Na ultima sexta-feira (29), a juíza federal da Justiça Militar da União Maria Aquino, substituta da 1ª Auditoria do Rio de Janeiro (1ª CJM), realizou um julgamento simulado para estudantes do Projeto Forças do Esporte, da Marinha do Brasil, em parceria com os ministérios do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Defesa.
O julgamento simulado tratou de um crime de furto ocorrido no âmbito das Forças Armadas. Na oportunidade, a magistrada abordou a atuação do juiz federal da Justiça Militar, que preside o julgamento, dos Conselhos de Justiça no processo penal militar e o desenvolvimento do processo criminal como um todo.
O promotor de justiça militar Luciano Gorrilhas falou da atuação do Ministério Público Militar e a defensora Cristina Nascimento, sobre o papel da Defensoria Pública da União (DPU).
Depois de finalizada a simulação do julgamento, foi aberto espaço para perguntas diversas dos estudantes.
“Foi um prazer poder divulgar a JMU, o desenvolvimento do processo penal militar e o papel dos atores processuais aos alunos e alunas desse importante projeto de inclusão social”, disse a juíza Mariana Aquino.
Durante o evento, foram distribuídos exemplares da cartilha “Conhecendo a JMU”, em quadrinhos, para crianças e adolescentes.