TRT-16 implementa Plano de Logística Sustentável 2025/2026 – CSJT2 – CSJT


10/3/2025 – A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (Maranhão), desembargadora Márcia Andrea Farias, por meio da Portaria do Gabinete da Presidência Nº 107/2025, aprovou a implementação do Plano de Logística Sustentável para o biênio 2025-2026, que objetiva a construção de um novo modelo de cultura institucional visando inserir critérios de sustentabilidade às atividades do Tribunal.

A novidade é a inclusão do indicador de emissão de gases de efeito estufa (GEE) que integra o Plano Carbono Zero do TRT. Acesse.

O PLS foi elaborado de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmando o compromisso institucional com a eficiência administrativa, a responsabilidade socioambiental e a busca pela melhoria contínua na prestação jurisdicional. Nele, são apresentados indicadores estratégicos que impactam diretamente no Prêmio CNJ de Qualidade, a exemplo daqueles que propõem o monitoramento do consumo geral de papel, copo descartável, água, impressão de documentos, energia elétrica, entre outros.

Esses indicadores de desempenho possibilitam o acompanhamento sistemático dos resultados alcançados, assegurando a racionalização do consumo, a gestão adequada dos resíduos e a adoção de práticas inovadoras que contribuem para o desenvolvimento sustentável. Também são descritas as metas estabelecidas para cada indicador e a unidade gestora.

Para a presidente do Regional, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, a iniciativa estabelece um marco na gestão sustentável do TRT-16. “A implementação do Plano de Logística Sustentável reflete nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e a eficiência administrativa. Com essa medida, buscamos integrar práticas sustentáveis ao dia a dia do Tribunal, garantindo um futuro mais equilibrado e consciente para a nossa instituição e para a sociedade”, afirmou.

O PLS também está alinhado com o Plano Estratégico Institucional do TRT-16 e com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e integrados ao Poder Judiciário, por meio de suas metas nacionais e indicadores, como ressalta a Secretária de Governança e Gestão Estratégica do Tribunal, Sílvia Maria Pontes de Castro, “A revisão dos planos relacionados às ações de sustentabilidade do nosso Tribunal trouxe um desafio com resultados  satisfatórios para a equipe de execução, vez que além da implementação do plano de descarbonização e inventário de emissão de gases, também foram identificadas reduções nos consumos internos. O que embora ainda discretos, sinalizam para um aumento da conscientização no âmbito do nosso Regional.”.

Plano de Logística Sustentável

A revisão do Plano de Logística Sustentável para o ciclo 2025/2026, veio acompanhado da elaboração do Plano de Ação 2025, Relatório de Desempenho 2024 e, ainda, da implementação do Plano de Descarbonização e da revisão do Programa de Resíduos Sólidos 2025/2026 do TRT-16.

A elaboração do PLS contou com a dedicação do chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Daniel Leite Guimarães; da servidora Claudene do Socorro Campos; e dos estagiários Allyson Gustavo Silva Ribeiro e Luana Crystine Costa Brito. A apresentação foi realizada pela Secretária de Governança e Gestão Estratégica do TRT-16, Sílvia Castro.

 

Fonte: TRT da 16ª Região



Com informações do CSJT

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Nos ajude respondendo uma pergunta rápida:

Qual destes perfis mais tem a ver com você?