A extinção de quatro varas no Paraná é medida determinada pelo CSJT, como consequência dos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho.
17/03/2022 – O vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná, desembargador Arion Mazurkevic, recebeu o prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, e o deputado federal Sergio Souza. A reunião realizou-se no último dia 10 de março. O prefeito e o parlamentar reivindicaram a permanência da Vara do Trabalho no município, apesar da redução da movimentação processual registrada nos últimos anos.
Conforme esclareceu o desembargador, a extinção de Varas do Trabalho (no total de 4 no Paraná) não se trata de iniciativa do TRT da 9ª Região, mas medida determinada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), de âmbito federal, consequência dos cortes orçamentários impostos à Justiça do Trabalho.
O TRT, afirmou o vice-presidente, é sensível aos argumentos em defesa da manutenção da Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul, região que, segundo sustentaram o prefeito e o deputado, tem vários novos projetos de desenvolvimento econômico que deverão resultar, a médio prazo, na necessidade da atuação do Judiciário para equilíbrio das relações de trabalho. “O tribunal estudará com cuidado e sensibilidade os argumentos apresentados e as alternativas possíveis para a situação”, disse o desembargador.
Participaram da reunião os juízes auxiliares da Presidência, Luciano Augusto de Toledo Coelho, e da Corregedoria, Marcos Blanco, além do secretário geral da Presidência, Eduardo Silveira Rocha, o diretor-geral do Tribunal, Sandro Alencar Furtado, e a secretária-geral judiciária, Yonara Yoko Pozzolo.
Fonte: TRT da 9ª Região (PR)