IFPA retifica edital de concurso para professor do magistério dos ensinos básico, técnico e tecnológico

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EDITAL Nº 1/2025-IFPA, DE 25 DE JUNHO DE 2025

RETIFICAÇÃO Nº 1/2025 – CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO

A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ – IFPA, nomeada através do Decreto Presidencial de 2 de agosto de 2023, publicado no D.O.U. de 2 de agosto de 2023, seção 2 – Extra A, página 1, no uso de suas atribuições legais e regimentais, tendo em vista o disposto no artigo 37, inciso II, da Constituição Federal do Brasil, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1988; e considerando os termos do Decreto nº 9.739, de 28/03/2019, a Lei nº 11.892, de 29/12/2008, o Decreto n° 7.312, de 23/09/2010, e suas alterações, e a Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000 e suas regulamentações, torna pública a RETIFICAÇÃO Nº 01/2025 – IFPA ao EDITAL Nº 01/2025-IFPA, de 25 de junho de 2025, inerente ao Concurso Público para provimento, em caráter efetivo, dos cargos de PROFESSOR DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), nos termos a seguir especificados

1. Retificação do subitem 2.1.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA, especificamente o quadro 1, no que se refere áreas de conhecimento para o cargo de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Professor EBTT) e vagas a serem preenchidas, o qual passa a viger como segue:

Onde se lê:

ÁREA DE CONHECIMENTO

VAGAS

CADASTRO RESERVA

VAGA IMEDIATA

AMPLA CONCORRÊNCIA

PcD

PP

TOTAL

Nº Vagas

Campus

ADMINISTRAÇÃO

09

01

Marabá Rural

06

01

03

10

ARQUITETURA

01

Santarém

01

01

ARTES

09

01

Tucuruí

07

01

03

11

01

Castanhal

BIOLOGIA

09

01

Breves

06

01

03

10

ECONOMIA

01

Castanhal

01

01

EDUCAÇÃO DO CAMPO

14

09

01

04

14

EDUCAÇÃO FÍSICA

14

09

01

04

14

ENGENHARIA CIVIL

09

01

Conceição do Araguaia

06

01

03

10

ENGENHARIA MECÂNICA

01

Parauapebas

01

01

ESTATÍSTICA

14

09

01

04

14

FILOSOFIA

09

01

Cametá

06

01

03

10

FÍSICA

02

Breves

02

01

03

01

Óbidos

GEOGRAFIA

01

Marabá Industrial

02

01

03

01

Breves

01

Itaituba

HISTÓRIA

14

09

01

04

14

INFORMÁTICA

01

Altamira

03

01

01

05

01

Conceição do Araguaia

03

Itaituba

LETRAS/ESPANHOL

14

09

01

04

14

LETRAS/INGLÊS

01

Altamira

02

01

03

01

Marabá Rural

01

Óbidos

LETRAS/PORTUGUÊS

01

Altamira

02

01

03

01

Parauapebas

01

Paragominas

MATEMÁTICA

01

Altamira

03

01

01

05

01

Conceição do Araguaia

01

Marabá Industrial

01

Parauapebas

01

Tucuruí

PEDAGOGIA

14

09

01

04

14

QUÍMICA

02

Altamira

03

01

02

06

01

Conceição do Araguaia

01

Marabá Rural

01

Marabá Industrial

01

Óbidos

SOCIOLOGIA

14

09

01

04

14

(PcD = Pessoa com Deficiência / PP = Pessoa preta e parda, indígena e quilombola)

Leia-se:

ÁREA DE CONHECIMENTO

VAGAS

CADASTRO RESERVA

VAGA IMEDIATA

AMPLA CONCORRÊNCIA

PcD

PPPIQ

TOTAL

Nº Vagas

Campus

ADMINISTRAÇÃO

09

01

Marabá Rural

06

01

03

10

ARQUITETURA

01

Santarém

01

01

ARTES

09

01

Tucuruí

07

01

03

11

01

Qualquer Unidade do IFPA

BIOLOGIA

09

01

Breves

06

01

03

10

ECONOMIA

01

Castanhal

01

01

EDUCAÇÃO DO CAMPO

14

09

01

04

14

EDUCAÇÃO FÍSICA

14

09

01

04

14

ENGENHARIA CIVIL

09

01

Conceição do Araguaia

06

01

03

10

ENGENHARIA MECÂNICA

01

Parauapebas

01

01

ESTATÍSTICA

14

09

01

04

14

FILOSOFIA

09

01

Cametá

06

01

03

10

FÍSICA

02

Breves

02

01

03

01

Óbidos

GEOGRAFIA

01

Marabá Industrial

02

01

03

01

Breves

01

Itaituba

HISTÓRIA

14

09

01

04

14

INFORMÁTICA

01

Altamira

03

01

01

05

01

Conceição do Araguaia

03

Itaituba

LETRAS/ESPANHOL

14

09

01

04

14

LETRAS/INGLÊS

01

Altamira

02

01

03

01

Marabá Rural

01

Óbidos

LETRAS/PORTUGUÊS

01

Altamira

02

01

03

01

Parauapebas

01

Paragominas

MATEMÁTICA

01

Altamira

03

01

01

05

01

Conceição do Araguaia

01

Marabá Industrial

01

Parauapebas

01

Tucuruí

PEDAGOGIA

14

09

01

04

14

QUÍMICA

02

Altamira

03

01

02

06

01

Conceição do Araguaia

01

Marabá Rural

01

Marabá Industrial

01

Óbidos

SOCIOLOGIA

14

09

01

04

14

(PcD = Pessoa com Deficiência / PPPIQ = Pessoa preta e parda, indígena e quilombola)

Retificação do subitem 2.1.2 do Edital nº 01/2025 – IFPA.

