37 anos da Constituição: em entrevista, presidente do STJ fala sobre papel e desafios da corte

Em comemoração aos 37 anos da Constituição Federal, completados neste domingo (5), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, concedeu uma entrevista em que destacou o papel da corte na consolidação do sistema jurídico brasileiro.

O ministro abordou os avanços trazidos pela Constituição Cidadã e o contexto histórico da criação do STJ como instância responsável por garantir a aplicação uniforme da legislação federal infraconstitucional.

Na entrevista, o presidente do STJ falou ainda sobre a importância dos recursos repetitivos e os desafios enfrentados pelo tribunal diante da sobrecarga de processos. Herman Benjamin também comentou o filtro de relevância do recurso especial e as medidas adotadas pela corte, como a convocação de juízes auxiliares temporários, para otimizar o trabalho e assegurar mais agilidade nas decisões.

Clique para assistir à entrevista na íntegra:

rn  

rn

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.