A presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, recebeu o vice-presidente da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do  Brasil – seccional de São Paulo,  Belisário dos Santos Júnior, o advogado e ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh e o ex-deputado constituinte e ex-deputado federal Aldo Arantes.

Atualmente, Arantes é o Secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal da OAB. O encontro aconteceu no STM na segunda-feira (24).

A intenção foi conversar sobre dois importantes projetos recentemente lançados pelo Superior Tribunal Militar: o “JMU na História” e o “Vozes da Defesa”. O primeiro busca dar publicidade aos principais processos judiciais históricos guardados pelo STM e que refletem conflitos e circunstâncias de diversos momentos da história do país: desde o Brasil Colônia, passando pelo Brasil Império, República Velha, República Nova, Período Vargas e Regime Militar.

 

Pesquisadores, historiadores e toda a sociedade brasileira são convidados a acessar os documentos disponíveis no portal do Superior Tribunal Militar.

 

Já o projeto “Vozes da Defesa” colocará à disposição, de qualquer interessado, as  sustentações orais de advogados que defenderam criminalmente réus processados entre os anos de 1975 a 1985, com base na Lei de Segurança Nacional.  

 

Os advogados e o secretário da Comissão Especial concederam entrevistas à Agência de Notícias do STM e falaram, principalmente, sobre a importância da disponibilidade dos documentos e dos áudios para a historiografia nacional. Leia as entrevistas acessando os links abaixo:

 

Entrevista com Belisário dos Santos Júnior 

Entrevista com Luiz Eduardo Greenhalgh

Entrevista com Aldo Arantes

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.