Onde se lê:

“2.1.2. O(a) primeiro(a) candidato(a) que concorrer às vagas PP, classificado(a) no concurso público, será nomeado(a) para ocupar a 3ª (terceira) vaga ofertada em cada cargo ou as que foram previamente estabelecidas para nomeação imediata no “Quadro 1″ deste Edital, cuja definição se deu pela área de conhecimento que possui apenas 01 (uma) vaga imediata/campus.”

Leia- se:

“2.1.2. O(a) primeiro(a) candidato(a) que concorrer às vagas PPPIQs, classificado(a) no concurso público, será nomeado(a) para ocupar a 3ª (terceira) vaga ofertada em cada cargo ou as que foram previamente estabelecidas para nomeação imediata no “Quadro 1″ deste Edital, cuja definição se deu pela área de conhecimento que possui apenas 01 (uma) vaga imediata/campus.”

3. Retificação do subitem 2.1.3 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

Onde se lê:

“2.1.3. O cadastro de reserva resultante deste concurso público poderá ser utilizado para provimento de vagas que surgirem durante o prazo de validade do certame, em qualquer um dos campus vinculado ao Instituto Federal do Pará (IFPA), de acordo com o interesse e a necessidade da Administração, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos. “

3.2. Leia-se:

“2.1.3. O cadastro de reserva resultante deste concurso público poderá ser utilizado para provimento de vagas que surgirem durante o prazo de validade do certame, em qualquer um dos campi vinculado ao Instituto Federal do Pará (IFPA), de acordo com o interesse e a necessidade da Administração, respeitando-se a ordem de classificação dos candidatos. “

4. Retificação do subitem 2.1.4 do Edital nº 01/2025 – IFPA, especificamente o quadro 2, no que se refere aos requisitos mínimos:

4.1. Onde se lê:

ÁREA

REQUISITOS MÍNIMOS

ADMINISTRAÇÃO

Bacharelado em Administração ou Tecnologia em Gestão Pública ou Tecnologia em Administração Pública

ARQUITETURA

Bacharelado em Arquitetura.

ARTES

Licenciatura em Artes Visuais.

BIOLOGIA

Licenciatura em Ciências Biológicas ou Licenciatura em Biologia; ou Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia; ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia.

ECONOMIA

Bacharelado em Ciências Econômicas

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Licenciatura em Educação do Campo ou Licenciatura em Pedagogia.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Licenciatura em Educação Física.

ENGENHARIA CIVIL

Bacharelado em Engenharia Civil

ENGENHARIA MECÂNICA

Graduação em Engenharia Mecânica

ESTATÍSTICA

Graduação em Estatística

FILOSOFIA

Licenciatura em Filosofia.

FÍSICA

Licenciatura em Física ou Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física.

GEOGRAFIA

Licenciatura em Geografia.

HISTÓRIA

Licenciatura em História.

INFORMÁTICA

Bacharelado em Ciências da Computação ou Bacharelado em Engenharia da Computação ou Bacharelado em Sistema de Informação ou Bacharelado em Análise de Sistemas ou Bacharelado em Desenvolvimento de Sistemas e de Software ou Licenciatura em Informática ou Tecnologia de Processamento de Dados ou Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnologia de Rede de Computadores ou Tecnologia em Sistemas para Internet

LETRAS/ESPANHOL

Licenciatura em Letras com habilitação em língua espanhola.

LETRAS/INGLÊS

Licenciatura em Letras com habilitação em língua inglesa.

LETRAS/PORTUGUÊS

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa.

MATEMÁTICA

Licenciatura em Matemática.

PEDAGOGIA

Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia.

QUÍMICA

Licenciatura em Química ou Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química

SOCIOLOGIA

Licenciatura em Sociologia ou Licenciatura em Ciências Sociais ou Licenciatura em Ciências Humanas.

4.2. Leia-se:

ÁREA

REQUISITOS MÍNIMOS

ADMINISTRAÇÃO

Bacharelado em Administração ou Bacharelado em Administração Pública ou Tecnologia em Gestão Pública ou Tecnologia em Administração Pública

ARQUITETURA

Bacharelado em Arquitetura.

ARTES

Licenciatura em Artes Visuais ou Licenciatura em Teatro ou Licenciatura em Dança ou Licenciatura em Música ou Licenciatura em Educação Artística com habilitação em qualquer uma dessas linguagens.

BIOLOGIA

Licenciatura em Ciências Biológicas ou Licenciatura em Biologia; ou Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Biologia; ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia.

ECONOMIA

Bacharelado em Ciências Econômicas

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Licenciatura em Educação do Campo

EDUCAÇÃO FÍSICA

Licenciatura em Educação Física.

ENGENHARIA CIVIL

Bacharelado em Engenharia Civil

ENGENHARIA MECÂNICA

Graduação em Engenharia Mecânica

ESTATÍSTICA

Graduação em Estatística

FILOSOFIA

Licenciatura em Filosofia.

FÍSICA

Licenciatura em Física ou Licenciatura em Ciências da Natureza com Habilitação em Física ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Física.

GEOGRAFIA

Licenciatura em Geografia.

HISTÓRIA

Licenciatura em História.

INFORMÁTICA

Bacharelado em Ciências da Computação ou Bacharelado em Engenharia da Computação ou Bacharelado em Sistema de Informação ou Bacharelado em Análise de Sistemas ou Bacharelado em Desenvolvimento de Sistemas e de Software ou Licenciatura em Informática ou Tecnologia de Processamento de Dados ou Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Tecnologia de Rede de Computadores ou Tecnologia em Sistemas para Internet

LETRAS/ESPANHOL

Licenciatura em Letras com habilitação em língua espanhola.

