do percentual previsto no subitem 12.1 deste Edital resultar número fracionário, o quantitativo de vagas reservadas será: aumentado para o número inteiro imediatamente superior, caso a parte fracionária seja igual ou superior a 0,5 (cinco décimos); diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, caso a parte fracionária seja menor que 0,5 (cinco décimos).

12.3 Poderão concorrer às vagas reservadas para os(as) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) aqueles(as) que assim se autodeclararem, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

12.4 Para concorrer às vagas reservadas aos(às) estudantes negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as), o(a) candidato(a) deverá, no ato da inscrição, adotar os seguintes procedimentos:

a. Preencher, no campo próprio do formulário de inscrição, a autodeclaração de candidato negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a);

b. Anexar, no formato PDF, a autodeclaração constante no Anexo III, devidamente preenchida e assinada.

12.5 É de exclusiva responsabilidade do(a) candidato(a) a opção de concorrer às vagas reservadas para estudantes negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) nos termos do presente Edital.

12.6 O(A) candidato(a) que desejar concorrer às vagas reservadas para estudantes negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) e que não proceder nos termos do subitem 12.4 deste Edital terá sua solicitação indeferida, ficando submetido(a) às regras gerais das vagas de ampla concorrência.

12.7 A autodeclaração de que trata o subitem 12.4, alínea “b”, somente terá validade se firmada durante o período de inscrição.

12.8 Os(As) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) participarão do Processo de Seleção em igualdade de condições com os(as) demais candidatos(as), conforme as normas de regência deste Edital.

12.9 Os(As) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) aprovados(as) nas fases do Processo de Seleção deverão submeter, no prazo constante no Cronograma, os arquivos constantes no subitem 12.11.2 para apreciação pela Comissão Especial de Heteroidentificação, para confirmação da autodeclaração com a finalidade de atestar o enquadramento de que trata o Decreto Federal N.º 9.427/2018.

12.10 A confirmação da autodeclaração será realizada pela Comissão Especial de Heteroidentificação, nos termos da Portaria Normativa N.º 4, de 06 de abril de 2018, do extinto Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que será responsável pela emissão de parecer conclusivo, favorável ou não, à autodeclaração do(a) candidato(a) para a Comissão Coordenadora.

12.11 A Comissão Especial de Heteroidentificação será formada por 10 (dez) servidores(as): 5 (cinco) titulares e 5 (cinco) suplentes, que tenham conhecimento comprovado acerca da temática de relações étnico-raciais, da promoção da igualdade racial e do combate ao racismo.

12.11.1 O procedimento de heteroidentificação de que trata o subitem 12.10 será realizado por meio da avaliação dos arquivos (fotos e vídeo), enviados pelo(a) candidato(a) no período constante no Cronograma exclusivamente através do e-mail selecao.estagio@ifce.edu.br, e considerará, tão somente, os aspectos relacionados no subitem 12.12 deste Edital.

12.11.2 Para atendimento do previsto no subitem 12.11.1, o(a) candidato(a) deverá encaminhar:

a. 01 (uma) foto do documento oficial de identificação original. Serão aceitos: cédula de identidade, carteira de habilitação, passaporte, ou carteira de trabalho, frente e verso, no formato JPEG ou JPG ou PNG com, no máximo, 5 MB (cinco megabytes).

b. 02 (dois) arquivos de fotos, sendo 01 (uma) de perfil e 01 (uma) frontal, em formato JPEG, JPG ou PNG, com no máximo 5 MB (cinco megabytes), ambas em boa resolução. As imagens obrigatoriamente devem ser captadas sob boa iluminação e fundo branco. O(A) candidato(a) não pode utilizar, nas fotografias, maquiagem, óculos escuros ou de grau, boné ou qualquer adorno que cubra a cabeça.

c. 01 (um) vídeo autodeclaratório, cujo objetivo é registrar o compromisso do(a) candidato(a) em se autodeclarar negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a). No vídeo, o(a) candidato(a) deve dizer a seguinte frase: “Eu, < DIZER O NOME COMPLETO >, me autodeclaro < DIZER A OPÇÃO >: negro(a) preto(a) OU negro(a) pardo(a)”. O vídeo deve possuir, no máximo, 25 MB (vinte e cinco megabytes), e deve ser feito sob fundo branco, com boa iluminação, boa resolução e ter duração de até 30 (trinta) segundos. O(A) candidato(a), durante a gravação, não pode utilizar maquiagem, óculos escuros ou de grau, boné ou qualquer adorno que cubra a cabeça. Não serão aceitos vídeos nos quais sejam detectados ruídos ou qualquer filtro de edição.

12.12 A avaliação da Comissão Especial de Heteroidentificação quanto à condição de candidato(a) autodeclarado(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a) considerará os seguintes aspectos:

a. Informação assinalada no formulário eletrônico, quanto à condição de candidato(a) autodeclarado(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a);

b. Autodeclaração assinada pelo(a) candidato(a), nos termos dos subitens 12.4 e 12.7 deste Edital;

c. As formas e critérios de confirmação da autodeclaração considerarão, tão somente, os aspectos fenotípicos do(a) candidato(a).

12.13 O(A) candidato(a) será considerado não enquadrado(a) na condição de autodeclarado(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a) quando:

a. Não cumprir os requisitos do subitem 12.12 do presente Edital;

b. Não apresentar os arquivos na forma dos subitens 12.11.1 e 12.11.2;

c. Não atender ao quesito cor ou raça nos termos do Decreto Federal N.º 9.427/2018.

Os(As) candidatos(as) autodeclarados(as) que não se enquadrarem na condição de pessoa negra preta ou negra parda perderão o direito de concorrer às vagas reservadas aos(às) candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) e, caso não tenham atingido os critérios classificatórios da ampla concorrência, serão eliminados(as) do Processo de Seleção.

12.15 Da decisão da Comissão Especial de Heteroidentificação caberá recurso dirigido à Comissão Recursal (em até 2 (dois) dias úteis após a publicação do resultado preliminar) que, para fins de julgamento, considerará: os arquivos (dispostos no subitem 12.11.2) já encaminhados pelo(a) candidato(a), o parecer emitido pela Comissão Especial de Heteroidentificação e o conteúdo do recurso elaborado.

