Ministro Caputo Bastos encerra correição no TRT-21 (RN) destacando número de conciliações

O índice de acordos homologados dos Cejuscs de Natal e Mossoró (RN) subiu de 71,69%, em 2020, para 80,86% em 2021.

Ministro Caputo Bastos durante sessão de leitura da ata de correição do TRT-21 (RN). (Foto: TRT da 21ª Região)

Ministro Caputo Bastos durante sessão de leitura da ata de correição do TRT-21 (RN). (Foto: TRT da 21ª Região)

18/3/2022 – A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho encerrou, nesta sexta-feira (18) a correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN). Na sessão de encerramento, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Caputo Bastos, afirmou que ficou impressionado “sobremaneira” com os índices de conciliações dos Cejuscs de 1º e 2º grau no TRT-21.

As observações foram feitas durante a leitura da ata de correição, que apresentou os resultados da correição realizada no TRT-21 desde o início da semana. De acordo com o ministro, os índices ficaram muito acima da média nacional, o que, para ele, é um sinal claro “de que a coisa está funcionando e deve ser cantada em prosa e verso”.

Dados positivos

Em 2020, o índice de acordos homologados em audiências de conciliação dos Cejusc de Natal e Mossoró (RN), os dois existentes no estado, atingiu a marca de 71,69%. Já em 2021, esse porcentual subiu para 80,86%. 

O ministro também destacou a Vara do Trabalho de Currais Novos (RN) que, nos últimos três anos, obteve índices bem acima da média nacional de conciliação. Para o corregedor-geral, são dados impressionantes e reflete um dos  principais objetivos do juiz do Trabalho, que é a solução consensual dos conflitos. “Nós temos que buscar a conciliação, é o nosso objetivo maior. Nossa missão é tentar essa conciliação”, disse.

Audiências

Outro ponto destacado pelo ministro foi o fato do TRT-21 (RN) realizar audiências com representantes dos entes públicos para conhecimento do valor da dívida com precatórios de cada órgão, bem como a lembrança sobre a obrigatoriedade de pagamento dentro dos prazos legais.
A leitura da ata da correição foi transmitida pelo canal do TRT-21 (RN) no YouTube e marcou o primeiro evento institucional do tribunal com tradução simultânea em Libras. Confira:

Próxima correição

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho realiza a próxima correição ordinária no Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO). A inspeção será realizada de 28 de março a 1º de abril. 

Confira o calendário de correições ordinárias da gestão do ministro Caputo Bastos.

Com informações do TRT da 21ª Região (RN).


Fonte: TST – Tribunal Superior do Trabalho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.