LETRAS/INGLÊS

Licenciatura em Letras com habilitação em língua inglesa.

LETRAS/PORTUGUÊS

Licenciatura em Letras com habilitação em língua portuguesa.

MATEMÁTICA

Licenciatura em Matemática.

PEDAGOGIA

Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia.

QUÍMICA

Licenciatura em Química ou Licenciatura em Ciências Naturais com habilitação em Química ou Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química

SOCIOLOGIA

Licenciatura em Sociologia ou Licenciatura em Ciências Sociais ou Licenciatura em Ciências Humanas.

5. Criar as alíneas D e E ao subitem 4.4 com a seguinte redação:

“d) O laudo poderá ser apresentado conforme o modelo constante do Anexo I deste edital, não sendo obrigatória a adoção do referido modelo desde que o documento apresentado contenha todos os elementos exigidos neste item.

(i) Para deficiências congênitas, permanentes ou irreversíveis, não será exigido que o laudo tenha sido emitido nos últimos 12 (doze) meses. Nesses casos, será aceito laudo médico com data anterior, desde que legível, autêntico e suficiente para atestar a condição de deficiência conforme os critérios acima.

(ii) Nos casos de deficiências reversíveis ou progressivas, o laudo deverá ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses que antecedem a publicação deste edital.

e) Será aceito, para fins de comprovação da condição de pessoa com deficiência, laudo médico emitido por profissional habilitado, ainda que não utilize o modelo constante do Anexo I, desde que contenha, de forma clara e legível:

(i) a espécie e o grau ou nível da deficiência;

(ii) a Classificação Internacional de Doenças (CID-10);

(iii) a provável causa da deficiência; e

(iv) a assinatura e a identificação do profissional emitente. “

6. Retificar o subitem 4.17.4:

6.1. Onde se lê:

“4.17.4. Os(As) candidatos(as) deverão comparecer à avaliação biopsicossocial com uma hora de antecedência, munidos(as) de documento de identidade original (nos moldes do subitem 8.12 deste edital) e de laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) emitido, no máximo, nos 12 (doze) meses anteriores à data da Avaliação, que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID-10, bem como a provável causa da deficiência, de acordo com o modelo constante do Anexo I deste edital, e, se for o caso, de exames complementares específicos que comprovem a deficiência, conforme edital de convocação.”

6.2. Leia-se:

“4.17.4. Os(As) candidatos(as) deverão comparecer à avaliação biopsicossocial com uma hora de antecedência, munidos(as) de documento de identidade original (nos moldes do subitem 8.12 deste edital) e de laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório), conforme disposto no item 4.4, alíneas “d” e “e”, que ateste a espécie e o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da CID-10, bem como a provável causa da deficiência, de acordo com o modelo constante do Anexo I deste edital, e, se for o caso, de exames complementares específicos que comprovem a deficiência, conforme edital de convocação.”

7. Retificação do item 2.3 do Edital nº 01/2025 – IFPA, especificamente o quadro 3, no que se refere a remuneração inicial da classe de Professor da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico:

7.1. Onde se lê:

2.3 A remuneração será a constante da tabela de vencimentos do Plano de Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas Classes e Níveis Iniciais, obedecendo o Quadro 3, a seguir:

CLASSE / NÍVEL

TITULAÇÃO

VENCIMENTO BÁSICO

RETRIBUIÇÃOPOR TITULAÇÃO

TOTAL DA REMUNERAÇÃO

A – 1

Graduação

R$ 6.180,86

R$ 6.180,86

A – 1

Aperfeiçoamento

R$ 6.180,86

R$ 618,08

R$ 6.798,94

A – 1

Especialização ou RSC-I + Graduação

R$ 6.180,86

R$ 1.236,17

R$ 7.417,03

A – 1

Mestrado ou RSC-II + Graduação

R$ 6.180,86

R$ 3.090,43

R$ 9.271,29

A – 1

Doutorado ou RSC-III + Graduação

R$ 6.180,86

R$ 7.107,99

R$ 13.288,85

7.2. Leia-se:

2.3 A remuneração será a constante da tabela de vencimentos do Plano de Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, nas Classes e Níveis Iniciais, obedecendo o Quadro 3, a seguir:

CLASSE / NÍVEL

TITULAÇÃO

VENCIMENTO BÁSICO

RETRIBUIÇÃO POR TITULAÇÃO

TOTAL DA REMUNERAÇÃO

A – 1

Graduação

R$ 6.180,86

R$ 6.180,86

A – 1

Aperfeiçoamento

R$ 6.180,86

R$ 618,08

R$ 6.798,94

A – 1

Especialização ou RSC-I + Graduação

R$ 6.180,86

R$ 1.236,17

R$ 7.417,03

A – 1

Mestrado ou RSC-II + Especialização

R$ 6.180,86

R$ 3.090,43

R$ 9.271,29

A – 1

Doutorado ou RSC-III + Mestrado

R$ 6.180,86

R$ 7.107,99

R$ 13.288,85

8. Retificação do alínea “a” do item 6.2.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA, especificamente no que se refere inscrição do(a) candidato(a):

8.1. Onde se lê:

“6.2.1. Para inscrição, o(a) candidato(a) deverá observar o que segue:

a) acessar o link próprio do Concurso no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 08h00min do dia 17 de junho de 2025 às 23h59min do dia 15 de julho de 2025;”

8.2. Leia-se:

“6.2.1. Para inscrição, o(a) candidato(a) deverá observar o que segue:

a) acessar o link próprio do Concurso no endereço eletrônico www.idecan.org.br, a partir das 08h00min do dia 26 de junho de 2025 às 23h59min do dia 27 de julho de 2025;”

