A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, foi uma das quatro mulheres homenageadas, nesta quarta-feira, no projeto “Gente que Inspira”, do Tribunal Superior do Trabalho. Além da ministra, receberam a homenagem a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira, e a desembargadora aposentada da Justiça do Trabalho Anna Acker.
Diversidade de trajetórias
Emocionada, a presidente do STF destacou a importância de receber a homenagem ao lado de mulheres com trajetórias tão admiráveis e diversas, mas protagonistas de expressivas histórias de vida e de superação. Ela parabenizou o presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, pela iniciativa “com o uso das lentes de gênero” no mês em que é o Dia Internacional da Mulher intensifica a reflexão para tornar efetiva a igualdade substancial assegurada às mulheres pelas leis e, em especial, pela Constituição da República.
A ministra assinalou que, tanto na arena pública quanto nos espaços privados, ainda é escassa a presença feminina em posições de destaque. “Invisibilizadas, silenciadas e discriminadas têm sido as mulheres ao longo da história, mas a luta continua, e dela não abriremos mão na busca de uma sociedade mais justa e igualitária sem odiosas discriminações no fortalecimento das nossas instituições democráticas e no aperfeiçoamento do nosso Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Pluralidade
O projeto “Gente que Inspira” foi criado pelo TST para a valorização da pluralidade cultural e da diversidade humana a partir de trajetórias e da atuação de pessoas que contribuem para promover uma sociedade mais justa e igualitária.
CF, com informações do TST