A ministra Maria de Assis Calsing comunicou ao presidente da Corte, ministro Brito Pereira, que se aposentará a partir de 3 de agosto. A ministra é magistrada de carreira e atualmente preside a Quarta Turma do TST.

Nascida em Juiz de Fora (MG), Maria de Assis Calsing é bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB) e mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília (UnB). Começou a carreira jurídica como advogada e foi assessora jurídica do Ministério das Relações Exteriores, de onde saiu para assumir o cargo de juíza do trabalho substituta no Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, onde tomou posse em fevereiro de 1984. Foi juíza presidente da 3ª Junta de Conciliação e Julgamento (atual Vara do Trabalho) de Goiânia e da 4ª e da 9ª Juntas de Conciliação e Julgamento de Brasília. Em janeiro de 1993, tomou posse como desembargadora do TRT da 10ª Região, do qual foi presidente no biênio 1996/1998.

Desde outubro de 1998, atuou como convocada no TST até tomar posse como ministra, em 17 de maio de 2007. Desde então, integra a Quarta Turma. Fez parte da Subseção I e da Subseção II da Seção Especializada em Dissídios Individuais e, atualmente, integra a Seção Especializada em Dissídios Coletivos. Atuou ainda como Conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), foi membro da Comissão Permanente de Jurisprudência e de Precedentes Normativos, conselheira e vice-diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenadora do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho. Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

(Secom/TST)



Com informações do Tribunal Superior do Trabalho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.