A Ouvidoria do Superior Tribunal de Justiça (STJ) alcançou o segundo lugar em sua categoria na III Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, iniciativa da Rede Nacional de Ouvidorias que busca incentivar e difundir ações das ouvidorias públicas em todo o país voltadas para informar os usuários sobre os serviços prestados pelos respectivos órgãos ou entidades.

O trabalho premiado foi executado pela Ouvidoria em parceria com a Coordenadoria de Multimeios da Secretaria de Comunicação Social do STJ, responsável por gerenciar as redes sociais do tribunal.

Confira aqui os resultados da Maratona.

A premiação é dividida em três categorias, de acordo com o tamanho da população da cidade onde a instituição atua e conforme a esfera da federação. A Ouvidoria do STJ concorreu na categoria que engloba as ouvidorias vinculadas a órgãos e entidades federais, estaduais e distritais, além daquelas com atuação em municípios de população superior a 500 mil habitantes.

Publicações em redes sociais contra a discriminação no serviço público

Nesta edição, a Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos teve como tema a discriminação no serviço público. A proposta era que os órgãos publicassem conteúdos sobre o tema nas redes sociais.

A ouvidora auxiliar Valéria Ferraz Guimarães afirma que a participação na maratona foi uma oportunidade de divulgar o trabalho das ouvidorias em linguagem mais visual e simples, que é a utilizada nas redes sociais. "A competição consistia nas postagens sobre o tema durante um período de tempo e na aferição do número de visualizações", explicou a gestora, lembrando que o alcance das postagens em redes sociais é bem maior que o de uma notícia.

Segundo ela, a parceria com a Coordenadoria de Multimeios foi decisiva para a premiação: "Além da produção das peças gráficas, a unidade fez o plano de divulgação. As redes sociais do STJ têm excelente reputação, alcance e engajamento, o que, na competição, contribuiu para sair na frente".

Ouvidoria ajuda o tribunal a aprimorar serviços ao público

Por meio de sua ouvidoria, o STJ é capaz de aprimorar os seus processos de trabalhos e analisar a qualidade dos serviços prestados a cidadãos e cidadãs. Entre os serviços oferecidos pela ouvidoria, estão o recebimento e o encaminhamento de manifestações de usuários (##reclamações##, elogios, denúncias e solicitações), de pedidos baseados na Lei de Acesso à Informação (LAI) e de requerimentos apoiados na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Atualmente, exerce o cargo de ouvidora a ministra Regina Helena Costa.

A maratona é coordenada por um comitê formado por membros da Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral da União, da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da Ouvidoria-Geral do Município de São Paulo, da Ouvidoria da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e da Ouvidoria da Câmara dos Deputados.

Já a Rede Nacional de Ouvidorias, criada pelo Decreto 9.492/2018, é coordenada pela Ouvidoria-Geral da União. O objetivo principal da rede é estabelecer um fórum de integração entre as ouvidorias públicas, permitindo a participação social e buscando a garantia dos direitos dos usuários dos serviços públicos.

Com informações da Agência Brasil.

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