12.15.1 A Comissão Recursal será formada por 6 (seis) servidores(as): 3 (três) titulares e 3 (três) suplentes.

12.15.2 Das decisões da Comissão Recursal não caberá recurso.

12.16 Na hipótese de constatação de declaração falsa, o(a) candidato(a) será eliminado(a) do Processo de Seleção e, se houver assinado o Termo de Compromisso de Estágio, ficará sujeito(a) à anulação do ato após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

12.17 A avaliação do enquadramento do(a) candidato(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a) terá validade apenas para este Processo de Seleção.

12.18 O não enquadramento, pela Comissão Especial de Heteroidentificação, do(a) candidato(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a) não configura ato discriminatório de qualquer natureza, representando, tão somente, que o(a) candidato(a) não se enquadrou nessa condição, em observância ao disposto Decreto Federal N.º 9.427/2018.

12.19 Na hipótese de não haver candidatos(as) negros(as) pretos(as) ou negros(as) pardos(as) aprovados(as) em número suficiente, as vagas surgidas durante a validade deste Processo de Seleção serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos(as) demais candidatos(as) aprovados(as), observada a ordem de classificação.

12.20 Para fins de aplicação do percentual previsto no subitem 12.1 deste Edital, será considerado o somatório de todas as vagas surgidas no decorrer da validade deste Processo de Seleção, independentemente do campus e da área de atuação.

12.21 O(A) 1.º(1.ª) (primeiro(a)) candidato(a) negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a) classificado(a) será convocado(a) para ocupar a 3.ª (terceira) vaga aberta, enquanto os(as) demais candidatos(as) autodeclarados(as) serão convocados(as) para ocupar a 5.ª (quinta), a 9.ª (nona), a 12.ª (décima segunda), a 15.ª (décima quinta), a 19.ª (décima nona), e assim sucessivamente, observada a ordem de classificação, relativamente ao surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do Processo de Seleção.

13. DOS(AS) CANDIDATOS(AS) COM DEFICIÊNCIA

13.1 Considera-se pessoa com deficiência aquela que se enquadra nas categorias discriminadas no art. 2.º da Lei N.º 13.146, de 6 de julho de 2015, bem como na Súmula N.º 377/2009 do Superior Tribunal de Justiça e na Súmula N.º 45/2009 da Advocacia-Geral da União (portador(a) de visão monocular).

13.2 Do total de vagas surgidas dentro do prazo de validade deste Edital, 10% (dez por cento) serão destinadas aos(às) estudantes com deficiência, nos termos do § 5.º do art. 17 da Lei Federal N.º 11.788, de 25 de setembro de 2008.

13.3 As vagas reservadas às pessoas com deficiência nos termos deste Edital poderão ser ocupadas por candidatos(as) sem deficiência na hipótese de não haver inscrição ou aprovação de candidatos(as) com deficiência.

13.4 Para concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência, o(a) candidato(a) deverá, no ato da inscrição, adotar os seguintes procedimentos:

a. Preencher, no campo próprio do formulário de inscrição, a declaração de pessoa com deficiência;

b. Anexar cópia escaneada, no formato PDF, do laudo médico original contendo o número de inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), a assinatura e o carimbo do(a) médico(a) responsável pela emissão, informando, também, o nome do(a) candidato(a). O laudo deve ter sido expedido nos últimos 12 (doze) meses contados do início do período de inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência, na forma do subitem 13.1 deste Edital.

c. Candidatos(as) com deficiência auditiva deverão, além do laudo médico, anexar exame de audiometria tonal recente (no máximo de 12 meses) nas frequências 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz, conforme art. 5.º, § 1.º, inciso I, alínea “b”, do Decreto N.º 5.296, de 02 de dezembro de 2004.

13.5 O(A) candidato(a) que não declarar sua condição de pessoa com deficiência no ato da inscrição perderá o direito de concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência.

13.6 A pessoa com deficiência, resguardadas as condições especiais previstas na Lei N.º 13.146/2015 e suas alterações posteriores, bem como aquelas da Súmula N.º 377/2009 do Superior Tribunal de Justiça e da Súmula N.º 45/2009 da Advocacia-Geral da União (portador(a) de visão monocular), participará do Processo de Seleção em igualdade de condições com os(as) demais candidatos(as).

13.7 Se convocado(a), o(a) candidato(a) poderá ser submetido(a) à avaliação por equipe multiprofissional, com a finalidade de verificar se a deficiência da qual é portador(a) realmente o(a) habilita a concorrer às vagas reservadas para candidatos(as) em tais condições.

13.8 Se a deficiência do(a) candidato(a) não se enquadrar na previsão: da Súmula AGU N.º 45/2009, da Súmula STJ N.º 377/2009 e do art. 2.º, § 1.º e incisos da Lei N.º 13.146/2015 e suas alterações, o(a) candidato(a) será classificado(a) em igualdade de condições com os(as) demais candidatos(as).

13.9 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito às vagas reservadas aos(às) candidatos(as) com deficiência.

13.10 Para fins de aplicação do percentual previsto no subitem 13.2 deste Edital, será considerado o somatório de todas as vagas surgidas no decorrer da validade deste Processo de Seleção, independentemente do campus e da área de atuação.

13.11 O(A) primeiro(a) candidato(a) com deficiência classificado(a) será convocado(a) para ocupar a 10.ª (décima) vaga aberta, enquanto os(as) demais candidatos(as) com deficiência serão convocados(as) para ocupar a 20.ª (vigésima), a 30.ª (trigésima), e assim sucessivamente, observada a ordem de classificação, relativamente ao surgimento de novas vagas durante o prazo de validade do Processo de Seleção.

14. DO APROVEITAMENTO

14.1 No interesse da Administração e também do(a) candidato(a), este(a) poderá ser convocado(a) para ter lotação em outro campus do IFCE.

14.2 Se o(a) candidato(a) aceitar a vaga em outro campus do IFCE, deixará de compor a relação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) neste Edital.

14.3 Caso o(a) candidato(a) não aceite a convocação para ter lotação em outro campus do IFCE, nos termos do subitem 14.1, fica assegurada sua classificação na área e campus para os quais concorreu, mediante assinatura de termo apropriado.

15. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Coordenadora do Processo de Seleção.

15.2 É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) a observância dos procedimentos e prazos estabelecidos nas normas que regulamentam o Processo de Seleção de que trata este Edital, bem como a verificação dos documentos exigidos e as respectivas datas e horários.

15.3 A alteração dos dados pessoais só é permitida durante o período de inscrição. As alterações só poderão ser atendidas quando dos recursos contra a lista de inscritos ou somente após a publicação dos resultados, desde que não altere a classificação.

