No último dia do Lidera aí os facilitadores Govlab Alexandre Guimarães e Pedro Lemos conduziram várias rodas de conversa. No painel chamado “Soluções Novas para Problemas Antigos”, todos os participantes, divididos em grupos, fizeram o mapeamento de desafios e de soluções durante todo o dia.

Partindo da ideia de que desafios são uma “dor que incomoda, de maneira incisiva, cidadão, servidor ou liderança”, os especialistas propuseram um trabalho envolvendo possibilidades de transformação e soluções focadas em ações concretas e resultados mensuráveis.

No entanto, eles fizeram alguns alertas, como: não confundir o desafio ou “dor” com suas causas e muito menos com as ações que você imagina empreender para resolver o desafio; desafios têm relação com lacunas de desempenho institucionais. Outra dica foi aproveitar a janela de oportunidades: momento em que coincidem a agenda das lideranças, o engajamento dos servidores e do cidadão e o resultado para o usuário.

O problema é que, na maioria das vezes, essas três áreas estão apartadas entre si, gerando a necessidade de busca de soluções inovadoras para o usuário, estratégias para o engajamento de servidores e a promoção da articulação com lideranças para que compreendam sua perspectiva e alinhem a transformação.

Após a explanação, cada grupo, com base em sua composição e experiência, levantou alguns desafios ou “dores” institucionais para serem trabalhados. Após a identificação dos desafios, foram levantadas as causas primárias para as questões e as possíveis soluções.

Encerramento

Ao final do evento, a coordenadora da Coordenação de Gestão de Pessoas, Mônica Magalhães, agradeceu a todas as áreas envolvidas na organização do evento, aos servidores que se engajaram na proposta e à alta administração, que confiou no trabalho e abriu espaço para uma iniciativa inovadora.

A juíza federal da 1ª Auditoria de Brasília, Flávia Ximenes, falou sobre os desafios de organização de um evento de grande complexidade num tempo recorde e também agradeceu o apoio prestado pelas áreas.

O presidente do STM afirmou que a JMU passou por uma semana de capacitação bastante produtiva, pois os integrantes da Justiça Militar de todo o Brasil estiveram engajados na busca de novos conhecimentos e experiências de equipe, desde os gestores, no Lidera aí, em Brasília, até os juízes e ministros que participaram do Congresso Jurídico de Direito Militar, em Belo Horizonte.

lidera rodas 16.06

lidera monia 16.06

 lidera juiza 16.06

lidera presidente 16.06

 

lidera rodas1 16.06

 



Com Informações so Superior Tribunal Militar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.