O programa STF Educa alcança um marco expressivo em 2025: mais de 200 mil inscrições realizadas desde sua criação, em 2020. Para celebrar o crescimento da iniciativa, foi lançado o curso “Formas nominais do verbo: particípio, gerúndio e infinitivo”, que amplia a oferta de conteúdos de Língua Portuguesa voltados ao desenvolvimento dos públicos interno e externo.
Com carga horária de 14 horas e metodologia autoinstrucional, o curso ficará disponível por 90 dias e permitirá ao participante aprofundar seus conhecimentos sobre o uso correto das formas nominais do verbo. Estruturado em quatro aulas, o conteúdo abrange desde a identificação das características verbais até a aplicação prática do infinitivo, do gerúndio e do particípio na produção de textos. Ao final, os inscritos serão avaliados em atividades que totalizam 100 pontos, sendo necessário obter, no mínimo, 70% de aproveitamento para aprovação.
As inscrições e os conteúdos estão disponíveis na plataforma do STF Educa. Acesse aqui a ficha técnica com a estrutura do curso.
Cursos reabertos
Quatro cursos já conhecidos pelo público serão reabertos após passarem por atualização: “Lições de Crase”, “Lições de concordância verbal”, “O emprego da vírgula em 4 lições” e “Caminhos da pontuação: entenda as orações adjetivas”. As revisões incluíram novos recursos de acessibilidade, como a audiodescrição das imagens, e a adequação às regras mais recentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
STF Educa
O STF Educa é uma oportunidade para quem deseja expandir os conhecimentos de maneira fácil e acessível. A proposta é que o aprendizado seja autônomo e que cada pessoa siga o ritmo que desejar, com a observação do prazo para conclusão. Todos os cursos são gratuitos, on-line e abertos para a população em geral.