Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro retifica edital de concurso

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EDITAL Nº 7/2024 RETIFICAÇÃO DO EDITAL N° 1/2024

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROVIMENTO DE VAGAS DAS CARREIRAS DE PESQUISA E DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA CARGOS DE PESQUISADOR E TECNOLOGISTA

Processo nº 02011.001135/2024-74

O Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro – JBRJ, autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, tendo em vista a Portaria GM/MGI nº 4.590, de 02 de julho de 2024, publicada no DOU, de 03 de julho de 2024, da Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, torna pública a retificação do Edital nº 1/2024 do Concurso Público para provimento efetivo de vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de PESQUISADOR e TECNOLOGISTA, publicado no DOU de 15 de outubro de 2024, Edição 200, Seção 3, página 120, das Carreiras de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Ciência e Tecnologia, que passa a ter a a redação a seguir especificada, permanecendo inalterados os demais itens e subitens do referido Edital.

1 – O Edital nº 01/2024 passa a vigorar com a seguinte alteração:

Onde se lê:

“6.3.6. Cópia simples dos documentos que comprovem todos os itens relacionados no memorial de atividades e no currículo, com especial atenção aos itens elencados no Anexo IV. No caso de publicações, é suficiente a(s) cópia(s) da(s) página(s) onde figurem os dados de autoria e publicação.”

Leia-se:

“6.3.6. Cópia simples dos documentos que comprovem todos os itens relacionados no memorial e no currículo, com especial atenção à ordem e à indexação em conformidade aos itens elencados no Anexo IV para o devido cômputo da pontuação, sendo desconsiderados e não pontuados os documentos apresentados sem numeração ou em numeração desconforme ao Anexo IV do presente edital.”

Onde se lê:

“10.11. O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos será realizado por comissão nomeada especificamente para tal fim, sendo considerados, tão somente, os aspectos fenotípicos do candidato, os quais serão verificados, obrigatoriamente, com a presença do candidato, conforme previsto nos arts. 6º e 9º da Portaria Normativa MP nº 04/2018.”

Leia-se:

“10.11. O procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos e pardos será realizado por comissão nomeada especificamente para tal fim, sendo considerados, tão somente, os aspectos fenotípicos do candidato, os quais serão verificados, conforme procedimento disposto na Instrução Normativa MGI nº 23, de 25 de julho de 2023.”

Onde se lê:

“15.2. Na análise e apreciação dos títulos para o cargo de Pesquisador e Tecnologista serão considerados quesitos na forma detalhada por item e subitem em edital complementar.”

Leia-se:

“15.2. Na análise e apreciação dos títulos para o cargo de Pesquisador e Tecnologista serão considerados quesitos na forma detalhada por item e subitem do Anexo VII – Barema de Títulos.”

Onde se lê:

“17.3. NF = PE*3 + ME*4,5 + PT*2,5

10

NF = Nota Final

PE = Prova Escrita

ME = Memorial e Projeto

PT = Títulos”

Leia-se:

“17.3. NF = (PE*3 + ME*4,5 + PT*2,5)/10

NF = Nota Final

PE = Prova Escrita

ME = Memorial e Projeto

PT = Títulos”

2 – O Anexo IV do Edital nº 01/2024 passa a vigorar com a seguinte inclusão:

“COMPROVAÇÕES:

15) Livro científico publicado: Apresentação de cópia da capa do livro e da folha de rosto contendo ISBN e nome do autor.

16) Capítulo de livro científico publicado: Apresentação de cópia da capa do livro e da folha de rosto contendo ISBN e nome do autor do capítulo do livro.

17) Experiência profissional: Apresentação de cartas, declarações ou atestados, assinados por dirigentes institucionais ou superiores imediatos, podem ser usados para comprovar a experiência profissional. Estes documentos devem detalhar as responsabilidades do cargo/função, bem como as atividades desempenhadas de forma sucinta.

18) Atividades de Extensão:

a) Artigos especializados publicados na imprensa sobre assunto científico: Apresentação de cópias da página do artigo, contendo título, nome do autor, nome da instituição onde o trabalho foi publicado, data de publicação. Observação: A comprovação de autoria principal deve ser feita através da ordem dos autores listados no artigo. O primeiro autor será considerado o autor principal.

b) Entrevista concedida à imprensa sobre assunto de natureza técnico/científica: Apresentação de cópia da página onde conste registro da entrevista, link do canal do youtube ou de outro streaming da imprensa que demonstre participação do candidato e o título do assunto apresentado na entrevista.

c) Desenvolvimento de material didático ou instrucional relacionado a temas científicos: Cópia do material didático elaborado, demonstrando registro institucional do material contendo nome do autor.