9. Retificar o subitem 6.4.10.2. Alínea “a”:

9.1. Onde se lê:

“6.4.10.2. Segunda possibilidade – Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018:

a) Atestado ou laudo médico emitido por profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), vinculado a entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a efetiva doação de medula óssea pelo (a) candidato(a), contendo, obrigatoriamente, a data da doação;”

9.2. Leia-se:

“6.4.10.2. Segunda possibilidade – Doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, nos termos da Lei nº 13.656/2018:

a) Atestado ou laudo médico emitido por profissional inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM), vinculado a entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde, que comprove a efetiva doação de medula óssea pelo(a) candidato(a), contendo, obrigatoriamente, a data da doação, ou ainda, para fins de comprovação da condição de doador, a declaração, certidão ou cartão de doador voluntário de medula óssea, emitido pelo Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) ou por órgão oficial ou entidade credenciada pela União, pelos Estados ou pelos Municípios, atestando a inscrição do(a) candidato(a) como doador.”

10. Retificação dos subitens 6.4.13, 6.4.14 e 6.4.15 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

10.1. Onde se lê:

“6.4.13. A isenção deverá ser solicitada via Área para Candidato, acessível pelo endereço eletrônico da www.idecan.org.br, mediante o upload (envio eletrônico) da documentação especificada nos subitens 6.4.10.1 ou 5.4.10.2, conforme orientações a seguir.

6.4.14. O(A) candidato(a) que desejar requerer a isenção da taxa de inscrição, deverá, obrigatoriamente, realizar sua inscrição no concurso no período, improrrogável, das 08h00min de 17 de junho de 2025 às 23h59min de 18 de junho de 2025.

6.4.15. O(A) candidato(a) inscrito no período previsto no subitem 6.4.14 – 08h00min de 17 de junho de 2025 às 23h59min de 18 de junho de 2025, estará apto a requerer formalmente a isenção de sua taxa de inscrição no Concurso, devendo, para tanto, acessar a página do Concurso no endereço eletrônico www.idecan.org.br, em específico o link disponível para essa solicitação de isenção, durante o período previsto neste edital.”

10.2. Leia-se:

“6.4.13. A isenção deverá ser solicitada via Área para Candidato, acessível pelo endereço eletrônico da www.idecan.org.br, mediante o upload (envio eletrônico) da documentação especificada nos subitens 6.4.10.1 ou 6.4.10.2, conforme orientações a seguir.

6.4.14. O(A) candidato(a) que desejar requerer a isenção da taxa de inscrição, deverá, obrigatoriamente, realizar sua inscrição no concurso no período, improrrogável, das 08h00min de 26 de junho de 2025 às 23h59min de 27 de julho de 2025.

6.4.15. O(A) candidato(a) inscrito no período previsto no subitem 6.4.14 – 08h00min de 26 de junho de 2025 às 23h59min de 27 de julho de 2025, estará apto a requerer formalmente a isenção de sua taxa de inscrição no Concurso, devendo, para tanto, acessar a página do Concurso no endereço eletrônico www.idecan.org.br, em específico o link disponível para essa solicitação de isenção, durante o período previsto neste edital.”

11. Retificação do subitem 8.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

11.1. Onde se lê:

“8.1. As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na data prevista a seguir, nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, ambas no Estado do Pará, com duração de 4h (quatro horas) para realização, no turno da tarde, conforme Quadro 6:”

11.2. Leia-se:

“8.1. As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na data prevista a seguir, nas cidades de Belém, Marabá e Santarém, todas no Estado do Pará, com duração de 4h (quatro horas) para realização, no turno da manhã, conforme Quadro 6:”

12. Retificação do subitem 8.9 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

12.1. Onde se lê:

“8.9. Antes do horário de início das provas, o responsável na unidade pela aplicação requisitará a presença de dois candidatos que, juntamente com dois integrantes da equipe de aplicação das provas, presenciarão a abertura da embalagem de segurança onde estarão acondicionados os instrumentos de avaliação (envelopes de segurança lacrados com os cadernos de prova, folhas de respostas, entre outros instrumentos). Será lavrada ata desse fato, que será assinada pelos presentes, testemunhando que o material se encontrava devidamente lacrado e com seu sigilo preservado.”

12.2. Leia-se:

“8.9. Antes do horário de início das provas, o responsável na unidade pela aplicação requisitará a presença de duas testemunhas que, juntamente com dois integrantes da equipe de aplicação das provas, presenciarão a abertura da embalagem de segurança onde estarão acondicionados os instrumentos de avaliação (envelopes de segurança lacrados com os cadernos de prova, folhas de respostas, entre outros instrumentos). Será lavrada ata desse fato, que será assinada pelos presentes, testemunhando que o material se encontrava devidamente lacrado e com seu sigilo preservado.”

13. Retificação do subitem 9.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

13.1. Onde se lê:

“9.5. A Prova de Desempenho Didático valerá de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, devendo o candidato, para ser considerado aprovado na Prova, obter, no mínimo, 45 (quarenta e cinco) pontos.”

13.2. Leia-se:

“9.5. A Prova de Desempenho Didático valerá de 0 (zero) a 60 (sessenta) pontos, devendo o candidato, para ser considerado aprovado na Prova, obter, no mínimo, 40 (quarenta) pontos.”

14. Retificação do quadro do subitem 10.2, relativo ao nível G do Edital nº 01/2025 – IFPA:

14.1. Onde se lê:

10.2. A Prova de Títulos consistirá na análise dos títulos apresentados pelos candidatos(as), conforme quadro a seguir:

G

Artigo qualificado, com Qualis A; Orientação concluída de TCC Graduação e especialização; Orientação de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.

0,2 por atividade e/ou trabalho publicado (até o limite de 1 ponto)

Artigo qualificado; Declaração de Orientação nos últimos 05 anos.

