Pelo segundo ano consecutivo, a qualidade no uso do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi avaliada por magistrados do Judiciário do Trabalho, membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e servidores de ambas as instituições. Os resultados , em comparação aos obtidos em 2014, revelaram que o índice de satisfação geral médio com o Sistema PJe-JT subiu 6,39% na Justiça do Trabalho e 5,86% no Ministério Público do Trabalho, em apenas doze meses.
A pesquisa teve início em novembro de 2015, e os questionários ficaram disponíveis para os usuários do Sistema PJe-JT por aproximadamente 30 dias. A participação aumentou consideravelmente, dando mais consistência às avaliações. O formato foi aperfeiçoado em relação ao modelo utilizado em 2014, pois consolidou em etapa única o levantamento tanto na Justiça do Trabalho quanto no MPT e permitiu ainda a visualização regionalizada dos dados – por Tribunal Regional do Trabalho e Procuradoria Regional do Trabalho.
O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Barros Levenhagen, ressalta que, embora ainda haja muito a ser aperfeiçoado, o CSJT está no rumo certo, pois as marcas superam as metas dos indicadores estratégicos de satisfação interna e interna com o sistema, que previam a elevação do nível de satisfação em 5% ao ano.
A Coordenação Nacional do PJe-JT destaca a importância da realização frequente de pesquisas de satisfação junto aos usuários do PJe-JT, pois tais avanços já refletem, concretamente, o acerto das estratégias e decisões adotadas em 2015, como desdobramento dos resultados produzidos pelo levantamento feito em 2014. Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT, os dados relevados pelas pesquisas também permitem orientar ações voltadas à melhoria dos processos de gestão de TI, em benefício de uma governança de TI ainda mais sólida e efetiva no Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
(Com informações da Ascom-CSJT)