15.4 Serão divulgados, sempre que necessário, editais, avisos oficiais e normas complementares ao Processo de Seleção. É de inteira responsabilidade do(a) candidato(a) acompanhar a publicação de todos os atos, editais e comunicados referentes a este Processo de Seleção, divulgados no portal do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE.

15.5 A inscrição do(a) candidato(a) no Processo de Seleção de que trata este Edital implica o conhecimento e a concordância expressa com as normas e informações nele constantes.

15.6 A inexatidão de informações ou a falsidade de documentos, ainda que verificadas posteriormente à realização do Processo de Seleção, implicarão a eliminação sumária do(a) candidato(a), ressalvado o direito de ampla defesa, sendo declarados nulos, de pleno direito, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, sem prejuízo de eventuais sanções de caráter judicial.

15.7 Na hipótese do subitem 15.6, caso o(a) candidato(a) já tenha sido contratado(a), terá seu Termo de Compromisso de Estágio rescindido.

15.8 Constarão em cada lista de aprovados(as) as seguintes informações: classificação, nome de registro do(a) estudante, curso, semestre/ano (na data da inscrição), pontuação obtida nos requisitos obrigatórios e desejáveis e pontuação final.

15.9 No ato da inscrição, o(a) candidato (a) ficará ciente dos termos deste Edital, bem como de que os seus dados pessoais, sensíveis ou não, serão tratados e processados de forma a possibilitar a efetiva execução do Processo de Seleção e a divulgação dos resultados em observância aos princípios da publicidade e da transparência que regem a Administração Pública e aos termos da Lei N.º 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

15.10 Os dados pessoais coletados e tratados serão armazenados pelo tempo necessário para o cumprimento das finalidades indicadas neste Edital.

15.11 Não será fornecido ao(à) candidato(a) comprovante de aprovação no processo seletivo, valendo, para esse fim, as listas de aprovados(as) divulgadas no portal do CIEE: www.ciee.org.br.

15.12 As dúvidas poderão ser sanadas pela Central de Atendimento do CIEE através do número (85) 3003-2433 ou através do e-mail: eucandidato@ciee.ong.br.

MARCEL RIBEIRO MENDONÇA

ANEXO I – QUADRO DE VAGAS

NÍVEL SUPERIOR 30 h

CAMPUS: Reitoria (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 101

CURSO: Artes Visuais

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 1.º semestre do Curso de Artes Visuais;

Executar atividades relacionadas à produção audiovisual de materiais didáticos (videoaulas, animações, infográficos, materiais informativos, entre outros);

Editar imagens e videoaulas (locuções, efeitos, trilhas sonoras e musicais);

Operar a câmera; capturar imagens e preparar estúdio para gravação dos vídeos;

Manusear a câmera em gravações externas e em estúdio;

Atuar na operacionalização de switcher de vídeo, mixer de áudio, posicionamento de microfones e tarefas básicas de sonoplastia.

CAMPUS: Reitoria (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 102

CURSO: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre dos cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda;

Elaborar matérias e atualizar homepage, gerar e publicar conteúdos escritos e/ou audiovisuais (matérias, entrevistas, releases, relatórios, publicações diversas);

Estabelecer contato com assessorias de imprensa e parceiros da instituição;

Atuar na geração de conteúdos e na manutenção de canais de comunicação interna e mídias sociais, apoiando ações de endomarketing e campanhas.

CAMPUS: Reitoria (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 103

CURSO: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Mídias Digitais

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 1.º semestre dos cursos: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Mídias Digitais;

Executar atividades relacionadas à administração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle: instalação, customização, criação e configuração da página inicial e dos cursos, gerenciamento dos usuários, designação de atribuições, instalação de plugins; postagem de material didático, avaliações e atividades;

Administrar e fornecer suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários.

CAMPUS: Reitoria (Departamento de Comunicação Social)

CÓDIGO: 104

CURSO: Mídias Digitais, Cinema, Produção Audiovisual ou Publicidade

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Estar matriculado(a) a partir do 5.º semestre em cursos de Ensino Superior da área audiovisual (Mídias Digitais, Cinema, Produção Audiovisual ou Publicidade) ou relacionada a ela;

Apoio na realização de fotos, edição de vídeos e na transmissão de eventos on-line e presenciais.

CAMPUS: Reitoria (Procuradoria)

CÓDIGO: 105

CURSO: Direito

TOTAL DE VAGAS: 3

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Estar matriculado(a) a partir do 4.º semestre no Curso de Direito em uma das Instituições de Ensino conveniadas com o CIEE;

Ter concluído, no momento da contratação, pelo menos 1 (uma) disciplina de Direito Administrativo.

CAMPUS: Reitoria (Pró-Reitoria de Extensão)

CÓDIGO: 106

CURSO: Bacharelado em Sistemas de Informação ou cursos afins

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ou cursos afins;

Realizar atividades relacionadas ao suporte de Informática;

Criar, monitorar e avaliar sistemas informatizados, para atendimento das demandas da Pró-Reitoria.

CAMPUS: Acaraú

CÓDIGO: 107

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Administração;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Elaborar documentos em editores de texto e planilhas eletrônicas;

Operacionalizar sistemas operacionais: Windows e Linux;

Atender os servidores.

CAMPUS: Acaraú

CÓDIGO: 108

CURSO: Pedagogia

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Pedagogia;

Auxiliar nas atividades técnico-pedagógicas (atividades extracurriculares nos intervalos);

Auxiliar os servidores, alunos e pais em trabalhos relativos a frequência, disciplina, material escolar, dentre outros;

Elaborar documentos em editores de texto e planilhas eletrônicas;

Auxiliar na distribuição de materiais didático-pedagógicos.

CAMPUS: Canindé

CÓDIGO: 109

CURSO: Letras – Libras

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Estudante, a partir do 2.º semestre, do Curso de Bacharelado ou Licenciatura em Letras – Libras ou quaisquer cursos de Ensino Superior mais formação técnica ou extensão em tradução e interpretação de Libras e Português ou com Especialização em Letras – Libras;

Experiência em interpretação;

Disponibilidade pela manhã;

Ter noções básicas sobre redes sociais (Instagram e Facebook);

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Atender às demandas de traduzir e interpretar artigos, livros, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;

Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

CAMPUS: Itapipoca

CÓDIGO: 110

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 3

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Graduando(a) do Curso de Administração, a partir do 4.º semestre;

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Agendar e organizar atendimentos;

Auxiliar a chefia nas atividades do setor;

Atividades: Atendimento ao público interno e externo;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Utilizar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Gerar relatórios com informações acadêmicas;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos (planilhas, apresentações, certificados, etc.);

Apoiar a realização dos processos seletivos;

Conferir e manter a atualização dos dados acadêmicos dos discentes;

Auxiliar a chefia nas atividades competentes ao setor.