14.2 Leia-se:

G

Produção de livros ou capítulos de livros; Artigo qualificado, com Qualis A; Orientação concluída de TCC Graduação e especialização; Orientação de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.

0,2 por atividade e/ou trabalho publicado (até o limite de 1 ponto)

Produção de livros ou capítulos de livros, Artigo qualificado; Declaração de Orientação nos últimos 05 anos.

15. Criar o subitem 10.6.3 com a seguinte redação:

“10.6.3. A comprovação da produção de livros ou capítulos de livros deverá ser feita por meio de cópia da (s) página(s) do(s) livro(s), capítulos de livros, constando o nome do periódico, número de páginas, volume e o DOI – Digital Object Identifier (quando for o caso), edição e número do ISBN – International Standard Book Number, dispensando-se a cópia integral de toda a obra.”

16. Retificação do subitem 13.3 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

16.1 Onde se lê:

13.3. À medida que surgirem vagas no decorrer da vigência do concurso, os(as) candidatos(as) classificados(as) serão consultados através do e-mail convocacaoifpa.provimentos@ifpa.edu.br para manifestação de interesse quanto à opção de lotação e deverão enviar as declarações de opção de lotação devidamente preenchidas, assinadas e escaneadas, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado a partir do envio deste.

16.2 Leia-se:

13.3. Os candidatos aprovados e classificados nas vagas imediatas, conforme Quadro 1 deste Edital, serão nomeados e lotados conforme localidade de lotação escolhida no ato de inscrição, mediante Portaria expedida pela Reitoria do IFPA e publicada no Diário Oficial da União, durante o prazo de vigência do certame.

17. Retificação do subitem 13.3.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

17.1. Onde se lê:

13.3.1. Atendido o disposto no subitem 13.3 do presente Edital, o IFPA promoverá a nomeação e a lotação dos(as) candidatos(as) para o campus definido a partir da ordem de classificação e da ordem de prioridade informada no Declaração de Opção de Lotação, observando e respeitando os percentuais das cotas de pessoas pretas ou pardas, indígenas ou quilombolas e PCD.

17.2. Leia-se:

13.3.1. Aos candidatos aprovados e classificados nas vagas imediatas, conforme Quadro 1 deste Edital, não é assegurado o direito ao ingresso imediato no cargo público. A concretização desse ato deve ocorrer dentro do prazo de validade do concurso, ficando condicionada à observância das disposições legais pertinentes à demanda da administração do IFPA.

18. Criar o subitem 13.3.2 com a seguinte redação:

“Não haverá consulta prévia, por parte do IFPA, a candidatos aprovados e classificados nas vagas imediatas ou a candidatos classificados no cadastro de reserva, para vagas cujas localidades de lotação foram definidas no ato de inscrição, conforme Quadro 1 deste Edital.”

19. Retificação do subitem 13.4 e 13.4.1 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

19.1. Onde se lê:

13.4. Para as vagas cuja lotação não está definida em Edital e vagas que surgirem, no período de vigência do certame, a definição do campus de lotação, após o envio da Declaração de Opção, havendo mais de um(a) candidato(a) interessado(a) para o mesmo campus, terá preferência o(a) candidato(a) com maior nota final no certame, respeitando a Tabela Orientadora de Ordem Convocatória dos aprovados e classificados AC (Ampla Concorrência), PcD (Pessoa com Deficiência) e pretos(as) ou pardos(as), indígenas ou quilombolas, constante no Item 13.11 deste edital.

13.4.1. Os(as) candidatos(as) deverão comparecer à Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas do IFPA, em Belém/PA, para a entrega dos exames médicos e da documentação necessária à posse.

19.2. Leia-se:

“13.4. À medida que surgirem vagas no decorrer da vigência do concurso, para localidades diferentes daquelas ofertadas no Quadro 1 deste Edital, os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão consultados(as) através do e-mail convocacaoifpa.provimentos@ifpa.edu.br para manifestação de interesse quanto à opção de lotação e deverão enviar as declarações de opção de lotação devidamente preenchidas, assinadas e escaneadas, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contado a partir do envio deste.

13.4.1 O candidato consultado que não tiver interesse na nomeação para a localidade de lotação ofertada, deverá manifestar-se formalmente, por meio de apresentação de Declaração de Desistência da Localidade, o que determinará seu reposicionamento para o último lugar na lista de classificação do concurso.”

20. Retificação do quadro do subitem 13.8.2:

20.1. Onde se lê:

Tabela Orientadora de Ordem Convocatória dos Aprovados e Classificados AC, PcD , Negros, Indígenas e Quilombolas

Ordem de Nomeação

Cadastro Utilizado

Ordem de Nomeação

Cadastro Utilizado

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

AC

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

AC

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

PcD

10º

AC

20.2. Leia-se:

Tabela Orientadora de Ordem Convocatória dos Aprovados e Classificados AC, PcD , Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas

Ordem de Nomeação

Cadastro Utilizado

Ordem de Nomeação

Cadastro Utilizado

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

AC

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

AC

AC

PRETO, PARDO, INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

PcD

10º

AC

21. EXCLUIR o capítulo 14 e o seu respectivo item 14.1.

22. Retificação do subitem 15.10 do Edital nº 01/2025 – IFPA:

22.1. Onde se lê:

“15.10. Não será permitida a solicitação para “Final de Fila”, por parte do(a) candidato(a).”

22.2 Leia-se:

“15.10. Não será permitida a solicitação para “Final de Fila”, por parte do(a) candidato(a) aprovado(a) e classificado(a) nas vagas imediatas, conforme Quadro 1 deste Edital.”

