O ministro aposentado Paulo Cesar Cataldo, do Superior Tribunal Militar (STM), morreu na noite desta segunda-feira (24). 

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o magistrado de origem civil nasceu em 11 de maio de 1932 e tomou posse em 1984 no Superior Tribunal Militar, permanecendo até 1998, quando se aposentou.

Durante os 14 anos em que foi ministro do STM, Cesar Cataldo exerceu a vice-presidência do STM por dois biênios: 1987/89 e 1997/99. O ministro também participou de diversas comissões que buscavam aperfeiçoar códigos, regimentos e a área administrativa da Justiça Militar da União.

Durante sua carreira, Cesar Cataldo foi condecorado com diversas ordens e méritos concedidos no Brasil: Rio Branco, Militar, Naval, Aeronáutico, Brasília, Judiciário do Trabalho, Santos Dumont, Tamandaré, Mauá, Judiciário Militar e das Forças Armadas. Além de ter sido agraciado na França e Peru com a Officier de L´Ordre National du Mérite de la Republique Française e Oficial de la Orden del Sol del Peru, respectivamente.

O ministro deixou ainda diversas obras e trabalhos publicados sobre direito e administração pública, além de ter contribuído com diversos artigos para a revista do STM.

Cataldo era considerado um dos mais brilhantes ministros do STM, pelo seu exímio conhecimento em Direito Militar.  O corpo do ministro aposentado será cremado amanhã, 26, no Memorial de Valparaíso (GO), às 10h, em cerimônia privada aos amigos e familiares.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.