CAMPUS: Jaguaruana

CÓDIGO: 111

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Administração;

Auxiliar na organização e atividades da Coordenação de Administração e Planejamento – CAP;

Auxiliar na organização e elaboração de documentos, inclusive os eletrônicos, e planilhas eletrônicas;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos físicos e digitais (via SEI);

Auxiliar nas atividades de rotina do setor de Transporte;

Auxiliar nas atividades de rotina do setor de Patrimônio e Almoxarifado.

CAMPUS: Maranguape

CÓDIGO: 112

CURSO: Administração ou Economia

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre dos cursos: Administração ou Economia;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos, inclusive planilhas eletrônicas;

Tramitar, organizar, acompanhar e arquivar documentos e processos administrativos por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Auxiliar no planejamento de aquisições e contratações e na realização de pesquisas de preços de bens/serviços;

Auxiliar os setores requisitantes nas etapas do processo licitatório (envio de e-mails, contatos com fornecedores, elaboração de mapa de preços, pesquisa de editais e termos de referência, etc.);

Auxiliar no controle de bens e na realização de inventários de almoxarifado e patrimônio;

Auxiliar a chefia nas comunicações internas e externas.

CAMPUS: Paracuru

CÓDIGO: 113

CURSO: Administração ou Secretariado Executivo

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre dos cursos: Administração ou Secretariado Executivo;

Elaborar, tramitar, organizar e arquivar documentos e processos;

Auxiliar a chefia nas comunicações internas e externas.

CAMPUS: Ubajara

CÓDIGO: 114

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Administração com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e acompanhamento de planilhas orçamentárias, financeiras e licitações;

Acompanhamento e tramitação dos processos via SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Auxiliar na direção administrativa no acompanhamento dos processos que tramitam nos setores da Administração;

Atender servidores quanto ao direcionamento das demandas que se referem à Administração.

NÍVEL SUPERIOR 20 h

CAMPUS: Reitoria (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 201

CURSO: Artes Visuais, Design,

Design Gráfico,

Produção Multimídia ou Comunicação Social

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre dos cursos: Artes Visuais, Design, Design Gráfico, Produção Multimídia ou Comunicação Social;

Conceber e produzir conteúdos visuais para os materiais didáticos e instrucionais (livros, guias, tutoriais etc.) dos diversos cursos e projetos do Centro de Referência em EaD do IFCE – CREaD;

Planejar e produzir recursos gráficos para estruturação e alimentação do portal CREaD, bem como para divulgação de projetos, cursos, palestras, oficinas etc. nas diferentes mídias.

CAMPUS: Reitoria (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 202

CURSO: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Mídias Digitais

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 1.º semestre dos cursos: Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Mídias Digitais;

Executar atividades relacionadas à administração do ambiente virtual de aprendizagem Moodle: instalação, customização, criação e configuração da página inicial e dos cursos, gerenciamento dos usuários, designação de atribuições, instalação de plugins; postagem de material didático, avaliações e atividades;

Administrar e fornecer suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no apoio a usuários.

CAMPUS: Reitoria

(Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação)

CÓDIGO: 203

CURSO: Administração de Empresas ou áreas afins

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Administração de Empresas ou áreas afins;

Auxiliar com a compreensão e tramitação dos processos administrativos no departamento oportunizando o conhecimento da rotina de trabalho em uma instituição;

Auxiliar no mapeamento de processos gerenciais;

Auxiliar na realização da gestão de riscos contribuindo para a identificação de “gargalos” e melhorias para com os processos de Tecnologia da Informação;

Monitoramento dos processos e ações da área de Tecnologia da Informação;

Realizar o acompanhamento de metas e indicadores;

Colaborar com o levantamento de informações que possam contribuir com as atividades desenvolvidas no departamento e com o desenvolvimento de trabalhos vinculados às rotinas administrativas.

CAMPUS: Reitoria (Pró-Reitoria de Administração e Planejamento)

CÓDIGO: 204

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Administração;

Atendimento ao público;

Auxiliar/cooperar no atendimento telefônico prestando informações sobre os serviços prestados no departamento e suas coordenadorias;

Relacionamento interpessoal através do contato com público interno e externo;

Organização e localização de arquivos físicos e digitalizados;

Auxiliar na gestão de bens;

Auxiliar no controle do arquivo;

Auxiliar na emissão de relatórios em geral;

Auxiliar na elaboração e conferência de relatórios/planilhas;

Demais atividades afins do cargo.

CAMPUS: Reitoria (Pró-Reitoria de Ensino)

CÓDIGO: 205

CURSO: Educação Física

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Bacharel em Educação Física;

Acompanhar as atividades de extensão junto ao Programa Qualidade de Vida do Servidor;

Planejar e realizar exercícios físicos nas modalidades de musculação, ginástica laboral e treinamento funcional para os servidores.

CAMPUS: Fortaleza (Av. Treze de Maio)

CÓDIGO: 206

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Administração;

Auxiliar o setor na elaboração e organização de documentos, tanto físicos como eletrônicos, bem como elaborar, tramitar, organizar e arquivar processos;

Auxiliar os setores nas comunicações externas e internas;

Auxiliar nos processos e procedimentos afeitos à área de seu conhecimento.

CAMPUS: Fortaleza (Av. Treze de Maio)

CÓDIGO: 207

CURSO: Contabilidade

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Contabilidade;

Auxiliar o setor na elaboração e organização de documentos, tanto físicos como eletrônicos, bem como elaborar, tramitar, organizar e arquivar processos;

Auxiliar os setores nas comunicações externas e internas;

Auxiliar nos processos e procedimentos afeitos à área de seu conhecimento.

CAMPUS: Fortaleza (Av. Treze de Maio)

CÓDIGO: 208

CURSO: Engenharia Civil

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Engenharia Civil;

Auxiliar na recepção das demandas de infraestrutura, acompanhamento das obras de construção e reforma e demais processos e procedimentos afeitos à área de seu conhecimento.