23. Retificação do Anexo III do Edital nº 01/2025 – IFPA, especificamente no que se refere ao conteúdo programático de conhecimento específico para o cargo de Professor da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico na área de Educação do Campo:

23.1 Onde se lê:

“ANEXO III

DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ÁREA – ECONOMIA

Economia Geral: Fundamentos de microeconomia e macroeconomia. Conceitos de mercado, demanda, oferta, equilíbrio e elasticidades. Políticas monetárias, fiscais e cambiais: fundamentos e aplicação. Noções de economia da saúde: financiamento e eficiência econômica. Cenário econômico nacional e internacional: tendências e impactos. Impactos econômicos de políticas públicas recentes no Brasil. Finanças e Orçamento Público: Planejamento orçamentário: conceitos e princípios. Orçamento público: elaboração, execução e acompanhamento. Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): fundamentos e aplicação no contexto municipal e intermunicipal. Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos públicos. Indicadores econômicos e financeiros aplicados ao setor público. Sustentabilidade econômica e financeira no contexto público. Estatística e Análise de Dados: Estatística descritiva e inferencial: fundamentos e aplicações. Coleta, organização e análise de dados econômicos e sociais. Métodos de projeção e estimativa de indicadores econômicos. Ferramentas de visualização de dados e relatórios econômicos. Movimento Econômico. ICMS Educação. Consórcios públicos na atuação de um Economista: Noções de consórcios públicos. Financiamento de consórcios públicos. Consórcios públicos: desafios e tendências. Movimento Econômico. ICMS Educação. Noções de compras públicas: Estudo Técnico Preliminar. Termo de referência. Pesquisa de preço. Política Nacional de Saúde (SUS). Política Nacional de Assistência Social (SUAS). Política Nacional de Saúde Mental. Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Estatuto da Pessoa com Deficiência. Redação oficial: características e tipos. Correspondência oficial. Conhecimentos pertinentes à área de atuação. Relações humanas no trabalho e ética profissional no serviço público.

ÁREA – EDUCAÇÃO DO CAMPO

História e concepção da Educação do Campo no Brasil. Movimentos sociais e lutas camponesas pela educação (ex: MST). Diretrizes Operacionais da Educação do Campo (Resolução CNE/CEB nº 1/2002). Projeto político-pedagógico da escola do campo. Educação contextualizada e currículo integrado à realidade rural. Planejamento, avaliação e gestão da sala de aula no contexto do campo. Metodologias ativas e interdisciplinares para o ensino no campo. Alfabetização e letramento no campo. Prática pedagógica que respeite o calendário agrícola e as especificidades locais. Educação ambiental e sustentabilidade. Direitos humanos, diversidade cultural e étnico-racial. Gênero, geração e relações sociais no campo. Tecnologias sociais e saberes populares.

ÁREA – ENGENHARIA CIVIL

Planejamento, Execução e Controle de Projetos e Execução de Obras: estudo de viabilidade técnica, econômico e ambiental, Relação benefício-custo, taxa interna de retorno, valor presente líquido. Orçamentação de obras, levantamento de quantidades, formação do preço de venda, custos diretos e indiretos, benefícios e despesas indiretas (administração central, custos financeiros, riscos, tributos sobre o preço de vendas, lucro real/presumido), composição de custos unitários, produção de equipes, custos horários e equipamentos, encargos sociais (horista, mensalista), mobilização, desmobilização e administração local, reajustamento de preços, análises de propostas e preços de obras de engenharia. Especificação dos serviços, fases do projeto, código de obras, escolha do local e do traçado, licenciamento ambiental e da obra, topografia, aerofotogrametria, desapropriação, obras complementares e sinalização. Licitação, Edital, projeto, especificações, contratos, Lei 13.303/2016 e Regulamento de Licitações e contratos da ION. Acompanhamento e controle, cronogramas físico financeiro e de mão de obra, diagramas de GANTT, PERT/CPM e NEOPERT, curva S. Materiais e Tecnologia das Construções: madeira; materiais cerâmicos e vidros; metais e produtos siderúrgicos; asfaltos e alcatrões, controle tecnológico de ligantes e pavimentos; aglomerantes e cimento, agregados, controle tecnológico do concreto; processos construtivos, preparo do terreno, instalação do canteiro de obras, locação da obra, execução de escavações e fundações, formas, concretagem, alvenaria, esquadrias, revestimentos, pavimentações, coberturas, impermeabilizações, instalações, pintura e limpeza da obra. Instalações Prediais de Água, Esgoto e Elétrica Dimensionamento, instalação e segurança das instalações prediais. Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeira: análise de estabilidade de estruturas, estruturas isostáticas e hiperestáticas; resistência dos materiais; dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido; dimensionamento de estruturas metálicas; dimensionamento de estruturas de madeira, telhados e edificações. Mecânica dos Solos e Fundações: fundações e obras de terra, propriedades e classificação dos solos, movimentos de água no solo, distribuição de pressões no solo, empuxos de terra, exploração do subsolo, sondagem, fundações superficiais e profundas (estudos de viabilidade e dimensionamento). Estradas: Projetos. Terraplanagem. Métodos Executivos. Sistemas de Transporte. Pontes, viadutos, obras de arte. Contenção de encostas, obras de terra. Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Hidrologia e Saneamento Básico: hidrostática, distribuição da pressão em um fluido, empuxo e estabilidade, medição de pressão; hidrodinâmica, escoamento em condutos forçados e com superfície livre (canais), escoamento permanente e uniforme, escoamento permanente e variado, remanso e ressalto hidráulico, escoamento variável em canais; bombas , associações em série e paralelo, cavitação, curva característica e do sistema; ciclo hidrológico e balanço hídrico; sistemas de abastecimento de água, captação de águas superficiais e subterrâneas, adução, tratamento de águas de abastecimento (coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção);sistemas de esgotamento sanitário. Normas Técnicas da ABNT.

