O presidente e o decano do Supremo Tribunal Federal, ministros Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, participaram nesta terça-feira (12), na Biblioteca do STF, do lançamento do livro “Semipresidencialismo no Brasil”, de João Victor Prasser.

Segundo Barroso, que escreveu a apresentação do livro, o trabalho estuda alternativas de outros países e levanta as dificuldades da implementação do semipresidencialismo no Brasil. Ele salientou que, nesse sistema, o presidente teria funções importantes, mas não teria que se preocupar com o varejo da política, e eventual perda de sustentação política decairia sobre o primeiro-ministro, que poderia ser substituído sem maiores traumas.

Mendes ressaltou a necessidade de repensar as formas que regem o Estado brasileiro, com a revisão do sistema de governo. Segundo ele, a obra lança luzes sobre esse tema.

Autor

João Victor Prasser é assessor da Presidência do Tribunal de Contas da União (TCU) e mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O livro tem prefácio do ex-presidente da República Michel Temer, apresentação do ministro Luís Roberto Barroso e posfácio do presidente do TCU, Bruno Dantas.

PR//CF

 

Com informações do STF

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.