CAMPUS: Fortaleza (Av. Treze de Maio)

CÓDIGO: 209

CURSO: Gestão de Pessoas

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Gestão de Pessoas;

Auxiliar o setor na elaboração e organização de documentos, tanto físicos como eletrônicos, bem como elaborar, tramitar, organizar e arquivar processos;

Auxiliar os setores nas comunicações externas e internas;

Auxiliar nos processos e procedimentos afeitos à área de seu conhecimento.

CAMPUS: Canindé

CÓDIGO: 210

CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Design Gráfico ou áreas afins

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Preferencialmente estar cursando a partir do 2.º semestre dos cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Design Gráfico ou áreas afins;

Ter domínio de edição e diagramação em programas on-line (ex: Canva) ou off-line (ex: Corel Draw, Illustrator, Photoshop, Gimp, etc.) de design e criação (ter um portfólio é diferencial);

Ter noções de fotografia e composição visual (preferível);

Ter noções básicas sobre redes sociais (Instagram e Facebook);

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Atender à demanda de criação e edição de artes digitais e gráficas (posts para redes sociais, cartazes, folders, banners), fotografias e vídeos.

CAMPUS: Cedro

CÓDIGO: 211

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Administração de Empresas;

Elaborar, tramitar, organizar e arquivar documentos e processos.

CAMPUS: Cedro

CÓDIGO: 212

CURSO: Informática

TOTAL DE VAGAS: 4

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 14

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação;

Realizar atividades relacionadas ao suporte de Informática;

Digitar, digitalizar e organizar de documentos, formulários, pastas e planilhas.

CAMPUS: Cedro

CÓDIGO: 213

CURSO: Pedagogia

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Pedagogia;

Elaborar, digitar e digitalizar documentos e pastas, organizar encontros, atendimentos e planilhas;

Auxiliar com as demandas pedagógicas de docentes e discentes;

Participar das reuniões de Ensino, dando apoio e suporte à DIREN, CTP e Coordenações de Curso.

CAMPUS: Crateús

CÓDIGO: 214

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre do Curso de Administração;

Auxiliar na organização e atividades do Departamento de Administração e Planejamento (DAP) e coordenadorias do departamento;

Auxiliar na organização e elaboração de documentos, inclusive os eletrônicos, e planilhas eletrônicas;

Auxiliar nas atividades do setor de Compras;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos físicos e digitais (via SEI);

Utilizar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Rotina de compreensão dos processos administrativos no departamento, oportunizando o conhecimento de trabalho em uma instituição;

Colaborar com o levantamento de informações que possam contribuir com as atividades desenvolvidas no departamento e coordenadorias do DAP e com o desenvolvimento de trabalhos para a identificação de gargalos e melhorias para com os processos da instituição;

Distribuição de processos SEI às unidades SEI conforme matéria e assunto;

Auxiliar as atividades de rotina do setor de Transporte;

Auxiliar em atividades de rotina do setor de Contratos;

Auxiliar a chefia do DAP nas atividades competentes ao setor.

CAMPUS: Crateús

CÓDIGO: 215

CURSO: Letras-Libras

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre do Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Letras – Libras, formação técnica ou extensão em tradução e interpretação de Libras e Português.;

Ter noções básicas sobre redes sociais (Instagram e Facebook);

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Atender às demandas de traduzir e interpretar artigos, livros, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;

Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

Assistência às atividades docentes e do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem.

CAMPUS: Crato

CÓDIGO: 216

CURSO: Administração ou Administração Pública

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre dos cursos: Administração ou Administração Pública;

Elaborar, tramitar, organizar e arquivar documentos e processos;

Auxiliar a chefia nas comunicações internas e externas.

CAMPUS: Crato

CÓDIGO: 217

CURSO: Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Informática ou afins

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre dos cursos: Sistemas de Informação, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Informática ou afins;

Realizar atividades relacionadas ao suporte de Informática.

CAMPUS: Horizonte (Centro de Referência em Educação a Distância)

CÓDIGO: 218

CURSO: Pedagogia ou Licenciaturas

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Pedagogia ou Licenciaturas;

Prestar assistência e assessoramento aos programas e projetos vinculados ao CREaD, no acompanhamento e avaliação dos processos educacionais relacionados à modalidade a distância;

Contribuir com o planejamento e a implementação de projetos pedagógicos nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem;

Acompanhar a oferta e o planejamento de cursos/disciplinas ofertados na modalidade a distância.

Acompanhar e assistir docentes e tutores no desenvolvimento de suas atividades;

Colaborar na produção de materiais instrucionais (orientações, guias, material de apoio).

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 219

CURSO: Educação Física

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Educação Física;

Realização de avaliação física, prescrição de atividades de treinamento e musculação, prescrição de treino aeróbico e prescrição de treinamento funcional;

Auxílio nas atividades esportivas desenvolvidas pelo campus em ações e eventos.

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 220

CURSO: Letras

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Letras;

Auxiliar a Direção de Ensino em suas demandas;

Manter contato com discentes e docentes, a fim de contribuir na resolução de demandas;

Dar apoio à Assistente de Alunos em demandas dos Cursos Técnicos Integrados;

Atender às demandas pedagógicas que os membros do Departamento de Ensino solicitarem.

Apoio nas atividades da Coordenadoria Técnico-Pedagógica.

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 221

CURSO: Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Automação Industrial, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia da Computação

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º ano dos cursos: Tecnologia em Mecatrônica Industrial, Tecnologia em Automação Industrial, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Controle e Automação ou Engenharia da Computação;

Modelagem em computação gráfica para impressão 3D;

Montagem e manutenção de máquinas/ferramentas elétricas;

Instalação de sistemas computacionais;

Monitoria no Laboratório IF Maker;

Auxílio na produção de treinamentos aos alunos do IF Maker.

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 222

CURSO: Pedagogia

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia;

Acompanhar os e-mails da CTP e encaminhar mensagens eletrônicas;

Acompanhar os processos da CTP no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

Propor sugestões para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem;

Participar e contribuir nas formações pedagógicas, reuniões e demais eventos da CTP, além de redigir atas e relatórios sobre os mesmos;

Participar de intervenções pedagógicas junto ao corpo discente e ao corpo docente com o apoio dos membros da CTP;

Contribuir com as demandas burocráticas da CTP.

CAMPUS: Juazeiro do Norte

CÓDIGO: 223

CURSO: Libras

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) do Curso Superior de Libras;

Realizar tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais em reuniões, documentos e em atendimento de pessoas surdas no Núcleo de Acessibilidade de Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE e/ou outros setores administrativos do campus.

