Pílulas contra a desinformação: busque fontes confiáveis

“Muitas narrativas falsas são esclarecidas por agências de checagem. Uma boa forma de confirmar a veracidade de uma notícia é procurar o assunto em ferramentas de buscas e sites do jornalismo profissional. Cultive esse hábito para enfrentar a desinformação!”.

Esse é o 22º texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Quando você tem dúvidas sobre um assunto, o primeiro passo é procurar especialistas, certo? A mesma dica vale para as fake news. Existem agências de checagem sérias especializadas em verificar o que é fato e o que é desinformação. Confira algumas delas: Abraji (projeto Comprova)AFPAgência LupaAos FatosBoatos.orgE-FarsasEstadão VerificaGlobo (Fato ou Fake) e Universo Online (UOL Confere). E lembre-se: na dúvida, não compartilhe.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

MM/LC

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.