O Superior Tribunal Militar (STM) apoia a iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) na nova edição de seu projeto: “Campanha 24 Horas pelo Diabetes”, que ocorre durante todo o mês de novembro de 2022.
Entre os objetivos da campanha estão o de alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento, precoces à doença, e a adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina.
Segundo o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular.
Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.
As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.
De acordo com a Diretoria de Saúde do STM, na Justiça Militar da União (JMU) o percentual de pré-diabéticos e diabéticos é da ordem de 10% quando considerada toda a população do Órgão no Exame Periódico de Saúde (EPS), chegando a 13% quando considerado apenas a população com mais de 45 anos.
Assim, a prevenção e o acompanhamento médico é a medida mais que adequada.
O dia “D” da “Campanha 24 horas pelo diabetes” ocorre no dia 26 de novembro, a partir das 9h. Participe fazendo seus exames preventivos.