(Qua 21 Out 2015 19:35:00)

 

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Antônio José de Barros Levenhagen, abriu nesta quarta-feira (21) o Seminário Internacional Trabalho Seguro, que está sendo realizado até sexta-feira no TST. No discurso, Levenhagen demonstrou preocupação com a saúde do trabalhador, que para ele “deve ser compreendida de forma dinâmica, em profunda interação com as especificidades do meio ambiente do trabalho”. Afirmou que é preciso que seja assegurada a efetividade do direito à saúde no espaço em que o trabalho se materializa.

 

Sobre os acidentes de trabalho e o elevado número de trabalhadores que deixam seus postos de serviços, o presidente Levenhagen citou dados do Anuário Estatístico da Previdência Social. “Somente no ano de 2013, ocorreram 2.797 mortes vinculadas a infortúnios do trabalho, sendo mais de 500 mil acidentes do trabalho com CAT registradas, dados esses que sequer consideram os acidentes em que não houve a emissão da CAT, os quais totalizam mais de 158 mil ocorrências”, relatou. Segundo o documento, se restringirmos esse cenário exclusivamente aos acidentes típicos com máquinas, os dados compilados entre 2011 e 2013 totalizam 221 mil acidentes, em cujo intervalo ocorreram 601 mortes.

 

O presidente Barros Levenhagen ressaltou também a importância do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro), parceria do Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Composto por um Comitê Gestor Nacional integrado por cinco magistrados, que “conta com a expressiva parceria e envolvimento de todos os Gestores Regionais, sendo dois por Tribunal, que buscam colaborar para a consagração da efetividade do direito à saúde e segurança do trabalhador”, o programa teve como slogan da última campanha: “Trabalho Seguro, a prevenção é o melhor caminho”.

 

Barros Levenhagen encerrou seu discurso recitando o poema “O Operário em Construção” de Vinicius de Moraes”.

 

(Viviane Gomes/RR)

 

Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.