“Quem escreve um livro cria um castelo. Quem lê mora nele.” Esse é o tema da terceira campanha de arrecadação de livros infantojuvenis Biblioteca Voluntária, promovida pela Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ação começa na próxima terça-feira (12), Dia Nacional do Bibliotecário, e integra as comemorações dos 30 anos do tribunal.
Os livros e as revistas de quadrinhos arrecadados serão doados para a Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato, localizada próximo ao centro de Planaltina (DF). As doações podem ser entregues entre os dias 12 e 29 de março, na Praça do Servidor e na própria Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, na sede do STJ, em Brasília.
Monteiro Lobato
A Biblioteca Monteiro Lobato foi criada em 1978 e atende toda a comunidade de Planaltina. A professora Antônia Salete trabalha na instituição há 21 anos e diz que cerca de 800 pessoas passam por lá todos os dias. “O nome Monteiro Lobato foi escolhido para homenagear esse escritor tão querido pelas crianças”, afirma a professora.
José Bento Monteiro Lobato foi escritor, jornalista, produtor, advogado e ativista brasileiro. Nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP), e faleceu em 4 de julho de 1948. Tornou-se célebre por suas criações, como o Jeca Tatu e o ciclo de histórias infantojuvenis do Sítio do Pica-pau Amarelo.
Monteiro Lobato também ficou famoso por seu empenho em favor da industrialização do Brasil, pela participação na campanha “O Petróleo é Nosso” e pelas posições nacionalistas, como as que expressou na obra Um país se faz com homens e livros. Coincidentemente, no ano em que o Tribunal da Cidadania completa três décadas de instalação, comemoram-se os 80 anos de publicação da primeira edição de O Pica-pau Amarelo – o Sítio da Dona Benta, um dos mais conhecidos livros da série de Monteiro Lobato.
Outras informações sobre a campanha podem ser obtidas pelos telefones (61) 3319-9054 e 3319-9055.