[
EDITAL Nº 52, DE 20 DE AGOSTO DE 2021
Chamada Pública. Processo nº 23000.017882/2021-81. OBJETO: Seleção de servidores para atuação em projetos de colaboração técnica no Ministério da Educação.
A Subsecretária de Assuntos Administrativos da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação – SAA/SE/MEC torna pública a abertura de processo seletivo de servidores para atuação em projeto de colaboração técnica em conformidade com o art. 26-A da Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, e com o art. 30 da Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, nos seguintes termos:
1. DA FINALIDADE
1.1 Selecionar servidores para atuar no projeto “SERES em Estudos”, que visa estudar todos os fluxos processuais, as metodologias, os instrumentos de análise e os indicadores vigentes e aperfeiçoá- los, especialmente por meio da utilização de inovações tecnológicas, de modo a impactar positivamente na alocação de pessoal e na análise de processos em andamento no âmbito da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES.
2. DO PÚBLICO ALVO
2.1 Poderão participar desta chamada pública os(as) servidores(as) públicos(as) federais que integram o Plano de Carreira e Cargos de Magistério Federal, regido pela Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, e o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE, regido pela Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005.
2.2 O disposto no subitem 2.1 aplica-se somente a servidores aprovados no estágio probatório do respectivo cargo.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições para o processo seletivo serão efetuadas até as 23h59 do dia 8/9/2021, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, cuja forma de acesso será indicada na seção “Editais SAA” do portal do Ministério da Educação,endereço https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-executiva/editais-saa nos termos do modelo constante do ANEXO I deste Edital.
3.2 Cada candidato(a) poderá inscrever-se para apenas 1 (um) dos perfis disponibilizados no ANEXO II.
3.3 A SAA/SE/MEC não se responsabiliza por problemas ocasionados pela falha de acesso à Internet por parte do candidato, não sendo admitida a extensão de prazo.
4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
4.1 A seleção dos(as) candidatos(as) será realizada em 2 (duas) etapas:
Etapa I – Análise Curricular.
Etapa II – Entrevista.
4.2 Critérios e pontuação das Etapas I e II do processo seletivo:
A análise curricular dos(as) candidatos(as) e as entrevistas serão realizadas por servidores pertencentes ao quadro de pessoal da SERES-MEC e coordenadas pela Subsecretaria de Assuntos Administrativos, com base nos critérios estabelecidos da tabela a seguir, considerando a especificidade de cada um dos perfis constantes do ANEXO II.
TABELA – CRITÉRIOS E PONTUAÇÃO PARA AS ETAPAS I E II
CARGO EFETIVO |
Critérios |
Especificação |
Pontuação/por anos de experiência/curso e/ou anos comprovados |
Pontuação máxima |
Etapa I – Análise Curricular |
||||
Docentes e Técnicos Administrativos em Educação |
Formação Acadêmica |
Especialização |
05 |
05 |
Mestrado |
10 |
10 |
||
Doutorado |
15 |
15 |
||
Cursos de Capacitação |
Participação em eventos de capacitação nos últimos 5 (cinco) anos, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, nas áreas temáticas referentes ao perfil indicado na inscrição. |
04 |
20 |
|
Experiência Gerencial |
Experiência gerencial na área do perfil indicado na inscrição, nos últimos 10 (dez) anos, em atividades contínuas de pelo menos 1 (um) ano, considerando apenas a soma dos anos completos. |
01 |
10 |
|
Subtotal – Etapa I |
60 |
|||
Etapa II – Entrevista |
||||
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes |
20 |
|||
Experiência gerencial na área do perfil indicado na inscrição, nos últimos 10 (dez) anos, em atividades contínuas de pelo menos 1 (um) ano, considerando apenas a soma dos anos completos |
20 |
|||
Subtotal – Etapa II |
40 |
|||
Total de pontuação |
100 |
4.3 Os dados informados na tabela acima somente serão pontuados se devidamente identificados no currículo inserido na plataforma lattes: http://lattes.cnpq.br/.
4.4 No critério “Formação Acadêmica”, as titulações apresentadas serão pontuadas de forma cumulativa, sendo que apenas um título de cada tipo de pós-graduação será computado.
4.5 A “Etapa I – Análise Curricular” terá pontuação máxima de 60 pontos.
4.6 A “Etapa II – Entrevista” terá pontuação máxima de 40 pontos.
4.7 Serão selecionados para a “Etapa II – Entrevista” 3 (três) candidatos por vaga em cada perfil, conforme classificação na “Etapa I – Análise curricular”.