ÁREA – PEDAGOGIA

Fundamentos e Práticas Pedagógicas no Contexto Socioassistencial: bases teóricas da pedagogia e educação integral aplicada ao contexto social. Planejamento e Execução de Ações Pedagógicas: Planejamento de projetos pedagógicos e socioeducativos. Criação de oficinas temáticas e lúdicas para diferentes faixas etárias. Gestão de atividades coletivas e eventos culturais e intergeracionais. Atendimento Psicopedagógico e Trabalho em Rede: Estratégias psicopedagógicas individuais e coletivas para fortalecimento da autoestima e socialização. Articulação com escolas para inserção e permanência educacional. Desenvolvimento e Monitoramento de Atividades Socioeducativas: Facilitação de oficinas voltadas à convivência, cidadania e inclusão social. Promoção de campanhas de prevenção e enfrentamento de riscos sociais. Técnicas de registro, monitoramento e avaliação de resultados. Fortalecimento de Vínculos e Reintegração Social: Mediação e orientação para fortalecer vínculos familiares e comunitários. Preparação para desligamento dos serviços e reintegração na sociedade. Promoção da autonomia por meio de cursos e programas de inclusão produtiva. Acolhimento familiar e institucional. Noções de compras públicas: Estudo Técnico Preliminar. Termo de referência. Pesquisa de preço. Política Nacional de Saúde (SUS). Política Nacional de Assistência Social (SUAS). Política Nacional de Saúde Mental. Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Estatuto da Pessoa com Deficiência. Redação oficial: características e tipos. Correspondência oficial. Conhecimentos pertinentes à área de atuação. Relações humanas no trabalho e ética profissional no serviço público.”

23.2. Leia-se:

“ANEXO III

DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ÁREA – ECONOMIA

Economia Geral: Fundamentos de microeconomia e macroeconomia. Conceitos de mercado, demanda, oferta, equilíbrio e elasticidades. Políticas monetárias, fiscais e cambiais: fundamentos e aplicação. Noções de economia da saúde: financiamento e eficiência econômica. Cenário econômico nacional e internacional: tendências e impactos. Impactos econômicos de políticas públicas recentes no Brasil. Finanças e Orçamento Público: Planejamento orçamentário: conceitos e princípios. Orçamento público: elaboração, execução e acompanhamento. Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF): fundamentos e aplicação no contexto municipal e intermunicipal. Análise de viabilidade econômica e financeira de projetos públicos. Indicadores econômicos e financeiros aplicados ao setor público. Sustentabilidade econômica e financeira no contexto público. Estatística e Análise de Dados: Estatística descritiva e inferencial: fundamentos e aplicações. Coleta, organização e análise de dados econômicos e sociais. Métodos de projeção e estimativa de indicadores econômicos. Ferramentas de visualização de dados e relatórios econômicos. Movimento Econômico. ICMS Educação. Consórcios públicos na atuação de um Economista: Noções de consórcios públicos. Financiamento de consórcios públicos. Consórcios públicos: desafios e tendências. Movimento Econômico. ICMS Educação. Noções de compras públicas: Estudo Técnico Preliminar. Termo de referência. Pesquisa de preço.

ÁREA- EDUCAÇÃO DO CAMPO

História Educação do Campo no Brasil. Movimentos sociais e lutas camponesas pela educação. Concepção da Educação do Campos no Brasil. A Constitucionalidade do Direito à Educação dos Povos do Campo. Educação do Campo e Território Camponês no Brasil. Princípios fundamentais e complementares da Educação do Campo no Brasil. Diretrizes Operacionais da Educação do Campo: Resoluções CNE/CEB nº 1/2002, 02/2008 e 01/023. Projeto político-pedagógico da escola do campo. Pedagogia da Alternância. Educação do Campo e Práticas Pedagógicas. Currículo Integrado.

ÁREA – ENGENHARIA CIVIL

Planejamento, Execução e Controle de Projetos e Execução de Obras: estudo de viabilidade técnica, econômico e ambiental, Relação benefício-custo, taxa interna de retorno, valor presente líquido. Orçamentação de obras, levantamento de quantidades, formação do preço de venda, custos diretos e indiretos, benefícios e despesas indiretas (administração central, custos financeiros, riscos, tributos sobre o preço de vendas, lucro real/presumido), composição de custos unitários, produção de equipes, custos horários e equipamentos, encargos sociais (horista, mensalista), mobilização, desmobilização e administração local, reajustamento de preços, análises de propostas e preços de obras de engenharia. Especificação dos serviços, fases do projeto, código de obras, escolha do local e do traçado, licenciamento ambiental e da obra, topografia, aerofotogrametria, desapropriação, obras complementares e sinalização. Licitação, Edital, projeto, especificações e contratos administrativos normatizados pela Lei nº 14.133/2021. Acompanhamento e controle, cronogramas físico financeiro e de mão de obra, diagramas de GANTT, PERT/CPM e NEOPERT, curva S. Materiais e Tecnologia das Construções: madeira; materiais cerâmicos e vidros; metais e produtos siderúrgicos; asfaltos e alcatrões, controle tecnológico de ligantes e pavimentos; aglomerantes e cimento, agregados, controle tecnológico do concreto; processos construtivos, preparo do terreno, instalação do canteiro de obras, locação da obra, execução de escavações e fundações, formas, concretagem, alvenaria, esquadrias, revestimentos, pavimentações, coberturas, impermeabilizações, instalações, pintura e limpeza da obra. Instalações Prediais de Água, Esgoto e Elétrica Dimensionamento, instalação e segurança das instalações prediais. Estruturas de Concreto, Metálicas e de Madeira: análise de estabilidade de estruturas, estruturas isostáticas e hiperestáticas; resistência dos materiais; dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido; dimensionamento de estruturas metálicas; dimensionamento de estruturas de madeira, telhados e edificações. Mecânica dos Solos e Fundações: fundações e obras de terra, propriedades e classificação dos solos, movimentos de água no solo, distribuição de pressões no solo, empuxos de terra, exploração do subsolo, sondagem, fundações superficiais e profundas (estudos de viabilidade e dimensionamento). Estradas: Projetos. Terraplanagem. Métodos Executivos. Sistemas de Transporte. Pontes, viadutos, obras de arte. Contenção de encostas, obras de terra. Mecânica dos Fluidos, Hidráulica, Hidrologia e Saneamento Básico: hidrostática, distribuição da pressão em um fluido, empuxo e estabilidade, medição de pressão; hidrodinâmica, escoamento em condutos forçados e com superfície livre (canais), escoamento permanente e uniforme, escoamento permanente e variado, remanso e ressalto hidráulico, escoamento variável em canais; bombas , associações em série e paralelo, cavitação, curva característica e do sistema; ciclo hidrológico e balanço hídrico; sistemas de abastecimento de água, captação de águas superficiais e subterrâneas, adução, tratamento de águas de abastecimento (coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção);sistemas de esgotamento sanitário. Normas Técnicas da ABNT.

