Nessa quarta-feira (28), a fachada do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) ficou com iluminação especial, com as cores que representam a bandeira da diversidade, em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIAP+.
A data de 28 de junho foi escolhida para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBT em reflexão ao episódio ocorrido em 1969, quando houve uma forte reação a uma violenta abordagem policial feita contra clientes membros da comunidade LGBTQIAP+ no bar Stonewall Inn, em Nova Iorque (EUA).
Desde então, uma série de protestos passou a ocorrer na cidade contra esse tipo de abordagem e as manifestações em favor da causa ganharam o mundo, a partir da realização da primeira marcha do Orgulho Gay, em 1970, também em Nova Iorque.
Outras campanhas
Regularmente o Supremo Tribunal Federal manifesta apoio a diversas campanhas, através da iluminação de sua fachada, para conscientizar a população sobre temas importantes. Assim, já colocou luzes especiais para o Maio Amarelo voltado à segurança no trânsito; o Junho Vermelho em prol da doação de sangue; o Outubro Rosa para incentivar o combate e a prevenção ao câncer de mama e o Novembro Azul para conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata.
No ano passado, somente no mês de setembro a fachada do edifício-sede foi iluminada em quatro campanhas diferentes. De verde e amarelo em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, somente de amarelo, em apoio à Campanha de Prevenção ao Suicídio, depois apenas com luzes verdes, em adesão do Tribunal à Campanha de Incentivo à Doação de Órgãos e, por fim, de azul em alusão à Semana Internacional dos Surdos, ao Dia Nacional dos Surdos e ao Dia Internacional da Linguagem de Sinais.
AR//GR