O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu nesta terça-feira (20) a visita de cinco aspirantes da Academia Naval dos EUA, acompanhados do oficial de ligação da Marinha Brasileira.
O objetivo da comitiva foi conhecer a Justiça Militar brasileira, em especial o Superior Tribunal Militar (STM) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Justiça Militar da União (Enajum).
Os militares foram recebidos pelo ministro Leonardo Puntel que, em atividade da Enajum realizada naquele país amigo, em maio passado, convidou os militares a virem ao Brasil.
Os militares americanos estiveram com o presidente da Corte, ministro Joseli Parente Camelo, e conheceram o Plenário, o Museu e fizeram uma visita à exposição sobre a Segunda Guerra Mundial.
Posteriormente, se deslocaram à até a sede da Enajum, onde conheceram suas instalações, seu funcionamento e suas propostas pedagógicas.
Cooperação internacional
Em maio passado a Enajum participou de dois importantes eventos nos EUA : “I Fórum Desafios para o Poder Judiciário e o Ministério Público: o Caso Brasil”, realizado pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em parceria com as Escolas Nacionais de Magistratura e diversas associações nacionais e internacionais; e assinatura de Acordo de Cooperação entre a Enajum e a Junta Interamericana de Defesa (JID), que estabelece bases de cooperação recíproca nas áreas de interesse de ambas as instituições, principalmente nas temáticas ligadas à Segurança e à Defesa.
O presidente do STM, ministro Francisco Joseli Parente Camelo, e o diretor da Enajum, ministro Artur Vidigal de Oliveira, estiveram presentes nos eventos.