Ministro Ribeiro Dantas assume presidência da Quinta Turma

O ministro Ribeiro Dantas conduziu nesta terça-feira (28) sua primeira sessão como presidente da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele estará à frente do colegiado pelos próximos dois anos, em substituição ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca.

Na sessão anterior, o ministro Reynaldo destacou a elevação dos julgamentos da turma em mais de 11% entre 2017 e 2019. Oriundo da Justiça Federal, como Ribeiro Dantas, Reynaldo Soares da Fonseca mencionou a atuação do novo presidente no Ministério Público e na magistratura federal.

“O ministro Ribeiro Dantas fará a diferença na presidência da Quinta Turma exatamente por ser um gestor, como demonstrou quando ocupou a presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região”, afirmou. 

Decano da Quinta Turma, o ministro Felix Fischer parabenizou Reynaldo Soares da Fonseca pelo desempenho de sua gestão no colegiado. Fischer classificou o presidente anterior como “dinâmico, firme e gentil” na condução da turma. Em relação à nova presidência, afirmou que “será uma excelente gestão, considerando a experiência do ministro Ribeiro Dantas”.

Ribeiro Dantas também parabenizou o ministro Reynaldo pelo biênio na direção do colegiado. Como novo presidente, ele afirmou que buscará dar continuidade ao trabalho da última gestão. “Peço ajuda aos colegas, aos advogados e ao Ministério Público para mantermos o bom ambiente de trabalho já alcançado na gestão do ministro Reynaldo”, disse Ribeiro Dantas.

Perfil

Nascido em Natal, o ministro Ribeiro Dantas é formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem mestrado e doutorado em direito das relações sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ocupou os cargos de promotor no Ministério Público do Rio Grande do Norte, procurador da República e de desembargador do TRF5 – onde exerceu a função de presidente da corte. É ministro do STJ desde 2015.

\"\"/

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.