A partir da próxima segunda-feira (3), parte dos usuários do e-Proc/JMU (Sistema informatizado de tramitação dos processos da Justiça Militar da União) só poderão acessar o sistema com a senha de “dois fatores” ou de “duas etapas”, tecnicamente conhecida como MFA, ou Autenticação Multifator.
O presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Francisco Joseli Parente Camelo, foi um dos primeiros magistrados a criar seu acesso em “dois fatores”, com o cadastramento ocorrido na tarde desta quarta-feira (29).
O MFA é um procedimento comumente utilizado ao realizar operações financeiras, por meio de aplicativos bancários, com o envio de um “código” de confirmação.
A mudança visa aumentar o nível de segurança dos sistemas contra ataques cibernéticos, muito comuns e que têm impactado órgãos públicos e empresas privadas no Brasil e em diversas partes do mundo.
Para ajudar os usuários a fazer o cadastramento, o Superior Tribunal Militar produziu um vídeo tutorial com o passo a passo de como criar o seu acesso.
Acesse o vídeo e siga as instruções.
Também foi criado um passo a passo em PDF, que você tem acesso neste link.
A parte trabalhosa é apenas durante o cadastro. Nos demais acessos, o processo é muito fácil e seguro de operar.
No primeiro dia pode haver certa dose de mudança de cultura e a necessidade de instalação, por exemplo, de um aplicativo no celular, para quem optar por esse modelo.
Com o passar dos dias, o procedimento entra na rotina do usuário, sem qualquer dificuldade.
A implementação da exigência do duplo fator de antenticação ocorrerá por tipo de usuário conforme calendário a seguir:
03/06/2024 – Magistrados, Diretores e Assessores;
10/06/2024 – Servidores de gabinetes e secretarias;
17/06/2024 – Usuários do Ministério Público Militar, Defensoria Pública da União e Advocacia-Geral da União;
24/06/2024 – Advogados;
1º/07/2024 – Comandantes das Organizações Militares;
08/07/2024 – Autoridades Delegadas das Organizações Militares.
Em caso de dúvidas, favor entrar em contato pelo telefone (61) 3313.9144 ou pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Leia mais: Cibernética: STM começa a implantar o sistema de acesso em duas etapas