4.8 O processo seletivo será orientado pelo seguinte cronograma:
Atividades |
Prazos |
Etapa I |
|
Período de inscrições |
De 23/8/2021 a 8/9/2021 |
Período de análise curricular |
De 9/9/2021 a 17/9/2021 |
Publicação do resultado da Etapa I – análise curricular |
Dia 21/9/2021 |
Período para interposição de recurso contra o resultado da Etapa I |
De 22/9/2021 a 23/9/2021 |
Publicação do resultado do julgamento dos recursos e convocação dos candidatos(as) habilitados(as) para a Etapa II – Entrevista |
Dia 30/9/2021 |
Etapa II |
|
Data limite para envio da anuência prévia do diretor da unidade de exercício atual |
Até 23h59 do dia útil imediatamente anterior ao da entrevista |
Período de entrevistas (videoconferência) |
De 1º/10/2021 a 22/10/2021 |
Publicação do Resultado Final |
Dia 1º/11/2021 |
4.9 O(a) candidato(a) que desejar interpor recurso contra o resultado da “Etapa I – Análise Curricular” poderá fazê-lo mediante mensagem eletrônica para o endereço editalseres@mec.gov.br, no prazo estipulado no cronograma acima.
4.10 O(as) candidatos(as) habilitados(as) serão comunicados(as) pela SERES sobre data e horário da “Etapa II – Entrevista” (videoconferência), por meio de mensagem eletrônica ao endereço fornecido na inscrição, que também informará link e instruções para acesso.
4.11 Os(as) candidatos(as) habilitados(as) na Etapa I deverão enviar documento de identificação e anuência prévia do diretor da unidade de exercício atual conforme ANEXO III, por meio de mensagem eletrônica para o endereço editalseres@mec.gov.br até as 23h59 do dia útil anterior à data marcada para entrevista.
4.12 O resultado final trará pontuação e classificação final de todos(as) os(as) candidatos(as) participantes da “Etapa II – Entrevista”.
5. DOS PERFIS
5.1 Os perfis e suas especificações para os projetos estão apresentados no ANEXO II deste Edital.
6. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 O prazo de atuação dos(as) servidores(as) nos projetos definidos no presente Edital terá a vigência de até 12 meses para os(as) servidores(as) do Magistério Federal, e de até 48 meses para os(as) servidores(as) Técnico-Administrativos em Educação, conforme previsão legal.
6.2 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) no processo seletivo de que trata o presente Edital atuarão na modalidade teletrabalho, em regime de execução integral.
6.3 O processo de seleção será coordenado pelo Gabinete da SAA-MEC, em parceria com a SERES-MEC.
6.4 Após o cumprimento das etapas previstas neste Edital de Seleção, a SAA adotará as providências necessárias à movimentação dos(as) servidores(as) selecionados(as), que incluirá a assinatura de Termo de Colaboração Técnica entre o Ministério da Educação e a instituição correspondente, para formalizar a colaboração técnica a ser prestada pelo(a) servidor(a) selecionado(a), acompanhado de Plano de Trabalho, que conterá as seguintes informações: descrição do projeto e objetivos a serem alcançados; atividades a serem desenvolvidas pelo(a) servidor(a); e cronograma de execução detalhado com indicação de data prevista para início e término das atividades a serem desenvolvidas durante a vigência do acordo.
6.5 Os casos omissos e situações não previstas serão tratados pelo Gabinete da Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria-Executiva do MEC.
6.6 Os anexos a este Edital serão disponibilizados na seção “Editais SAA” do portal do Ministério da Educação, no endereço https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-executiva/editais-saa.