CAMPUS: Juazeiro do Norte

CÓDIGO: 224

CURSO: Matemática

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) do Curso de Licenciatura em Matemática, cursando a partir do 4.º semestre;

Realizar atividades de assessoramento aos tutores das disciplinas do curso, no que se refere ao monitoramento e acompanhamento das atividades virtuais disponibilizadas na plataforma Moodle.

CAMPUS: Juazeiro do Norte

CÓDIGO: 225

CURSO: Pedagogia

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Pedagogia com conhecimento em Educação Especial;

Realizar atividades de apoio pedagógico para acompanhamento de alunos(as) com necessidades educacionais específicas.

CAMPUS: Juazeiro do Norte

CÓDIGO: 226

CURSO: Serviço Social

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Bacharelado em Serviço Social;

Auxiliar nas atividades operacionais do Serviço Social na Coordenação de Assuntos Estudantis – CAE.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 227

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre do Curso de Administração;

Auxiliar na elaboração e acompanhamentos de planilhas orçamentárias, financeiras e licitações;

Acompanhamento e tramitação dos processo via SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Realizar cotação de preços em plataformas indicadas pela coordenação;

Auxiliar a Coordenação de Aquisições e Contratos no acompanhamento dos processos que tramitam nos setores da Administração;

Atender servidores quanto a direcionamento das demandas que se referem à Administração.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 228

CURSO: Letras – Libras

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre dos cursos: Bacharelado em Letras – Libras, formação técnica ou extensão em tradução e interpretação de Libras e Português;

Ter noções básicas sobre redes sociais (Instagram e Facebook);

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Atender às demandas de traduzir e interpretar artigos, livros, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;

Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 229

CURSO: Pedagogia

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia;

Acompanhar os e-mails da Coordenadoria Técnico Pedagógica (CTP) e encaminhar mensagens eletrônicas;

Acompanhar os processos da CTP no Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

Propor sugestões para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem;

Participar e contribuir das formações pedagógicas, reuniões e demais eventos da CTP, além de redigir atas e relatórios sobre os mesmos;

Participar de intervenções pedagógicas junto ao corpo discente e ao corpo docente com o apoio dos membros da CTP;

Contribuir com as demandas burocráticas da CTP;

Manter contato com discentes e docentes, a fim de contribuir na resolução de demandas;

Dar apoio à Assistente de Alunos em demandas dos Cursos Técnicos Integrados;

Atender às demandas pedagógicas que os membros da CTP solicitarem;

Apoio nas atividades da CTP.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 230

CURSO: Licenciatura em Química ou Tecnólogo em Alimentos

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º semestre dos cursos: Licenciatura em Química ou Tecnólogo em Alimentos;

Acompanhamento de aulas práticas;

Auxiliar nas análises e ensaios laboratoriais, físico-químicas e biológicas, avaliando e confrontando parâmetros contratuais, valendo-se de amostras sólidas, líquidas e gasosas, utilizando vidrarias e equipamentos de laboratório, e organizando o ambiente para aulas e pesquisas;

Preparo de soluções;

Organização de reagentes.

CAMPUS: Quixadá

CÓDIGO: 231

CURSO: Educação Física

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Educação Física;

Realização de avaliação física, prescrição de atividades de treinamento de musculação, prescrição de treino aeróbico e prescrição de treinamento funcional;

Auxílio nas atividades esportivas desenvolvidas pelo campus, em ações e eventos.

CAMPUS: Quixadá

CÓDIGO: 232

CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre dos cursos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Software ou Sistemas de Informação;

Desenvolvimento de sistemas para apoio nas atividades internas do campus e aprimoramento dos serviços disponibilizados na Intranet.

CAMPUS: Sobral

CÓDIGO: 233

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 5

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 14

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 9

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 4.º semestre do Curso de Administração;

Acompanhamento e tramitação dos processos via SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Auxiliar as Coordenações de Curso no acompanhamento dos processos que por elas tramitam;

Atender a alunos e docentes, quanto ao direcionamento das demandas que se referem às Coordenações de Curso.

CAMPUS: Sobral

CÓDIGO: 234

CURSO: Direito

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre do Curso de Direito;

Elaborar, tramitar, organizar e arquivar documentos e processos;

Auxiliar a chefia nas comunicações internas e externas.

CAMPUS: Sobral

CÓDIGO: 235

CURSO: Jornalismo ou Comunicação Social

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 5.º semestre dos cursos: Jornalismo ou Comunicação Social;

Auxiliar na elaboração de notícias de forma objetiva para divulgação; na adequação da linguagem ao veículo; nas entrevistas junto às fontes de informação; na seleção de dados; no confronto de dados, fatos e versões; na apuração e pesquisas de informações; na descrição de textos jornalísticos; na captação de imagens jornalísticas; na gravação de entrevistas jornalísticas; na ilustração de matérias jornalísticas; na edição de informações; no questionamento, interpretação e hierarquização de informações; na contextualização de fatos; na organização e formatação de matérias jornalísticas; no abastecimento e acesso a banco de dados, imagens e sons; na execução de outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional;

Edição de vídeos.

CAMPUS: Sobral

CÓDIGO: 236

CURSO: Letras – Libras

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Bacharelado em Letras – Libras, formação técnica ou extensão em tradução e interpretação de Libras e Português;

Atender às demandas para auxiliar na tradução e interpretar artigos, livros, assim como em conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;

Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

CAMPUS: Tauá

CÓDIGO: 237

CURSO: Administração

TOTAL DE VAGAS: 3

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Graduando(a) em Administração, a partir do 4.º semestre;

Ter boa relação interpessoal, disponibilidade, proatividade, organização e iniciativa para aprender;

Atendimento ao público interno e externo;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Utilizar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Gerar relatórios com informações acadêmicas;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos (planilhas, apresentações, certificados, etc.);

Apoiar a realização dos processos seletivos;

Conferir e manter a atualização dos dados acadêmicos dos discentes;

Auxiliar a chefia nas atividades competentes ao setor.

ESTÁGIO DE ENSINO MÉDIO – 30 h

CAMPUS: Ubajara

CÓDIGO: 301

CURSO: Ensino Médio

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) do 3.º ano do Ensino Médio com conhecimento em Informática;

Auxiliar na organização do setor de Infraestrutura;

Auxiliar na elaboração e acompanhamento de planilhas do setor;

Acompanhamento e tramitação dos processos via SEI (Sistema Eletrônico de Informações);

Auxiliar no acompanhamento dos serviços de infraestrutura do campus.

