O presidente do Conselho Constitucional da França, Laurent Fabius, e o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin são os convidados da próxima edição do evento Diálogos com o Supremo, que acontecerá no dia 15, às 10h30. O tema do encontro, do qual também participará o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, vai ser "Justiça e Meio Ambiente: o papel do Judiciário".

O evento Diálogos com o Supremo recebe especialistas para debates sobre temas atuais de grande relevância. O encontro do dia 15 será realizado na sala de sessões da Primeira Turma do STF, e a participação do público será possível apenas na modalidade presencial, pois não haverá transmissão ao vivo. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 por meio de formulário eletrônico

Deputado de 1978 a 2012, Laurent Fabius foi primeiro-ministro da França entre 1984 e 1986 e por duas vezes presidente da Assembleia Nacional, ocupando ainda outros cargos governamentais. Em 2015, como presidente da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 21), desempenhou um papel crucial nas negociações do Acordo de Paris, o primeiro para combater as alterações climáticas. Em fevereiro de 2016, foi nomeado presidente do Conselho Constitucional da República Francesa.

O ministro Herman Benjamin é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado pela Universidade de Illinois (EUA). Foi ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é professor visitante da Faculdade de Direito da Universidade do Texas (EUA). Egresso do Ministério Público de São Paulo, está no STJ desde 2006. Fundou a Revista de Direito Ambiental.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.