A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e os os ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Edson Fachin se reuniram na tarde desta quarta-feira (7/6) para, num ato simbólico, plantar árvores no Bosque dos Ministros, em frente ao Anexo II do Tribunal. Eles aproveitaram o intervalo da sessão plenária para participar do ato. Cada um plantou e regou a sua muda e, juntos, fizeram um passeio pelo bosque, para observar como estão as árvores plantadas por outros ministros que passaram pela Corte ao longo dos anos.
O gesto ocorreu na semana em que se celebra o Dia do Meio Ambiente e em consonância com a iniciativa do Supremo, que, no mês de junho, apresenta em seu portal de notícias a série de matérias “O STF e o meio ambiente”, lembrando importantes decisões da Corte sobre o tema.
Na retomada da sessão, a ministra Rosa Weber registrou o plantio das mudas na companhia dos demais ministros e expressou seu desejo de vê-las florescer com o tempo. Os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luiz Fux plantaram mudas, respectivamente, em 2004, 2007, 2012 e 2012. Os ministros Alexandre de Moraes e Nunes Marques foram convidados pela presidente, mas não puderam estar presentes por terem participado virtualmente da sessão de hoje.
CT//CF