STF na Escola participa do programa educativo da Festa Literária Internacional de Paraty, no RJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) está presente na 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). O projeto STF na Escola integra as atividades do programa educativo da Flip com rodas de conversa sobre cidadania, democracia, direitos, três Poderes e Constituição.

A primeira instituição visitada nesta quinta-feira (10) foi a Escola Municipal Ministro Sérgio Mota. O encontro foi com uma turma de 22 estudantes entre 14 e 15 anos do oitavo ano do ensino fundamental. Os alunos se apresentaram e bateram um papo com a juíza-ouvidora do STF, Flávia Martins de Carvalho.

Ela explicou o que é cidadania, democracia, o que fazem os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e para que serve a Constituição Federal. “A gente veio mostrar que existem caminhos possíveis para garantir os direitos de todos, inclusive de crianças e adolescentes, que têm prioridade absoluta”, disse a ouvidora.

A defensora pública titular de Paraty, Renata Rieger, participou do encontro e falou sobre o papel da Defensoria Pública dentro do sistema de Justiça. “Se você acha que um direito seu não está sendo respeitado, pode bater na porta da defensoria. Nós fazemos a ponte entre o cidadão e o Poder Judiciário”, explicou a defensora.

Interação

Na parte da tarde, a reunião com estudantes foi no espaço usado na Flip pela Casa Poéticas Negras, organização que atua no enfrentamento ao racismo em Paraty. Cerca de 12 alunos da Escola Waldorf Quintal Mágico foram até o local para participar da palestra do STF na Escola.

“Ainda bem que a gente veio, porque foi muito legal. A gente se sentiu incluído, porque a gente não ficou só ouvindo, foi realmente uma interação”, contou Flor Brant, de 14 anos. “E a gente aprendeu coisas sobre os nossos direitos, isso é importante para a nossa vida”.

A escola pública estadual do Rio de Janeiro CIEP – Centros Integrados de Educação Pública também recebeu a palestra da juíza Flávia Martins. Alunos do ensino médio, com idades entre 15 e 18 anos, ouviram sobre direitos da criança e do adolescente, democracia e cidadania. Ao final, puderam tirar dúvidas e debater como a Constituição afeta o dia a dia de cada um.

Nesta sexta-feira (11) foi a vez de o projeto chegar à escola Quilombo do Campinho. A juíza falou a alunos do 6º e do 9º anos do ensino fundamental sobre direitos e deveres do adolescente, bem como os caminhos possíveis para se pleitear os direitos. A defensora pública da Paraty acompanhou todas as visitas da magistrada às escolas da cidade.

Veja fotos do STF na Escola Municipal Ministro Sérgio Mota:

Juíza Ouvidora do STF faz palestra na escola Ministro Sergio Mota, em Paraty - RJ - 10/10/2024

Veja fotos do STF na Escola para estudantes da Escola Waldorf Quintal Mágico:

STF na Escola participa de evento da Flip Educativa, em Paraty/RJ

Veja fotos do STF na Escola Pública Estadual do Rio de Janeiro CIEP (Centros Integrados de Educação Pública):

Juíza Ouvidora fala do STF na Escola a alunos do ensino médio do CIEP, em Paraty/RJ

Veja fotos do STF na escola Quilombo do Campinho:

Ouvidora apresenta STF na Escola a alunos da escola Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ)

(Andréa Lemos)

Leia mais:

4/10/2024 – Alunos de Mato Grosso do Sul recebem palestra do STF na Escola

19/6/2024 – Na presença de ministros e estudantes, Supremo apresenta nova cartilha e novo site do STF na Escola

19/6/2024 – Presidente do Tribunal apresenta novo site e nova cartilha do STF na Escola nesta quarta-feira (19)

Com informações do STF

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.