ESTÁGIO DE ENSINO MÉDIO – 20 h

CAMPUS: Reitoria (Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação)

CÓDIGO: 401

CURSO: Ensino Médio

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Conhecimento básico em Windows;

Conhecimento básico em sistemas Linux;

Noções de redes de computadores (hubs, switches, roteadores, protocolos, máscara de sub-rede, etc.);

Conhecimento em hardware de computadores (troca de periféricos, aplicação de pasta térmica, instalação de memória RAM, etc.);

Inglês básico;

Instalar e configurar impressoras, computadores, scanners, telefones, etc.;

Auxiliar os diversos setores presentes na Reitoria na movimentação de equipamentos de TI;

Atender telefonemas e direcionar usuários acerca de procedimentos necessários;

Atender aos servidores TAEs e Docentes conforme orientações do setor CST e COIR.

CAMPUS: Acopiara

CÓDIGO: 402

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre, com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Agendar e organizar atendimentos.

CAMPUS: Cedro

CÓDIGO: 403

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico, a partir do 3.º semestre, com conhecimento em Informática.

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Agendar e organizar atendimentos.

CAMPUS: Crateús

CÓDIGO: 404

CURSO: Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Libras

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 1

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 1

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 1

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Libras;

Atender às demandas de traduzir e interpretar artigos, livros, bem como traduzir e interpretar palavras, conversações, narrativas, palestras, atividades didático-pedagógicas em outro idioma, reproduzindo Libras ou na modalidade oral da Língua Portuguesa o pensamento e intenção do emissor;

Assessorar nas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

Assistência às atividades docentes e do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem.

CAMPUS: Crato

CÓDIGO: 405

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos.

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 406

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 4

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 14

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Suporte ao departamento no que diz respeito à confecção de documentos como solicitações e declarações, entre outros;

Digitação de dados em planilhas;

Atendimento ao público.

CAMPUS: Iguatu

CÓDIGO: 407

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 2

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 9

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Informática;

Realizar atividades relacionadas ao suporte de Informática.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 408

CURSO: Ensino Médio

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) a partir do 1.º ano do Ensino Médio;

Atuar no ambiente da Biblioteca do campus/Anexo em atividades inerentes ao setor.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 409

CURSO: Técnico em Edificações

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso Técnico em Edificações;

Leitura e interpretação de plantas;

Levantamento de quantitativos em projetos;

Acompanhamento de diagnóstico de demandas e serviços de infraestrutura;

Apoio às atividades da Coordenação de Infraestrutura.

CAMPUS: Limoeiro do Norte

CÓDIGO: 410

CURSO: Técnico em Informática

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso Técnico em Informática;

Conhecimento básico em Windows (formatação, instalação, particionamento, instalação de drivers, configuração de rede, mapeamento de unidade de rede, etc.);

Auxiliar os diversos setores presentes no Campus Limoeiro do Norte e Anexos na movimentação de equipamentos de TI;

Instalar e configurar impressoras, computadores, scanners, telefones, etc.;

Noções de redes de computadores (hubs, switches, roteadores, protocolos, máscara de sub-rede, etc.);

Conhecimento em hardware de computadores (troca de periféricos, aplicação de pasta térmica, instalação de memória RAM, etc.);

Atender os servidores.

CAMPUS: Maracanaú

CÓDIGO: 411

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 9

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 35

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 14

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Agendar e organizar atendimentos.

CAMPUS: Maracanaú

CÓDIGO: 412

CURSO: Técnico em Edificações

TOTAL DE VAGAS: CR

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 3.º semestre do Curso Técnico em Edificações;

Leitura e interpretação de plantas;

Acompanhamento de diagnóstico de demandas e serviços de infraestrutura;

Apoio às atividades da Coordenação de Infraestrutura.

CAMPUS: Maranguape

CÓDIGO: 413

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º ano do Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Informática;

Auxiliar no andamento de atividades/processos internos do Departamento de Ensino;

Auxiliar com a compreensão dos processos administrativos nos setores oportunizando o conhecimento da rotina de trabalho no Departamento de Ensino;

Tramitar, organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Realizar atendimento ao público para empréstimos e devolução de livros;

Auxiliar na catalogação de títulos bibliográficos.

CAMPUS: Pecém

CÓDIGO: 414

CURSO: Ensino Médio/Técnico

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Médio/Técnico com conhecimento em Informática;

Auxiliar na elaboração e organização de documentos;

Organizar e arquivar documentos e processos administrativos;

Agendar e organizar atendimentos.

CAMPUS: Pecém

CÓDIGO: 415

CURSO: Técnico em Eletromecânica

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: Aluno(a) de Ensino Técnico em Eletromecânica;

Auxiliar na manutenção dos Laboratórios de Soldagem, CNC e Usinagem;

Organizar o uso destes laboratórios na área de Mecânica;

Acompanhar e prestar suporte, no que for possível, às aulas práticas de laboratório.

CAMPUS: Ubajara

CÓDIGO: 416

CURSO: Ensino Médio

TOTAL DE VAGAS: 1

VAGAS HOMOLOGADAS AC: 5

VAGAS HOMOLOGADAS CN: 5

VAGAS HOMOLOGADAS PcD: 5

PERFIL EXIGIDO E ATIVIDADES: A partir do 2.º ano do Ensino Médio com conhecimento em Informática;

Auxiliar com a compreensão dos processos administrativos no Departamento de Ensino, oportunizando o conhecimento da rotina de trabalho nesse setor;

Colaborar com o levantamento de informações que possam contribuir com as atividades desenvolvidas e com o desenvolvimento de trabalhos vinculados às rotinas administrativas, contribuindo para a identificação de gargalos e melhorias para com os processos do Departamento de Ensino;

Auxiliar alunos quanto às demandas solicitadas;

Acompanhar o setor de Protocolo, fazendo os encaminhamentos necessários para os setores pertinentes.

(*) De acordo com o Decreto N.º 9.739, de 28 de março de 2019, a quantidade máxima de candidatos(as) aprovados(as) respeitará os(as) candidatos(as) empatados(as) na última classificação.ANEXO II – QUADRO DA ORDEM DE CONVOCAÇÃO DAS VAGAS DE AMPLA CONCORRÊNCIA E RESERVADAS PARA CANDIDATOS(AS) NEGROS(AS) PRETOS(AS), NEGROS(AS) PARDOS(AS) E COM DEFICIÊNCIA.

