7/5/2025 – O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (AL) marcou presença no 2º Mutirão PopRuaJud, realizado na última terça-feira (6/5), na Praça Deodoro, em Maceió. A ação, promovida pelo Comitê PopRuaJud da Justiça Federal, reuniu representantes de instituições dos três níveis de governo com o objetivo de oferecer acolhimento e serviços essenciais à população em situação de rua e vulnerabilidade social.
Representando o TRT-AL, os desembargadores Jasiel Ivo e Marcelo Vieira, presidente e ouvidor do Tribunal, respectivamente, além dos juízes do Trabalho Emanuel Holanda e Luciana Espírito Santo. O evento também contou com a presença do conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pablo Coutinho, coordenador da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, e de servidores do TRT/AL.
Durante o mutirão, a população teve acesso a uma série de serviços, como regularização de documentos, atendimento jurídico, assistência social, doação de roupas e kits de higiene, além de banho solidário, ações culturais e atendimentos de saúde, incluindo cuidados odontológicos e psicossociais. Também foram ofertados corte de cabelo, manicure, pedicure e entrega de óculos.
Para o presidente do TRT-AL, desembargador Jasiel Ivo, o mutirão representa um exemplo concreto de justiça cidadã. “Participar de uma ação como essa é reafirmar o papel do Judiciário na promoção de direitos fundamentais e no cuidado com os que mais precisam. A união de esforços é essencial para que possamos construir um futuro mais digno e humano para todos”, avaliou.
Como parte das ações do TRT-AL, a Ouvidoria Regional e a Ouvidoria da Mulher firmaram parceria com a Escola do Turismo para viabilizar matrículas em cursos gratuitos, promovendo capacitação e inclusão social. A Delegacia Regional do Trabalho também esteve presente orientando sobre a emissão da Carteira de Trabalho Digital.
O desembargador Marcelo Vieira destacou a importância da atuação conjunta das instituições: “O Mutirão PopRuaJud é mais uma grande entrega coletiva da rede interinstitucional, que atua com foco na dignidade humana e na transformação social. Ações como essa colaboram para oferecer acolhimento, apoio e soluções eficazes, fortalecendo a rede de proteção e contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva”.
Fonte: TRT da 19ª Região