STF ganha iluminação azul pelo combate ao câncer de próstata

Entre os dias 1º e 16 de novembro, o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) recebe iluminação especial em apoio à campanha “Novembro Azul”, de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos um homem morre devido à doença no Brasil.

Sintomas e fatores de risco

Inicialmente, o câncer de próstata não apresenta sinais. Os sintomas costumam aparecer quando cerca de 95% dos tumores estão em fase avançada, dificultando a cura. Eles incluem dor nos ossos, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e sangue na urina ou no sêmen.

Entre os fatores de risco estão histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio), raça (homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer) e obesidade.

Prevenção

O diagnóstico precoce é fundamental para a cura desse tipo de câncer. Por isso, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem esses fatores devem consultar o urologista para exame da próstata.

(AF, com informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde//CF)

 

Com informações do STF

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Nos ajude respondendo uma pergunta rápida:

Qual destes perfis mais tem a ver com você?