Inventários de Gases de Efeito Estufa preparam STJ para ações de descarbonização

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) publicou em julho, na página Transparência e Prestação de Contas, os seus Inventários de Gases de Efeito Estufa (IGEE-STJ) de 2019 a 2024. O levantamento, com informações detalhadas sobre as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelas atividades da corte, possibilitará a revisão da versão inicial do Plano de Descarbonização do STJ (PDesc-STJ), publicado em fevereiro de 2025. 

As publicações cumprem duas resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ): 400/2021, que dispõe sobre a política de sustentabilidade no Judiciário e prevê a elaboração de um plano de compensação ambiental até 2030, e 594/2024, que institui o Programa Justiça Carbono Zero

Segundo o assessor-chefe substituto da Assessoria de Gestão Sustentável (AGS), Cristiano Nascimento, a elaboração dos inventários de GEE reflete o compromisso do STJ com a implementação de ações efetivas de sustentabilidade. "O IGEE-STJ é uma ferramenta técnica que permite identificar e mensurar as fontes mais relevantes de emissões de gases de efeito estufa, facilitando a definição de ações de redução e, posteriormente, ações de compensação", explicou.  

Esse diagnóstico – acrescentou – é fundamental para a revisão e o aperfeiçoamento das estratégias formalizadas no PDesc-STJ, visando a neutralização das emissões do tribunal até 2030. 

Levantamento contou com a participação do corpo funcional

Os dados levantados indicam que o STJ teve uma média de emissões anuais de quase 5 mil tCO2e, que é a unidade utilizada para medir a equivalência de gases de efeito estufa em toneladas de dióxido de carbono. Foram contabilizadas desde emissões geradas pelo consumo de combustíveis e energia, recarga de extintores, viagens aéreas e descarte de resíduos, até as relacionadas aos deslocamentos dos servidores e demais colaboradores de suas residências até o tribunal. 

O levantamento das emissões provenientes do deslocamento casa-trabalho, por meio de um questionário online, teve a participação de 2.785 servidores, terceirizados e estagiários, o equivalente a 55% do corpo funcional do STJ. 

Em 2024, a empresa Sinergia Engenharia foi contratada pelo STJ para a elaboração dos inventários de 2019 a 2023. Todo o levantamento seguiu as especificações do Programa Brasileiro GHG Protocol.  

A coleta de dados foi iniciada com uma palestra online de sensibilização em novembro de 2024 e com divulgação intensa do questionário de deslocamento casa-trabalho, de outubro de 2024 a fevereiro de 2025. Em setembro, será realizado um evento com a empresa contratada para apresentação oficial dos resultados desse trabalho.

Conheça os inventários:

Inventário de Gases de Efeito Estufa 2019-2023 

Inventário de Gases de Efeito Estufa 2024

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.