CARLA BAKSYS PINTO
Subsecretária de Assuntos Administrativos
ANEXO I
FORMULÁRIO ELETRÔNICO DE INSCRIÇÃO
(Link disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-executiva/editais-saa)
1. DADOS PESSOAIS |
|
Nome: |
Matrícula Siape: |
CPF: |
RG: |
Endereço: |
|
Cidade/Estado: |
CEP: |
Telefone Celular: |
Telefone residencial: |
E-mail: |
1.1 Dados da Seleção |
Perfil Pretendido: (Informe se PCCTAE ou Carreira do Magistério Federal) |
2. CURRÍCULO E AUTODECLARAÇÃO DE PONTUAÇÃO |
||||
Linkdireto para o currículo Lattes: |
||||
Critérios |
Especificação |
Pontuação/por anos de experiência/ cursoe/ou anos comprovados(A) |
Unidades (B) |
Total (A x B) |
Etapa I – Análise Curricular |
||||
Formação Acadêmica |
Especialização. Máx. 5 pontos. |
05 |
||
Mestrado. Máx. 10 pontos. |
10 |
|||
Doutorado. Máx. 15 pontos. |
15 |
|||
Participação em eventos de capacitação nos |
||||
Cursos de Capacitação |
últimos 5 (cinco) anos, com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, nas áreas temáticas referentes ao perfil indicado na inscrição. Máx. 20 pontos. |
04 |
||
Experiência Gerencial |
Experiência gerencial na área do perfil indicado na inscrição, nos últimos 10 (dez) anos, em atividades contínuas de pelo menos 1 (um) ano, considerando apenas a soma dos anos completos. Máx. 10 pontos. |
01 |
3. OUTRAS INFORMAÇÕES |
Descrever, de forma clara e concisa, as 2 (duas) realizações profissionais mais importantes/com êxitos nas áreas mencionadas no item nº 5 (Experiências Profissionais). Limite 20 linhas. |
ANEXO II
PERFIS
PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO – PCCTAE
Perfil |
Projeto |
Atividades a seremdesempenhadas |
Perfil desejado |
Produto a ser entregue |
Prazo de entrega |
Quantidade de vagas |
1 |
Projeto SERES em Estudo |
Mapear os fluxos, metodologias, instrumentos e indicadores da Seres. Analisar e avaliar os processos do passivo, para fins de elaboração de relatórios que subsidiarão a remodelagem de processos |
Forma ç ão : graduação em nível superior. Conhecimentos/experiência dese j áveis: conhecimento do SINAES e sua legislação; experiência no uso de metodologias e ferramentas de mapeamento e redesenho de processos; experiência em análise de processos e elaboração de relatórios. Diferencial : técnicas de ciência de dados |
A cada 60 dias, por Técnico, conforme prazos de entrega definidos: Oitenta análises e avaliações de processos do passivo, com análise crítica sobre possibilidades de melhoria do processo e comparação entre modelos. |
60, 120, 180, 240 e 320 dias após o efetivo exercício. |
25 |
Um relatório final de atividades. |
CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL
Perfil |
Projeto |
Atividades a serem desempenhadas |
Perfil desejado |
Produto a ser entregue |
Prazo de entrega |
Quantidade de vagas |
1 |
Projeto SERES em Estudo |
Mapear os fluxos, metodologias, instrumentos e indicadores da Seres. Analisar e avaliar os processos do passivo, para fins de elaboração de relatórios que subsidiarão a remodelagem de processos Analisar os relatórios produzidos pelos Técnicos. Propor melhorias nos fluxos, metodologias, instrumentos e indicadores da SERES. |
Forma ç ão : graduação em nível superior. Conhecimentos/experiência dese j áveis : experiência em pesquisa voltada para projetos na educação e/ou gestão; conhecimento do SINAES e sua legislação; experiência com avaliação interna da IES; experiência com avaliaçõesin loco Diferencial : técnicas de ciência de dados |
A cada 90 dias, por Professor, conforme prazos de entrega definidos: Mapeamento e proposição de melhoria dos fluxos processuais, validadas pela análise de 30 (trinta) processos do passivo no modelo proposto; Relatório de análise crítica dos relatórios produzidos pelos técnicos com propostas de aprimoramento dos fluxos processuais; e |
90, 180, 270 e 320 dias após o efetivo exercício. |
10 |
Proposta de instrumentos, métodos e indicadores relativos aos processos mapeados e aprimorados. |
ANEXO III
ANUÊNCIA PRÉVIA PARA ENTREVISTA DE SERVIDOR
(Disponível para download em https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a- informacao/institucional/secretarias/secretaria-executiva/editais-saa)
Informo que não há qualquer óbice da Direção desta Unidade quanto à participação em entrevista seletiva do(a) servidor(a) ______________________________, matrícula Siape_____________________________, no âmbito do processo seletivo para colaboração técnica promovido pela Subsecretaria de Assuntos Administrativos da Secretaria-Executiva do Ministério da Educação.
Local e data
Assinatura eletrônica