d) Coordenação de projeto de extensão, com ou sem vínculo empregatício: Cartas, declarações ou atestados, escritos por dirigentes institucionais, superiores imediatos ou de fundações de apoio, podem ser usados para comprovar a coordenação ou responsabilidade em projetos nacionais ou internacionais. Estes documentos devem detalhar as responsabilidades do cargo, bem como as atividades de liderança ou gerenciamento de áreas do projeto.

e) Organização ou coordenação de atividades de popularização da ciência (exposições, feiras, semanas temáticas, olimpíadas científicas): Apresentação de cartas, declarações ou atestados, assinados por dirigentes institucionais, superiores imediatos ou de fundações de apoio, podem ser usados para comprovar a coordenação ou responsabilidade em projetos nacionais ou internacionais. Estes documentos devem detalhar as responsabilidades do responsável, bem como as atividades de liderança ou gerenciamento de áreas do projeto.”

3 – O Cronograma disposto no Anexo VI do Edital nº 01/2024 passa a vigorar com a seguinte redação:

Onde se lê:

EVENTO

DATA PROVÁVEL

Período de Inscrições

21/10 a 20/11/2024

Data Limite para Pagamento da Taxa de Inscrição

21/11/2024

Data Limite para Solicitação de Necessidades Especiais para Realização da Prova

22/11/2024

Relação Preliminar das Inscrições Homologadas

25/11/2024

Relação Preliminar de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

25/11/2024

Relação Preliminar de pedidos de Necessidades Especiais

25/11/2024

Recurso contra a Relação Preliminar de pedidos de Necessidades Especiais

26/11 a 27/11/2024

Recurso contra a Relação Preliminar de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

26/11 a 27/11/2024

Relação Definitiva das Inscrições Homologadas

29/11/2024

Relação Definitiva de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

29/11/2024

Relação Definitiva de pedidos de Necessidades Especiais

29/11/2024

Resultado Final e Classificação

17/02/2025

Leia-se:

EVENTO

DATA PROVÁVEL

Período de Inscrições

21/10 a 02/12/2024

Data Limite para Pagamento da Taxa de Inscrição

03/12/2024

Data Limite para Solicitação de Necessidades Especiais para Realização da Prova

03/12/2024

Relação Preliminar das Inscrições Homologadas

11/12/2024

Relação Preliminar de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

11/12/2024

Relação Preliminar de pedidos de Necessidades Especiais

11/12/2024

Recursos contra o indeferimento das inscrições

12/12 a 13/12/2024

Recurso contra a Relação Preliminar de pedidos de Necessidades Especiais

12/12 a 13/12/2024

Recurso contra a Relação Preliminar de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

12/12 a 13/12/2024

Relação Definitiva das Inscrições Homologadas

18/12/2024

Relação Definitiva de candidatos que concorrem as vagas reservadas de PcD e PPP

18/12/2024

Relação Definitiva de pedidos de Necessidades Especiais

18/12/2024

Resultado Final e Classificação

26/02/2025

4 – O Edital passa a vigorar com a inclusão do seguinte Anexo:

Anexo VII

Barema de Títulos

Item

sub-item

Produção científica, técnica, tecnológica e de divulgação nos últimos 10 (dez) anos, a contar de 2013 até a data limite de inscrição.

Descrição da análise Títulos

Pontuação unitária (a) *

Pontuação máxima (b) *

1

a

Pós-Doutorado

Termo de outorga da bolsa ou declaração da Instituição de Pesquisa/Ensino

2

4

2

a

Artigo completo publicado ou aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (correspondencia ou 1º autor)

Artigos Científicos ou Tecnológicos de circulação Internacional aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (1º autor), ponderada pelo fator de impacto da revista **

1,5 **

40

2

b

Artigo completo publicado ou aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (ultimo-autor).

Artigos Científicos ou Tecnológicos de circulação Internacional aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (ultimo-autor), ponderada pelo fator de impacto da revista **

1,2 **

6

2

c

Artigo completo publicado ou aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (co-autor).

Artigo completo publicado ou aceito em periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo (co-autor) ponderada pelo fator de impacto da revista **

1 **

25

2

d

Trabalho científico completo

Apresentado em congresso e publicado na íntegra em anais do evento.

0,2

2

3

a

Prêmio acadêmico por atividades científicas

1

3

4

a

Patente registrada e concedida

Número do registro ou do depósito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) do Brasil ou de base de dados de patentes do exterior (e.g. USPTO – United States Patent and Trademark Office)

1,5

3

5

a

Registro de Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual na área do perfil da vaga, formalizada por um certificado ou carta de concessão emitida por um órgão de propriedade intelectual – Brasil: INPI. No exterior: escritórios equivalentes ao redor do mundo que emitem tais comprovantes.

