TSE e Redes Cordiais realizam, com influenciadores digitais, capacitação sobre desinformação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberá nesta quinta-feira (4), das 11h às 18h, um grupo formado por 30 influenciadores digitais de diferentes nichos para uma capacitação sobre desinformação, que será realizada em parceria com o Redes Cordiais. O projeto é um dos eixos do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal e será o primeiro desenvolvido de forma presencial com os parceiros da iniciativa. As dezenas de capacitações já ocorridas foram feitas na modalidade virtual.

O evento desta quinta tem o objetivo de treinar os influenciadores para que aprendam sobre o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro e ajudem a combater as fakes news durante as Eleições 2022. Os criadores de conteúdo, atores, ativistas e jornalistas vão assistir a palestras e visitar as instalações do TSE para, de agora até as eleições, produzirem conteúdo em vídeo, texto e em formatos diversos para as redes sociais.

Logo no começo do evento, eles serão recebidos no plenário da Corte, durante a sessão de julgamentos, com a presença do presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin. Durante o dia, técnicos do TSE explicarão o processo eleitoral brasileiro e por que o voto no Brasil é informatizado. O ex-ministro do TSE Henrique Neves baterá um papo com os convidados.

O grupo ainda terá a oportunidade de fazer um unboxing da urna eletrônica, aprendendo como ela funciona detalhadamente, bem como visitar a Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, que ficou conhecida de maneira equivocada como “sala secreta” ou “sala escura”. O boato sugeria que o local onde os votos são contados é restrito a poucas pessoas, aumentando as chances de manipulação. Contudo, os influenciadores verão – e poderão mostrar em seus conteúdos – que o espaço é uma sala como tantas outras, onde servidores públicos trabalham no Tribunal.

Redes Cordiais

Parceiro do TSE no âmbito do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação – que hoje conta com o apoio de 154 instituições, empresas e veículos –, o Redes Cordiais é a primeira organização de educação midiática brasileira voltada para influenciadores e redes sociais.

Todos os influenciadores convidados pelo Redes Cordiais já passaram por edições do workshop de educação midiática da organização e juntos alcançam cerca de 10 milhões de seguidores nos principais canais.

A iniciativa é uma das seis contempladas no programa “Jogo Limpo”, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas, em português), com o apoio do YouTube Brasil. Os projetos selecionados receberam fundos e mentoria para o desenvolvimento de ações para enfrentar a desinformação antes das eleições.

O time, com representantes de diversos estados, é formado por: Agda Carvalho (@negra_e_estilosa), Ailton Junior (@seriededicas), Alexandre Borges (@alex_borges), Amanda Costa (@souamandacosta), Ana Girassol (@anagirassol_), Babi Cady (@babicady), Babi Marca @babiemversos, Cazé (@cazepecini), Cedê Silva (@TheBrazilianReport), Cristian Wari’u (@cristianwariu) Edgard Abbehusen (@edgardabbehusen), Eduardo Prado (@ed.prado), Januária Alves (@janu_alves), Jackson Augusto (@afrocrente), João Pedro (@jpmota), Jonas Di Andrade (@vozdascomunidades), Maju Sanchez (@majucca), Maria Carolina (@jornaljoca), Marlos Apyus (@apyus), Mellanie Fontes-Dutra (@mellziland), Nathalia Luna (@nathalia.luna), Nathaly Dias (@blogueiradebaixarenda), Pastor Pedrão (@pastorpedrao), Preta Kiran (@pretakiran), Rennan Leta (@rennanleta), Ricardo Rigel (@treta.show), Stefan Costa (@transboylife_), Sulivã Bispo (@sulivabispo), Thais Rodrigues (@almapretajornalismo) e William Reis (@williamreis85). Os perfis citados são das contas de Instagram dos participantes.

Saiba mais sobre o Programa de Enfrentamento à Desinformação.

LC/DM, com informações do Redes Cordiais

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.