A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), está promovendo, no período de 17 a 31 de agosto, reuniões de grupos focais com os magistrados da 1ª Instância da JMU. O objetivo é construir a matriz curricular da ENAJUM, a fim de aperfeiçoar o desenvolvimento das atividades formativas da Escola.
Durante a organização da atividade, no último dia 12, a psicóloga Elaine Neiva, responsável pela condução das reuniões, fez uma imersão na Justiça Militar da União para o doutorando Emmanuel Gonçalves e para o pedagogo da Enajum, Jean Elisio. Depois, todos foram recebidos pelo juiz federal da JMU Alexandre Quintas, na 11ª Circunscrição Judiciária Militar (11ª CJM).
Na oportunidade, o juiz falou sobre as atividades realizadas em uma Auditoria e de sua experiência na magistratura, o que contribuiu para dar uma visão mais ampla da judicância castrense, além das atividades administrativas exercidas à frente de uma CJM.
Para Elaine Neiva, o papel da Enajum, como instituição de ensino, deve ir além da formação e do aperfeiçoamento. Também deve se prestar a inspirar, transformar, desenvolver potencialidades no magistrado da JMU, para que este possa construir novos saberes, permitindo adaptar-se a contextos cada vez mais mutáveis, presentes na nossa sociedade.