1,5

3

6

a

Relatórios Técnicos

Relatórios técnicos ou notas técnicas, na área do perfil da vaga, a órgãos especializados de gestão científica, tecnológica ou cultural ou consultorias técnicas prestadas a órgãos públicos e privados: É necessária a cópia da(s) primeira(s) página(s) da publicação, desde que contenham o título,

6

a

Relatórios Técnicos

o nome do autor, onde o trabalho foi publicado, a data de publicação e/ou DOI (Digital Object Identifier)

0,25

0,5

6

b

Outras produções técnicas

Trabalhos publicados em catalogos e listas oficiais

0,3

10

7

a

Cursos e minicursos ministrados em eventos cientificos

Com carga horária mínima de 10 horas

0,25

1

7

b

Disciplina em Pos-Graduação ou Graduação

Instituição Pública ou Privada

1

20

7

c

Disciplina como docente em nível de especialização

Instituição Pública ou Privada. 10hs = 0,5

0,5

2

7

d

Orientação Especialização

Mestrado Lato Sensu concluido (orientador principal)

0,2

2

8

a

Orientações Pós-Graduação

Mestrado concluido (orientador principal)

1

5

8

b

Orientações Pós-Graduação

Doutorado concluido (orientador principal)

2

10

8

c

Orientações Pós-Graduação

Co‐orientação de Mestrado concluída

0,5

2,5

8

d

Orientações Pós-Graduação

Co‐orientação de Doutorado concluída

1

5

8

e

Orientação Graduação

Orientação em Monografia de Conclusão de Curso de Graduação (orientador principal)

0,25

1

9

a

Participação na organização de eventos e/ou reuniões científicas nacionais e/ou internacionais

Comprovante oficial do organizador/coordenador do evento atestando a composição da comissão organizadora

0,5

2

10

a

Editoração de livros, periódicos e/ou anais de conferências

Cópia da capa e página indicando a editoração

1

5

11

a

Coordenação de projetos institucionais aprovados por agências de fomento

Cópia do termo de outorga da agência de fomento

1

4

12

b

Participação como membro titular de bancas de exame

Concurso público em instituições de ensino e pesquisa de nível superior, dissertações de mestrado e/ou teses de doutorado, e teses de Livre Docência): Comprovante de participação, atas de defesas.

0,5

2

13

a

Coordenação de Grupo de P&D em colaboração internacional; Coordenação de Laboratório ou infraestrutura de P&D; Cargo de responsabilidade em colaborações nacionais ou internacionai

Ver edital para detalhamento

1

2

13

b

Editor de periódico científico indexado no Scopus, Web of Science ou Scielo

Um ponto por ano por periódico

1

3

14

a

Palestras, colóquios e conferências

Apresentação de certificados, cartas, declaração ou outros documentos emitidos (podendo ser físico ou em meio eletrônico) pela organização ou organizador da palestra, colóquio ou conferência

0,5

2

15

a

Livro científico publicado

com ISBN, como autor, exceto monografia, dissertação ou tese.

2

6

16

a

Capítulo de livro científico publicado

com ISBN.

0,5

5

17

a

Experiência profissional

Experiência profissional, com vínculo empregatício, como pesquisador, professor, tecnologista, Instituições de Pesquisa, Ensino e/ou Tecnologia, pública ou privada. 1 ponto por cada ano

1

6

17

b

Experiência profissional

Experiência profissional, com vínculo empregatício como tecnólogo, analista ou técnico, em Instituições de Pesquisa, Ensino e/ou Tecnologia, pública ou privada. 0,5 ponto por cada ano

0,5

3

17

c

Bolsa de pesquisa ou tecnologica

(exceto de graduação, mestrado, doutorado e pos-doc). 0,75 ponto por cada ano

0,75

3

18

a

Atividades de Extensão

Artigos especializados publicados na imprensa sobre assunto científico

0,5

2

18

b

Atividades de Extensão

Entrevista concedida à imprensa sobre assunto de natureza técnico/científica.

0,5

2

18

c

Atividades de Extensão

Desenvolvimento de material didático ou instrucional relacionado a temas científicos

0,5

4

18

d

Atividades de Extensão

Coordenação de projeto de extensão, com ou sem vínculo empregatício

0,5

2

18

e

Atividades de Extensão

Organização ou coordenação de atividades de popularização da ciência (exposições, feiras, semanas temáticas, olimpíadas científicas)

1

2

Total

MAX = 200

* A pontuação máxima atingida será convertida para valores de 0 a 10 em relação ao máximo (MAX)

** pontuação unitária ponderada pelo índice de fator de impacto da revista

SERGIO BESSERMAN VIANNA

Com informações do Diário Oficial da União

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