Servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) estiveram nesta quarta (10) e quinta (11) no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, na divisa com a Guiana Francesa, uma das regiões de mais difícil acesso do Brasil, para uma ação educacional e de capacitação de eleitores indígenas. Lá, os servidores da Justiça Eleitoral buscaram a sensibilização da comunidade quanto à importância da cidadania participativa. Também foi realizado treinamento sobre o funcionamento da urna eletrônica.

A ação aconteceu na localidade Aramirã, município de Pedra Branca do Amapari, distante cerca de 300 quilômetros de Macapá (AP), onde vivem cerca de dois mil indígenas dos povos Waiãpis, abrangendo 30 comunidades ao redor da reserva ambiental.

Segundo o analista judiciário do TRE-AP Heverton Fernandes, a ação visou otimizar as habilidades do eleitorado indígena no momento de manusear e votar na urna eletrônica, auxiliando na distinção dos números e dos respectivos cargos eletivos que estarão em disputa no pleito deste ano.

“A Justiça Eleitoral leva a cidadania a todos os cidadãos brasileiros, sem distinção. Por isso, estivemos na localidade, nos rincões do estado, levando a urna para que esses indígenas pudessem treinar como é o processo de votação, para que, dessa forma, a votação possa transcorrer com a maior normalidade possível na comunidade”, destacou.

O morador da região Sinu Waiãpi, de 29 anos, vai votar pela terceira vez este ano. Para ele, a capacitação vai ajudar muita gente na comunidade, pois muitos vão exercer a cidadania pela primeira vez. “O indígena tem capacidade para votar, e temos direitos iguais aos brancos. É importante esse treinamento, porque aí a gente já sabe como usar a urna, como digitar os números dos candidatos e qual é o número do deputado e dos outros”, afirmou.

Na localidade onde se realizou a missão, há duas seções eleitorais pertencentes à 11ª Zona da comarca do município de Pedra Branca do Amapari, abrangendo um eleitorado composto de 451 pessoas. Participaram ainda da ação o diretor-geral da Corte Regional, Francisco Valentim, e o coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Amapá, Rinaldo Farias.

Conheça mais sobre o TRE-AP.

TP/LC, DM com informações da Ascom/TRE-AP

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.