O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançou a 20ª edição do periódico virtual Arte no Tribunal. Produzido pela Assessoria de Cerimonial e Eventos (ACE), o periódico tem a finalidade de divulgar as obras e os artistas que compõem o acervo artístico pertencente ao STJ. Nessa edição, tem destaque a escultura do Anjo, trabalho de Gotfredo Thaler.

O escultor da obra, Gotfredo Thaler, nasceu no Município de Treze Tílias, conhecido como a "Capital Catarinense dos Escultores e Esculturas em Madeira", em 1º de fevereiro de 1940. Aos dez anos, Gotfredo fez sua primeira escultura, uma ovelhinha de presépio. Seu pai, ao ver a peça, percebeu que Gotfredo tinha talento nato e se entusiasmou dizendo-lhe que teria que ser escultor.

Foram anos de profissão dedicados à escultura, principalmente, à arte sacra, durante os quais esculpiu mais de trezentas obras que decoram igrejas e municípios por todo Brasil. O escultor ensinou a arte da escultura para as filhas, Ingrid e Ellen, e as duas seguem a tradição da família.

O Anjo foi esculpido em 2003 em um tronco de cedro, Gotfredo usou a formação das raízes para compor as vestes. As asas não faziam parte do mesmo tronco e foram emendadas. A pintura foi realizada em parceria com sua filha Ingrid. A obra mede aproximadamente 2,70m de altura.

Localizada próximo à Portaria Golf 7, a escultura é utilizada como ponto de encontro dos servidores e servidoras bem como local de oração no STJ.

Uso democrático do espaço da cidadania

O acervo de obras de arte do Tribunal da Cidadania conta hoje com centenas de peças de renomados artistas das mais diversas regiões do Brasil e do exterior. A coleção é o resultado de doações dos artistas, em contrapartida ao uso da galeria, cujas exposições se realizam mediante processo seletivo regido por edital público. As obras doadas estão distribuídas nos ambientes de trabalho das diversas unidades do STJ, onde podem ser apreciadas por servidores e visitantes.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.