Espaço Cultural STJ promove lançamento de livro sobre Seguridade Social, no dia 20 de novembro

O Espaço Cultural STJ sedia, no dia 20 de novembro, das 18h30 às 21h, o lançamento do livro "A (in)seguridade social no Brasil – desafios para uma seguridade 4.0", de autoria de Thais Maria Riedel de Resende Zuba e prefácio de João Paulo Bachur. O evento vai acontecer na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mezanino do Edifício dos Plenários (segundo andar).

Com apresentação da ministra do STJ Assusete Magalhães, a obra aborda a evolução histórica e legislativa dos riscos sociais protegidos pela seguridade social e traz novas reflexões sobre as matérias que devem ser objeto de proteção.

Segundo a ministra, o livro parte de uma visão constitucional e do conceito de estado do bem-estar social para identificar a progressiva desconfiguração da seguridade social por reformas decorrentes de uma percepção neoliberal e amparadas na alegada necessidade de ajuste fiscal.

Nesse contexto, a autora reforça que é preciso repensar os modelos tributário, trabalhista e previdenciário, a fim de readequá-los às novas realidades contemporâneas e tecnológicas. Ela ainda propõe o aprimoramento do estado social para um estado previdente, com a construção de uma seguridade social 4.0, capaz de proteger a população na era digital.

Informações adicionais sobre o lançamento podem ser obtidas na Secretaria de Documentação do STJ, nos telefones (61) 3319-8521 / 8169 / 8460.

Os profissionais de imprensa (foto e vídeo) interessados em cobrir o evento devem se credenciar previamente, enviando nome, CPF e identificação do veículo para [email protected].

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também!