ÁREA- PEDAGOGIA

Fundamentos da Didática; Saberes Pedagógicos e Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva Freiriana; Interdisciplinaridade na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Avaliação Educacional; Educação Especial e Diversidades na Educação Básica; Gestão Democrática da Educação e da Escola Básica; Educação Profissional e Tecnológica e Currículo Integrado; Planejamento Educacional; Legislação e Diretrizes Educacionais Brasileiras.”

24. Retificar o Anexo IV – CRONOGRAMA PREVISTO do Edital nº 01/2025 – IFPA, que passa a conter a seguinte redação:

CRONOGRAMA SUGESTIVO – IFPA DOCENTES

ITEM

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

INÍCIO

TÉRMINO

1

Publicação do edital de abertura

26/06/2025

2

Período para impugnação ao edital

26/06/2025

27/06/2025

3

Período de inscrições

26/06/2025

27/07/2025

4

Período de inscrições para os candidatos que desejam requerer a isenção da taxa de inscrição

26/06/2025

27/06/2025

5

Publicação do resultado de impugnação do edital

03/07/2025

6

Divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção na área do candidato

04/07/2025

7

Prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar do pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição

05/07/2025

06/07/2025

8

Publicação do resultado definitivo dos pedidos de isenção

18/07/2025

9

Último dia para envio da documentação comprobatória do candidato inscrito na condição de Pessoa com Deficiência e solicitação de atendimento especial

27/07/2025

10

Último dia para geração e pagamento da taxa de inscrição

28/07/2025

11

Divulgação da relação de inscritos preliminar (PCD + Pretos + Pardos + Indígenas + Quilombolas + Atendimento especial) na área do candidato

30/07/2025

12

Prazo para interposição de recurso contra a relação de inscritos preliminar (PCD + Pretos + Pardos + Indígenas + Quilombolas + Atendimento especial)

31/07/2025

01/08/2025

13

Divulgação da relação de inscritos definitiva (PCD + Pretos + Pardos + Indígenas + Quilombolas + Atendimento especial) na área do candidato

07/08/2025

14

Divulgação dos locais de prova

22/08/2025

15

Realização das Provas Objetivas

31/08/2025

16

Publicação dos gabaritos preliminares das provas objetivas

01/09/2025

17

Prazo para interposição de recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva

02/09/2025

03/09/2025

18

Publicação dos gabaritos definitivos das provas objetivas + resultado preliminar da prova objetiva

23/09/2025

19

Prazo para interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva e subjetiva

24/09/2025

25/09/2025

20

Publicação do resultado definitivo da prova objetiva

14/10/2025

21

Edital de convocação para o procedimento de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial

15/10/2025

22

Edital de convocação para a prova de Desempenho didático

15/10/2025

23

Publicação da banca examinadora preliminar da prova de Desempenho didático

15/10/2025

24

Interposição de recurso contra a banca examinadora preliminar da prova de Desempenho didático

16/10/2025

17/10/2025

25

Publicação da banca examinadora definitiva da prova de Desempenho didático

20/10/2025

26

Sorteio dos temas para a prova de desempenho didático

22/10/2025

27

Realização da prova de Desempenho didático

23/10/2025

25/10/2025

28

Realização da heteroidentificação e biopsicossocial

25/10/2025

26/10/2025

29

Divulgação do resultado preliminar da heteroidentificação e biopsicossocial na área do candidato

29/10/2025

30

Interposição de recurso contra o resultado preliminar da heteroidentificação e biopsicossocial

30/10/2025

31/10/2025

31

Divulgação do resultado preliminar da prova de Desempenho didático na área do candidato

31/10/2025

32

Interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova de Desempenho didático

03/11/2025

04/11/2025

33

Publicação do resultado definitivo da heteroidentificação e biopsicossocial

05/11/2025

34

Publicação do resultado definitivo da prova de Desempenho didático

10/11/2025

35

Edital de convocação para prova de títulos

11/11/2025

36

Prazo para envio da prova de títulos

12/11/2025

14/11/2025

37

Divulgação do resultado preliminar da prova de títulos na área do candidato

26/11/2025

38

Interposição de recurso contra o resultado preliminar da prova de títulos

27/11/2025

28/11/2025

39

Publicação do resultado definitivo da prova de títulos

10/12/2025

40

Resultado Final

12/12/2025

ANA PAULA PALHETA SANTANA

Com informações do Diário Oficial da União

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