ANEXO II – QUADRO DA ORDEM DE CONVOCAÇÃO DAS VAGAS DE AMPLA CONCORRÊNCIA E RESERVADAS PARA CANDIDATOS(AS) NEGROS(AS) PRETOS(AS), NEGROS(AS) PARDOS(AS) E COM DEFICIÊNCIA.

TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO FIRMADO

TIPO DE VAGA

1.º

AC

2.º

AC

3.º

CN

4.º

AC

5.º

CN

6.º

AC

7.º

AC

8.º

AC

9.º

CN

10.º

PcD

11.º

AC

12.º

CN

13.º

AC

14.º

AC

15.º

CN

16.º

AC

17.º

AC

18.º

AC

19.º

CN

20.º

PcD

ANEXO III – AUTODECLARAÇÃO DE CANDIDATO(A) NEGRO(A) PRETO(A) OU NEGRO(A) PARDO(A)

Nome do(a) candidato(a): _________________________________________________

CPF: __________________________________________________________________

Protocolo de inscrição: ___________________________________________________

Área: ________________________________________________________________

Declaro, junto ao IFCE, para os fins de concorrer às vagas reservadas para os candidatos (as) negros(as), nos termos do Decreto Federal N.º 9.427/2018, que sou negro(a) preto(a) ou negro(a) pardo(a), comprometendo-me a comprovar tal condição perante a Comissão Especial de Heteroidentificação, designada pelo IFCE, quando solicitado(a), sob pena de perder o direito à reserva de vaga.

As informações prestadas nesta declaração são de minha inteira responsabilidade e, na hipótese de constatação de declaração falsa, estou ciente de que serei eliminado(a) do Processo de Seleção, sem prejuízo de outras sanções cabíveis.

_________________, ____ de __________________ de 2022.

_______________________________________

Assinatura do(a) candidato(a)

ANEXO IV – VALORES DA BOLSA-ESTÁGIO E CARGA HORÁRIA

ESCOLARIDADE

20 HORAS SEMANAIS

30 HORAS SEMANAIS

ENSINO MÉDIO

R$ 486,05

R$ 694,36

ENSINO SUPERIOR

R$ 787,98

R$ 1.125,69

AUXÍLIO-TRANSPORTE

R$ 10,00 por dia (R$ 220,00 por mês)

ANEXO V – LISTA DE DOCUMENTOS PARA INGRESSO

TCE (Termo de Compromisso de Estágio – via original)

Resumo funcional (disponibilizado pelo IFCE previamente à assinatura do TCE)

CÓPIA DO RG

CÓPIA DO CPF

CERTIDÃO DE QUITAÇÃO ELEITORAL emitida no site do Tribunal Superior Eleitoral (obrigatória para maiores de 18 anos)

CÓPIA DO CERTIFICADO DE RESERVISTA (obrigatória para estagiários do gênero masculino maiores de 18 anos)

CÓPIA DO COMPROVANTE DE ENDEREÇO ATUAL (em nome do(a) estagiário(a) ou, na ausência, em nome de um dos genitores, pai ou mãe)

COMPROVANTE DA CONTA BANCÁRIA EM NOME DO(A) ESTAGIÁRIO(A) (a conta deverá ser do tipo conta-salário e o(a) estagiário(a) como único titular)

Obs.: o(a) estagiário(a) poderá escolher o banco dentre os abaixo relacionados,

credenciados pelo Ministério do Planejamento (credenciamento N.º 1/2015- CENTRAL/MP, DOU 15/02/2016, Seção 3, pág. 106), sendo aceitos como comprovante de

conta corrente: cópia do cartão, do extrato bancário ou do contrato, desde que contenham o número da agência, o número da conta corrente e os dados do(a) titular.

BANCOS CREDENCIADOS:

756 – BANCO COOPERATIVO DO BRASIL S/A (BANCOOP)

041 – BANCO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL S/A (BANRISUL)

001 – BANCO DO BRASIL S/A (BB)

237 – BANCO BRADESCO S/A (BRADESCO)

104 – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)

269 – HSBC BANK BRASIL S/A (HSBC)

341 – BANCO MÚLTIPLO e ITAÚ UNIBANCO S/A (ITAÚ)

033 – BANCO SANTANDER (BRASIL) S/A (SANTANDER)

748 – BANCO COOPERATIVO SICREDI S/A (SICREDI)

DECLARAÇÃO ORIGINAL DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO de que está regularmente matriculado(a)

FOTO 3×4

ANEXO VI – CRONOGRAMA

RESPONSÁVEL

ATIVIDADE

PERÍODO

CIEE

Divulgação do Edital e Anexos.

14/03/2022

Candidato(a)

Início das inscrições e upload do Histórico Acadêmico.

14 a 24/03/2022

Candidato(a)

Período para impugnação do Edital.

14 a 16/03/2022

IFCE

Análise dos pedidos de impugnação.

até 18/03/2022

CIEE

Divulgação da análise dos pedidos de impugnação.

21/03/2022

CIEE

Publicação da lista preliminar de inscrições deferidas e indeferidas no portal do CIEE.

28/03/2022

Candidato(a)

Período para interposição de recurso contra o resultado preliminar das inscrições.

28 a 30/03/2022

CIEE

Análise dos recursos recebidos contra o resultado preliminar das inscrições.

31/03/2022

CIEE

Publicação da lista definitiva de inscrições deferidas e das respostas aos recursos.

04/04/2022

CIEE

Publicação do resultado preliminar do Processo de Seleção com as notas de cada candidato(a).

05/04/2022

Candidato(a)

Período para interposição de recurso contra o resultado preliminar do Processo de Seleção.

05 a 07/04/2022

CIEE

Publicação e convocação dos(as) candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as) pretos(as)/pardos(as) aprovados(as) para envio da documentação referente ao procedimento de heteroidentificação;

08/04/2022

Publicação das respostas aos recursos contra o resultado preliminar do Processo de Seleção.

Candidato(a)

Envio da documentação referente ao procedimento de heteroidentificação.

08 a 11/04/2022

Comissão de Heteroidentificação

Análise da documentação referente ao procedimento de heteroidentificação.

13 a 19/04/2022

CIEE

Publicação do resultado do procedimento de heteroidentificação.

25/04/2022

Candidato(a)

Período para interposição de recurso contra o resultado do procedimento de heteroidentificação.

25 a 27/04/2022

Comissão Recursal

Análise e julgamento dos recursos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação.

28/04 a 02/05/2022

CIEE

Publicação do resultado definitivo do Processo de Seleção; Publicação das respostas aos recursos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação.

04/05/2022

Com informações do Diário Oficial da União

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